Paradigma: Teste de associação implícita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2934 |
Resumo: | O paradigma do teste de associação implícita (Implicit Association Test ou IAT), proposto por Greenwald, McGhee e Schwartz (1998) como instrumento para estudar a força das relações associativas entre conceitos e representações cognitivas, tem sido utilizado como medida implícita de eleição para aceder aos mais variados constructos tais como atitudes, crenças ou estereótipos, em diversos contextos de investigação (e.g., clínica, organizacional, política) para além da cognição social. O presente artigo descreve em pormenor os aspectos metodológicos associados ao IAT, informando ainda sobre as variáveis que moderam os efeitos IAT e que devem ser consideradas no planeamento dos estudos. São apresentadas algumas das explicações teóricas para os mecanismos subjacentes ao efeito IAT que têm sido propostas na literatura, e ainda resumidas as principais críticas de que o IAT tem sido alvo. |
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Paradigma: Teste de associação implícitaIATMedidas implícitasParadigmaTeste de Associação ImplícitaIATImplicit Association TestImplicit measuresParadigmO paradigma do teste de associação implícita (Implicit Association Test ou IAT), proposto por Greenwald, McGhee e Schwartz (1998) como instrumento para estudar a força das relações associativas entre conceitos e representações cognitivas, tem sido utilizado como medida implícita de eleição para aceder aos mais variados constructos tais como atitudes, crenças ou estereótipos, em diversos contextos de investigação (e.g., clínica, organizacional, política) para além da cognição social. O presente artigo descreve em pormenor os aspectos metodológicos associados ao IAT, informando ainda sobre as variáveis que moderam os efeitos IAT e que devem ser consideradas no planeamento dos estudos. São apresentadas algumas das explicações teóricas para os mecanismos subjacentes ao efeito IAT que têm sido propostas na literatura, e ainda resumidas as principais críticas de que o IAT tem sido alvo.The implicit association test paradigm (IAT), introduced by Greenwald, McGhee and Schwartz (1998) as an instrument to study the strength of associative links between concepts and cognitive representations, became, in recent years, a measure of choice to access constructs such as attitudes, beliefs or stereotypes, not only within the fields of social psychology and social cognition, but in several other research domains (e.g., clinical, organizational, politics) as well. The present article describes in detail the methodological aspects intrinsic to the IAT, and provides information about variables known to moderate the IAT’s effects, which need to be carefully considered while planning studies. We also review some of the most relevant theoretical explanations to the mechanisms underlying the IAT effect and present the main criticism directed at the paradigm.ISPA - Instituto UniversitárioRepositório do ISPAOliveira, ManuelMiranda, Mariana Pires2014-06-20T18:55:21Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2934porLaboratório de Psicologia, 10, 235-2491645-7927info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:49Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:52.384241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O paradigma do teste de associação implícita (Implicit Association Test ou IAT), proposto por Greenwald, McGhee e Schwartz (1998) como instrumento para estudar a força das relações associativas entre conceitos e representações cognitivas, tem sido utilizado como medida implícita de eleição para aceder aos mais variados constructos tais como atitudes, crenças ou estereótipos, em diversos contextos de investigação (e.g., clínica, organizacional, política) para além da cognição social. O presente artigo descreve em pormenor os aspectos metodológicos associados ao IAT, informando ainda sobre as variáveis que moderam os efeitos IAT e que devem ser consideradas no planeamento dos estudos. São apresentadas algumas das explicações teóricas para os mecanismos subjacentes ao efeito IAT que têm sido propostas na literatura, e ainda resumidas as principais críticas de que o IAT tem sido alvo. |
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