Fotografia e land art: entre a captura e a produção de imagens da Terra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/154856 |
Resumo: | Do tempo em que comungávamos intimamente nas cavernas, à luz técnica como ponto de convergência absoluto que constitui uma espécie de espelho do real, é a luz que, enquanto metáfora ou como força vital, estrutura não só a vida, como a leitura humana do mundo. Fruto da vontade de fixar, estimulada pelos espelhos naturais, como a superfície de um lago, ter-se-á edificado a construção da história, dando prioridade antropológica à imagem. Com o surgimento da Fotografia, o real passou a cristalizar-se em novos objetos, também eles reprodutíveis, suscitando a sua legitimação enquanto fragmentos, ou vestígios do real. E, lendo na Modernidade sintomas da forma como a fotografia alterou a percepção e a compreensão do mundo, será, então, por meio da configuração da fixação fotográfica, produzindo material histórico, que iremos orientar a nossa leitura à corrente artística land art enquanto nova forma de fixar imagens da Terra. Com a presente dissertação Fotografia e Land Art: entre a captura e a produção de imagens da Terra, procuraremos a fotológica intrínseca à relação entre a Fotografia e a Terra, incidindo, particularmente, na premissa que assenta na forma como o pensamento é realizado na relação que se constitui entre território e terra, e não apenas entre sujeito e objecto, subentendendo-se, assim, uma geo-lógica seminal. Pois é na Terra que se delimita toda a experiência e dela toda a experiência provém. |
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Fotografia e land art: entre a captura e a produção de imagens da TerraFotografiaLand artGeoestéticaGeofilosofiaphotographyLand artGeoaestheticsGeophilosophyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDo tempo em que comungávamos intimamente nas cavernas, à luz técnica como ponto de convergência absoluto que constitui uma espécie de espelho do real, é a luz que, enquanto metáfora ou como força vital, estrutura não só a vida, como a leitura humana do mundo. Fruto da vontade de fixar, estimulada pelos espelhos naturais, como a superfície de um lago, ter-se-á edificado a construção da história, dando prioridade antropológica à imagem. Com o surgimento da Fotografia, o real passou a cristalizar-se em novos objetos, também eles reprodutíveis, suscitando a sua legitimação enquanto fragmentos, ou vestígios do real. E, lendo na Modernidade sintomas da forma como a fotografia alterou a percepção e a compreensão do mundo, será, então, por meio da configuração da fixação fotográfica, produzindo material histórico, que iremos orientar a nossa leitura à corrente artística land art enquanto nova forma de fixar imagens da Terra. Com a presente dissertação Fotografia e Land Art: entre a captura e a produção de imagens da Terra, procuraremos a fotológica intrínseca à relação entre a Fotografia e a Terra, incidindo, particularmente, na premissa que assenta na forma como o pensamento é realizado na relação que se constitui entre território e terra, e não apenas entre sujeito e objecto, subentendendo-se, assim, uma geo-lógica seminal. Pois é na Terra que se delimita toda a experiência e dela toda a experiência provém.From the time when we communed intimately in caves, to technical light as an absolute point of convergence that constitutes a kind of mirror of reality, it is light that, as a metaphor or as a vital force, structures not only life but also the human reading of the world. As a result of the will to fix, stimulated by natural mirrors, such as the surface of a lake, the construction of history was built, giving anthropological priority to the image. With the advent of photography, the real began to crystallize in new objects, which were also reproducible, giving rise to their legitimization as fragments, or traces of the real. And, reading in Modernity symptoms of the way photography changed the perception and understanding of the world, it will be, then, through the configuration of photographic fixation, which produces historical material, that we will guide our reading to the land art current as a new way to fix images of the Earth. With the present dissertation Photography and Land Art: between the capture and the production of images of the Earth, we will search for the photological intrinsic to the relationship between Photography and the Earth, focusing, particularly, on the premise that is based on the way thought is accomplished in the relationship that is constituted between territory and land, and not only between subject and object, thus implying a seminal geo-logic. For it is in the earth that all experience is delimited and from it all experience comes.Miranda, José Augusto Nunes Bragança deRUNGeraldes, Ricardo Martins2023-07-05T10:48:51Z2023-03-202022-09-262023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154856TID:203252519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:37:19Zoai:run.unl.pt:10362/154856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:48.036207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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