Ler jornais. Aprender História: a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon na imprensa portuguesa
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9829 |
Resumo: | A divulgação da descoberta do túmulo de Tutankhamon por Howard Carter e pelo seu patrocinador lord Carnarvon, a 4 de Novembro de 1922, pela imprensa portuguesa ilustra particularmente bem a profunda relação existente entre Comunicação e a História. Numa altura em que a imprensa portuguesa representava um importante meio de construção da identidade nacional, na então jovem República, as narrativas mediáticas que se desenvolveram em torno desta grande descoberta constituem um dos primeiros e mais importantes exemplos da profunda relação Media/ Arqueologia, onde se misturam várias noções e concepções sobre a história antiga do Egipto. |
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Ler jornais. Aprender História: a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon na imprensa portuguesaRead newspapers. Learn History: the discovery of pharaoh Tutankhamon tomb by the portuguese pressImprensaTutankhamonHistóriaArqueologiaPressHistoryArcheologyA divulgação da descoberta do túmulo de Tutankhamon por Howard Carter e pelo seu patrocinador lord Carnarvon, a 4 de Novembro de 1922, pela imprensa portuguesa ilustra particularmente bem a profunda relação existente entre Comunicação e a História. Numa altura em que a imprensa portuguesa representava um importante meio de construção da identidade nacional, na então jovem República, as narrativas mediáticas que se desenvolveram em torno desta grande descoberta constituem um dos primeiros e mais importantes exemplos da profunda relação Media/ Arqueologia, onde se misturam várias noções e concepções sobre a história antiga do Egipto.!e disclosure of the discovery of Tutankhamun’s tomb by Howard Carter and his sponsor Lord Carnarvon, on the 4th of November of 1922, by the Portuguese press, illustrates the profound relationship between Communication and History. At a time when the Portuguese press played an important role in the construction of national identity, in the then-young Republic, the media narratives developed around this great discovery are one of the "rst and most important examples of the strong relationship between Media/Archeology, in which various notions and conceptions about the ancient history of Egypt are combined.Revista LatinoAmericana de Ciencias de la ComunicaciónRepositório AbertoSales, José das CandeiasMota, Susana2020-07-09T11:25:39Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9829por1807-3026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.878124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A divulgação da descoberta do túmulo de Tutankhamon por Howard Carter e pelo seu patrocinador lord Carnarvon, a 4 de Novembro de 1922, pela imprensa portuguesa ilustra particularmente bem a profunda relação existente entre Comunicação e a História. Numa altura em que a imprensa portuguesa representava um importante meio de construção da identidade nacional, na então jovem República, as narrativas mediáticas que se desenvolveram em torno desta grande descoberta constituem um dos primeiros e mais importantes exemplos da profunda relação Media/ Arqueologia, onde se misturam várias noções e concepções sobre a história antiga do Egipto. |
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