Contribuição para a estimativa da incerteza em ensaios de desempenho de misturas betuminosas : estudo do ensaio de pista ("wheel-tracking")

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Catarina do Carmo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1430
Resumo: A tendência do aumento da exigência relativamente à confiabilidade de resultados de ensaios a materiais de construção e a dificuldade de que cada laboratório tem para decidir em como abordar e calcular a incerteza de medição, despertam a necessidade da implementação de metodologia / abordagem mais adequada e generalizada para o cálculo da incerteza de medição, que caracterize o melhor possível a dispersão dos valores que podem ser atribuídos a determinada mensuranda. Progressivamente tem-se vindo a verificar o desenvolvimento de alguns estudos com a intenção de sistematizar metodologias / abordagens para avaliação das incertezas de medição por tipo de ensaio. A obrigação dos laboratórios de ensaios a materiais de construção fazerem um apuramento das fontes de incerteza que influenciem o resultado de um ensaio, e estimarem uma incerteza surgiu, dos requisitos exigidos pelo atual referencial normativo para a acreditação de laboratórios, EN ISO/IEC 17025: “Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração”. Desta forma, o principal objetivo do presente trabalho é contribuir para o desenvolvimento e validação de um procedimento de estimativa da incerteza mais adequado a ensaios de laboratório de desempenho de misturas betuminosas. Para o efeito, selecionou-se o ensaio de resistência à deformação permanente (vulgarmente denominado como ensaio de pista, Wheel Tracking Test) por ser o ensaio utilizado na marcação CE para avaliar a suscetibilidade à deformação das misturas betuminosas. A metodologia de estimativa da incerteza deste ensaio foi também baseada na análise dos valores da repetibilidade e reprodutibilidade resultantes de ensaios de comparação interlaboratorial. Este trabalho realizado permitiu concluir a importância do estabelecimento de regras rigorosas para a execução deste ensaio, principalmente no que diz respeito à preparação, condicionamento dos provetes e o equipamento utilizado, visto o ensaio de pista ter vários fatores que possam contribuir para obtenção de um resultado dúbio face à complexidade do mesmo.Assim, foi também possível apresentar algumas sugestões e recomendações para a diminuição dos fatores que podem contribuir para um resultado errado ou para obtenção de incertezas pouco confiáveis apresentadas pelos laboratórios de ensaio.
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Progressivamente tem-se vindo a verificar o desenvolvimento de alguns estudos com a intenção de sistematizar metodologias / abordagens para avaliação das incertezas de medição por tipo de ensaio. A obrigação dos laboratórios de ensaios a materiais de construção fazerem um apuramento das fontes de incerteza que influenciem o resultado de um ensaio, e estimarem uma incerteza surgiu, dos requisitos exigidos pelo atual referencial normativo para a acreditação de laboratórios, EN ISO/IEC 17025: “Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração”. Desta forma, o principal objetivo do presente trabalho é contribuir para o desenvolvimento e validação de um procedimento de estimativa da incerteza mais adequado a ensaios de laboratório de desempenho de misturas betuminosas. Para o efeito, selecionou-se o ensaio de resistência à deformação permanente (vulgarmente denominado como ensaio de pista, Wheel Tracking Test) por ser o ensaio utilizado na marcação CE para avaliar a suscetibilidade à deformação das misturas betuminosas. A metodologia de estimativa da incerteza deste ensaio foi também baseada na análise dos valores da repetibilidade e reprodutibilidade resultantes de ensaios de comparação interlaboratorial. Este trabalho realizado permitiu concluir a importância do estabelecimento de regras rigorosas para a execução deste ensaio, principalmente no que diz respeito à preparação, condicionamento dos provetes e o equipamento utilizado, visto o ensaio de pista ter vários fatores que possam contribuir para obtenção de um resultado dúbio face à complexidade do mesmo.Assim, foi também possível apresentar algumas sugestões e recomendações para a diminuição dos fatores que podem contribuir para um resultado errado ou para obtenção de incertezas pouco confiáveis apresentadas pelos laboratórios de ensaio.The tendencial rise in the demand related to the reliability of tests results of construction materials and the difficulty that each lab has to decide on how to aproach and calculate the uncertainty of measurements, created the need of implementation of a methodology/approach more adequate and generalized for the calculation of measurements uncertainty, that characterize in the best way possible, the dispersion of values that can be attributed to a specific measurand. Progressively, some studies have been developed, with the intention of systematizing methodologies/approaches to evaluate the measurement uncertainties by the type of tests. The obligation is that the construction materials test labs make a determination of the sources of uncertainty, that influence the result of a test, and to estimate an uncertainty, came from the demanded requirements by the actual standard reference for the accreditation of labs, EN ISO/IEC 17025: “General requirements for the competence of testing and calibration laboratories.” In this way, the main objective of the present work is to contribute to the development and validation of an estimation procedure of uncertainty more adequate to lab tests of the performance of bituminous mixtures. For that reason, it was selected the test of resistance to permanent deformation (Wheel Tracking Test) because it is the most used in CE marking to determining the susceptibility of bituminous materials to deform under load. The methodology of estimation of uncertainty of this test was based too in the analysis of values of repeatability and reproducibility resulting from the tests of inter-laboratorial comparison. In the end, final considerations are presented, and will represent a synthesis of the work with the presentation of the main conclusions, proposals and recommendations for future works. The work carried out has allowed to understand the importance of the establishment of strict rules in the execution of this test, mainly in what concerns to preparation, conditioning of samples and the equipment used, because Wheel Tracking Test has many factors that can contribute for the achievement of a dubious result due to its own complexity.Therefore, it has been also possible to present some suggestions and recommendations in order to reduce the factors that can contribute to a wrong result or to the obtention of less reliable uncertainties by the test labs.2015-12-16T12:48:01Z2015-11-23T00:00:00Z2015-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1430TID:201124033porLopes, Catarina do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:17Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:30.153633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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