A Parideira - direcção de fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, António Jorge Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10368
Resumo: Este relatório consiste numa reflexão, tendo em conta, a experiência vivida ao longo das fases de pré-produção, rodagem e pós-produção, do filme A Parideira, na posição de Director de Fotografia. O filme A Parideira surge no âmbito do projecto de Mestrado em Comunicação Audiovisual com especialização em Produção e Realização, da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Como em todos os projectos cinematográficos, este não é excepção no que toca à quantidade de departamentos, o que o distingue dos outros, é o volume da equipa muito mais reduzido, portanto às actividades são mais compartidas entre departamentos, por isso a ligação do departamento de imagem com todos os outros departamentos é bem patente neste relatório. Ao longo de todas as fases pelas quais o projecto passou, as funções atribuídas a cada uma das pessoas envolvidas na criação desta curta metragem, estiveram sempre ligadas entre si só assim poderia ser desenvolvida a coesão e coerência alcançadas. Como Parideiro, meu grifo, o trabalho que desenvolvi em redor dos elementos visuais do filme foi bastante intenso, desde reperador, aderecista, cenógrafo, operador de câmara e direcção de fotografia, é possível acompanhar todas as fases de produção através do desenrolar de todas estas actividades executadas por mim, e compartidas com os meus colegas de trabalho. Este relatório é testemunha disso.
id RCAP_1fe7a6d7e5632d52f8e1150d730547b9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Parideira - direcção de fotografiaCinemaCinematografiaEnquadramentoLuzCorCinematographyFramingLightColorEste relatório consiste numa reflexão, tendo em conta, a experiência vivida ao longo das fases de pré-produção, rodagem e pós-produção, do filme A Parideira, na posição de Director de Fotografia. O filme A Parideira surge no âmbito do projecto de Mestrado em Comunicação Audiovisual com especialização em Produção e Realização, da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Como em todos os projectos cinematográficos, este não é excepção no que toca à quantidade de departamentos, o que o distingue dos outros, é o volume da equipa muito mais reduzido, portanto às actividades são mais compartidas entre departamentos, por isso a ligação do departamento de imagem com todos os outros departamentos é bem patente neste relatório. Ao longo de todas as fases pelas quais o projecto passou, as funções atribuídas a cada uma das pessoas envolvidas na criação desta curta metragem, estiveram sempre ligadas entre si só assim poderia ser desenvolvida a coesão e coerência alcançadas. Como Parideiro, meu grifo, o trabalho que desenvolvi em redor dos elementos visuais do filme foi bastante intenso, desde reperador, aderecista, cenógrafo, operador de câmara e direcção de fotografia, é possível acompanhar todas as fases de produção através do desenrolar de todas estas actividades executadas por mim, e compartidas com os meus colegas de trabalho. Este relatório é testemunha disso.This report is a reflection, taking into account the experience lived along the stages of pre-production, shooting and postproduction, the film A Parideira in the position of Director of Photography. The movie A Parideira appears in the course of the Master in Audiovisual Communication with specialization in Production and Directing of the School of Music and Performing Arts of the Polytechnic Institute of Porto. As with all film projects, this is no exception regarding the quantity of departments, what distinguishes him from the others, is the small team volume, therefore activities are more shared interdepartmentally, therefore the linking of the department of image with all the other departments, is evident in this report. Throughout all the stages of the project the functions assigned to each of the members of the team involved in creating this short film, were always linked together, only that way could be developed the cohesion and coherence achieved. As a Parideiro, my emphasis, the work developed around the visual elements of the film was very intense, since location scouting, prop master, set designer, camera operator and cinematographer, you can track all stages of production throughout the course of all these activities carried out by me, and shared with my co-workers. This report is a witness of it.Campos, Jorge Manuel CostaSusigan, CristinaFerreira, José Manuel de Oliveira QuintaVidinha, Francisco João PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMorais, António Jorge Pereira2017-11-08T14:00:55Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:18.190286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Parideira - direcção de fotografia
title A Parideira - direcção de fotografia
spellingShingle A Parideira - direcção de fotografia
Morais, António Jorge Pereira
Cinema
Cinematografia
Enquadramento
Luz
Cor
Cinematography
Framing
Light
Color
title_short A Parideira - direcção de fotografia
title_full A Parideira - direcção de fotografia
title_fullStr A Parideira - direcção de fotografia
title_full_unstemmed A Parideira - direcção de fotografia
title_sort A Parideira - direcção de fotografia
author Morais, António Jorge Pereira
author_facet Morais, António Jorge Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Jorge Manuel Costa
Susigan, Cristina
Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta
Vidinha, Francisco João Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, António Jorge Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cinematografia
Enquadramento
Luz
Cor
Cinematography
Framing
Light
Color
topic Cinema
Cinematografia
Enquadramento
Luz
Cor
Cinematography
Framing
Light
Color
description Este relatório consiste numa reflexão, tendo em conta, a experiência vivida ao longo das fases de pré-produção, rodagem e pós-produção, do filme A Parideira, na posição de Director de Fotografia. O filme A Parideira surge no âmbito do projecto de Mestrado em Comunicação Audiovisual com especialização em Produção e Realização, da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Como em todos os projectos cinematográficos, este não é excepção no que toca à quantidade de departamentos, o que o distingue dos outros, é o volume da equipa muito mais reduzido, portanto às actividades são mais compartidas entre departamentos, por isso a ligação do departamento de imagem com todos os outros departamentos é bem patente neste relatório. Ao longo de todas as fases pelas quais o projecto passou, as funções atribuídas a cada uma das pessoas envolvidas na criação desta curta metragem, estiveram sempre ligadas entre si só assim poderia ser desenvolvida a coesão e coerência alcançadas. Como Parideiro, meu grifo, o trabalho que desenvolvi em redor dos elementos visuais do filme foi bastante intenso, desde reperador, aderecista, cenógrafo, operador de câmara e direcção de fotografia, é possível acompanhar todas as fases de produção através do desenrolar de todas estas actividades executadas por mim, e compartidas com os meus colegas de trabalho. Este relatório é testemunha disso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2017-11-08T14:00:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10368
url http://hdl.handle.net/10400.22/10368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472492232704