Re (construção) de diplomas de competências em TIC: um desafio para a inclusão e literacias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Marília Santos Serôdio Serrano de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1855
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação e Comunicação Multimédia
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spelling Re (construção) de diplomas de competências em TIC: um desafio para a inclusão e literacias digitaiscertificaçãoTICe-competênciasbásicasintermédiasavançadascertificationICTe-skillsbasicsmediumhighRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação e Comunicação MultimédiaO presente trabalho tem como objetivo principal (re)construir e apresentar propostas para as competências TIC que devem ser apresentadas num diploma de competências básicas, intermédias e avançadas. A partir dos objetivos enunciados no trabalho desenvolvido, que se adaptam e interligam com os do protocolo Instituto Politécnico de Santarém - FCT, e os da Agenda Digital Nacional, surgiu a necessidade de reformular o Diploma de Competências Básicas, assim como a introdução de outros níveis de certificação pública nas TIC. Depois de um estudo teórico da situação em Portugal e na Europa foi feito um inquérito em colaboração com outro mestrando do mesmo curso e também com a colaboração de docentes da ESES. Este inquérito foi implementado com o objetivo de identificar claramente quais as necessidades reais de formação das várias regiões do nosso país. Através de uma metodologia de investigação ação pretendeu-se contribuir para a inclusão digital na sociedade portuguesa, dos 33% maiores de 55 anos, que em Portugal não utilizam tecnologias de informação. Os resultados obtidos, cruzados com as orientações da European e-Skills Association (EeSA) serviram para a proposta de criação dos Diplomas de Competências Intermédias e Avançadas como instrumento para a diminuição da infoexclusão.This study aims to (re) construct and to present proposals for ICT skills that should be displayed in a diploma of basic, medium and high skills. From the objectives mention in this work, which are adapted and connected to the protocol of Santarém Polytechnic Institute - FCT, and the National Digital Agenda, from this occur need to reformulate the Diploma of Basic Skills, as well as the introduction of other levels of public certification ICT. After a theoretical study of the situation in Portugal and Europe, it was made a survey, in collaboration with another graduate student, in the same course and with the collaboration of ESES professors. This survey was implemented in order to clearly identify the real training needed of the different regions of our country. Through an action research methodology, it was intended to contribute to digital inclusion in Portuguese society, from the 33% over 55 years old in Portugal do not use information technology. The obtained results, crossed with the guidelines of the European e-Skills Association (EESA) served to the purpose to create diplomas for medium and high skills as a tool to decrease the digital dividePacheco, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMatos, Marília Santos Serôdio Serrano de2017-08-16T16:16:53Z2014-07-072014-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1855TID:201151677porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.154886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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