O efeito da reprovação na motivação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rute Campos Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8442
Resumo: O mundo mudou muito e o modelo escolar existente, que vem desde o século XVIII, manifesta dificuldades de adaptação ao novo mundo. As dificuldades de ensino e aprendizagem também são muito mais vastas do que as do passado, num ensino obrigatório e massificado, e a capacidade de captação da atenção que a escola antes produzia, é hoje mais difícil de obter. A motivação, sem a qual não há aprendizagem, revela a dificuldade da educação escolar em lidar com a realidade atual. Dentro de um referencial teórico sustentado, importa analisar e interpretar o modo como decorre a aprendizagem e o modelo de avaliação do terceiro ciclo do ensino básico, bem como investigar os fatores que influenciam a motivação dos alunos. Para atingir os objetivos do estudo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas aos vários intervenientes educativos e à análise de documentos, numa escola selecionada para o efeito. Constatou-se, através dos dados obtidos, que a reprovação tem um impacto extremamente significativo no desempenho escolar dos alunos, e que se umas vezes provoca um efeito pedagógico, noutras tem o efeito exatamente inverso. Este trabalho consiste num estudo de caso sobre o efeito que a reprovação provoca na motivação dos alunos que ficam retidos e tem como intuito encontrar estratégias para aumentar a motivação desses mesmos alunos.
id RCAP_1fc211f78cf55df00d0d211d8fab541a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito da reprovação na motivação dos alunosEducaçãoRetençãoInsucesso escolarMotivaçãoEducationGrade retentionSchool failureMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO mundo mudou muito e o modelo escolar existente, que vem desde o século XVIII, manifesta dificuldades de adaptação ao novo mundo. As dificuldades de ensino e aprendizagem também são muito mais vastas do que as do passado, num ensino obrigatório e massificado, e a capacidade de captação da atenção que a escola antes produzia, é hoje mais difícil de obter. A motivação, sem a qual não há aprendizagem, revela a dificuldade da educação escolar em lidar com a realidade atual. Dentro de um referencial teórico sustentado, importa analisar e interpretar o modo como decorre a aprendizagem e o modelo de avaliação do terceiro ciclo do ensino básico, bem como investigar os fatores que influenciam a motivação dos alunos. Para atingir os objetivos do estudo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas aos vários intervenientes educativos e à análise de documentos, numa escola selecionada para o efeito. Constatou-se, através dos dados obtidos, que a reprovação tem um impacto extremamente significativo no desempenho escolar dos alunos, e que se umas vezes provoca um efeito pedagógico, noutras tem o efeito exatamente inverso. Este trabalho consiste num estudo de caso sobre o efeito que a reprovação provoca na motivação dos alunos que ficam retidos e tem como intuito encontrar estratégias para aumentar a motivação desses mesmos alunos.The world has changed and the existing school model, which comes from the eighteenth century, has a maladjustment to the new. The difficulties of teaching and learning are also much wider than those of the past, and the ability to capture the attention that school once produced, today is very difficult. The motivation, which is a school function par excellence, has become a prerequisite, revealing the difficulty of school education in dealing with the current reality. Throwing a sustained theoretical study, it is important to analyze how learning takes place and to interprete the evaluation model of the third cycle of basic education, and also to investigate the factors that influence student motivation. To achieve the objectives of the study, we chose a qualitative methodological investigation, using semi-structured interviews at some of educational actors and analysing some important documents, in a school highlighted for the effect. It was found through the data that the grade retention has an extremely significant impact on the students academic performance. That procedure sometimes causes a pedagogical effect, but other times can have exactly the opposite effect. This work is a case study on the effect that grade retention causes in the motivation of students who were retained and has the intention to find strategies to increase the motivation of those students.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDelgado, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Rute Campos Almeida2016-07-25T15:17:28Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8442TID:201217244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:16.713434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da reprovação na motivação dos alunos
title O efeito da reprovação na motivação dos alunos
spellingShingle O efeito da reprovação na motivação dos alunos
Duarte, Rute Campos Almeida
Educação
Retenção
Insucesso escolar
Motivação
Education
Grade retention
School failure
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O efeito da reprovação na motivação dos alunos
title_full O efeito da reprovação na motivação dos alunos
title_fullStr O efeito da reprovação na motivação dos alunos
title_full_unstemmed O efeito da reprovação na motivação dos alunos
title_sort O efeito da reprovação na motivação dos alunos
author Duarte, Rute Campos Almeida
author_facet Duarte, Rute Campos Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rute Campos Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Retenção
Insucesso escolar
Motivação
Education
Grade retention
School failure
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Retenção
Insucesso escolar
Motivação
Education
Grade retention
School failure
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O mundo mudou muito e o modelo escolar existente, que vem desde o século XVIII, manifesta dificuldades de adaptação ao novo mundo. As dificuldades de ensino e aprendizagem também são muito mais vastas do que as do passado, num ensino obrigatório e massificado, e a capacidade de captação da atenção que a escola antes produzia, é hoje mais difícil de obter. A motivação, sem a qual não há aprendizagem, revela a dificuldade da educação escolar em lidar com a realidade atual. Dentro de um referencial teórico sustentado, importa analisar e interpretar o modo como decorre a aprendizagem e o modelo de avaliação do terceiro ciclo do ensino básico, bem como investigar os fatores que influenciam a motivação dos alunos. Para atingir os objetivos do estudo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas aos vários intervenientes educativos e à análise de documentos, numa escola selecionada para o efeito. Constatou-se, através dos dados obtidos, que a reprovação tem um impacto extremamente significativo no desempenho escolar dos alunos, e que se umas vezes provoca um efeito pedagógico, noutras tem o efeito exatamente inverso. Este trabalho consiste num estudo de caso sobre o efeito que a reprovação provoca na motivação dos alunos que ficam retidos e tem como intuito encontrar estratégias para aumentar a motivação desses mesmos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25T15:17:28Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8442
TID:201217244
url http://hdl.handle.net/10400.22/8442
identifier_str_mv TID:201217244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389003563008