A relevância da eficácia individual na dinâmica organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12957 |
Resumo: | A escolha deste tema surgiu da necessidade de compreender a gestão da comunicação nas pequenas e médias empresas ao nível das dinâmicas pessoal e empresarial, do desempenho empresarial, da reputação pessoal, da proatividade e dinâmica empresarial, da organização aprendente e da motivação e sucesso empresarial.. Abordamos, desta forma, a estratégia e a mudança organizacional, a motivação e as necessidades individuais e empresariais no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades, do desempenho dos colaboradores e da sua motivação e melhoria contínua do sucesso empresarial. A amostra é constituída por 388 pequenas e médias empresas em Portugal continental. Assim, no pressuposto de termos uma amostra probabilística, e considerando um intervalo de confiança de duas vezes o desvio padrão, ou seja de 95,4%, temos a margem máxima de erro estatístico (P= 50%) de +/- 4,95 p.p.). Procuramos estudar também a atitude dos gestores face à orientação para o mercado, os comportamentos da organização, as atitudes e retenção do pessoal, a satisfação dos clientes, satisfação dos empregados, comprometimento, envolvimento, reputação e performance empresarial, a recomendação, os indicadores empresariais e grau de satisfação em trabalhar nas organizações. Verificamos assim que, os aspetos relevantes para a eficiência do desempenho dos colaboradores residem na atitude positiva, na autoanálise, na automotivação, na definição de objetivos, aliados à capacidade de gerar ação compreendendo os demais para ser compreendido na organização onde está inserido |
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A relevância da eficácia individual na dinâmica organizacionalum estudo quantitativoComunicação estratégicaLiderança pessoalEficiência empresarialGestão da comunicaçãoStrategic communicationPersonal leadershipBusiness efficiencyCommunication managementA escolha deste tema surgiu da necessidade de compreender a gestão da comunicação nas pequenas e médias empresas ao nível das dinâmicas pessoal e empresarial, do desempenho empresarial, da reputação pessoal, da proatividade e dinâmica empresarial, da organização aprendente e da motivação e sucesso empresarial.. Abordamos, desta forma, a estratégia e a mudança organizacional, a motivação e as necessidades individuais e empresariais no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades, do desempenho dos colaboradores e da sua motivação e melhoria contínua do sucesso empresarial. A amostra é constituída por 388 pequenas e médias empresas em Portugal continental. Assim, no pressuposto de termos uma amostra probabilística, e considerando um intervalo de confiança de duas vezes o desvio padrão, ou seja de 95,4%, temos a margem máxima de erro estatístico (P= 50%) de +/- 4,95 p.p.). Procuramos estudar também a atitude dos gestores face à orientação para o mercado, os comportamentos da organização, as atitudes e retenção do pessoal, a satisfação dos clientes, satisfação dos empregados, comprometimento, envolvimento, reputação e performance empresarial, a recomendação, os indicadores empresariais e grau de satisfação em trabalhar nas organizações. Verificamos assim que, os aspetos relevantes para a eficiência do desempenho dos colaboradores residem na atitude positiva, na autoanálise, na automotivação, na definição de objetivos, aliados à capacidade de gerar ação compreendendo os demais para ser compreendido na organização onde está inseridoThe choice of this theme arose from the need to understand the communication management in small and medium-sized enterprises in terms of personal and business dynamics, business performance, the personal reputation, proactivity and business dynamics, learning organization and the motivation and personal leadership. We address in this way, the strategy and organizational change, motivation and individual and business needs with regard to capacity building, employee performance and motivation and continuous improvement of business success. The sample is made up of 388 small and medium-sized companies in mainland Portugal. Thus, the assumption of having a probability sample, and considering a two times the standard deviation confidence interval, ie 95.4%, have their maximum statistical error (P = 50%) of +/- 4, 95 pp We also sought to study the attitude of managers in the face of market orientation, the behaviors of the organization, attitudes and staff retention, customer satisfaction, employee satisfaction, commitment, involvement, reputation and business performance, the recommendation, business indicators and satisfaction in working in organizations. We note as well that the relevant aspects for the performance efficiency of employees we can see that the main factors lie in the positive attitude, self-analysis, self-motivation, goal setting, combined with the ability to generate action comprising the other to be understood in the organization where it operates.Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própriaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Manuel Joaquim de Sousa2019-03-12T10:53:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12957por1646-102910.26537/rebules.vi29.2590info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:12.515384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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