Fotografia e land art: entre a captura e a produção de imagens da Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldes, Ricardo Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/154856
Resumo: Do tempo em que comungávamos intimamente nas cavernas, à luz técnica como ponto de convergência absoluto que constitui uma espécie de espelho do real, é a luz que, enquanto metáfora ou como força vital, estrutura não só a vida, como a leitura humana do mundo. Fruto da vontade de fixar, estimulada pelos espelhos naturais, como a superfície de um lago, ter-se-á edificado a construção da história, dando prioridade antropológica à imagem. Com o surgimento da Fotografia, o real passou a cristalizar-se em novos objetos, também eles reprodutíveis, suscitando a sua legitimação enquanto fragmentos, ou vestígios do real. E, lendo na Modernidade sintomas da forma como a fotografia alterou a percepção e a compreensão do mundo, será, então, por meio da configuração da fixação fotográfica, produzindo material histórico, que iremos orientar a nossa leitura à corrente artística land art enquanto nova forma de fixar imagens da Terra. Com a presente dissertação Fotografia e Land Art: entre a captura e a produção de imagens da Terra, procuraremos a fotológica intrínseca à relação entre a Fotografia e a Terra, incidindo, particularmente, na premissa que assenta na forma como o pensamento é realizado na relação que se constitui entre território e terra, e não apenas entre sujeito e objecto, subentendendo-se, assim, uma geo-lógica seminal. Pois é na Terra que se delimita toda a experiência e dela toda a experiência provém.
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