Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Valderez Marina do Rosário
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Maurivan Güntzel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8208
Resumo: O artigo apresenta resultados de investigação cujo tema central é a interdisciplinaridade. A pesquisa pretendeu responder à seguinte indagação: quais são as percepções de um grupo de professores que atuam na Educação Básica brasileira sobre interdisciplinaridade em sua relação com aprendizagem em Ciências e Matemática? Os sujeitos de pesquisa foram 40 professores ingressantes em um curso de pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática oferecido por uma universidade situada ao sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos participantes e, para tratamento das informações, utilizou-se o método de Análise Textual Discursiva. A análise originou três categorias, denominadas: Caracterizações de interdisciplinaridade; Interdisciplinaridade como ilusão de mudança no espaço pedagógico; Interdisciplinaridade como possibilidade real de mudança no espaço pedagógico. Os resultados do estudo mostram que os participantes da pesquisa percebem a interdisciplinaridade de modo pouco claro, superficial e genérico, associando o tema apenas à integração de disciplinas. Entretanto, o conceito está mais claro para um pequeno grupo de docentes que vinculou interdisciplinaridade ao uso de pesquisa em sala de aula.
id RCAP_200541465cf1c2c48eccfbf116592e64
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursivaEDUCAÇÃOMETODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃOANÁLISE TEXTUALINTERDISCIPLINARIDADEENSINO DAS CIÊNCIASENSINO DA MATEMÁTICAEDUCATIONRESEARCH METHODOLOGIESTEXTUAL ANALYSISINTERDISCIPLINARITYSCIENCE EDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGO artigo apresenta resultados de investigação cujo tema central é a interdisciplinaridade. A pesquisa pretendeu responder à seguinte indagação: quais são as percepções de um grupo de professores que atuam na Educação Básica brasileira sobre interdisciplinaridade em sua relação com aprendizagem em Ciências e Matemática? Os sujeitos de pesquisa foram 40 professores ingressantes em um curso de pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática oferecido por uma universidade situada ao sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos participantes e, para tratamento das informações, utilizou-se o método de Análise Textual Discursiva. A análise originou três categorias, denominadas: Caracterizações de interdisciplinaridade; Interdisciplinaridade como ilusão de mudança no espaço pedagógico; Interdisciplinaridade como possibilidade real de mudança no espaço pedagógico. Os resultados do estudo mostram que os participantes da pesquisa percebem a interdisciplinaridade de modo pouco claro, superficial e genérico, associando o tema apenas à integração de disciplinas. Entretanto, o conceito está mais claro para um pequeno grupo de docentes que vinculou interdisciplinaridade ao uso de pesquisa em sala de aula.The article presents the research’s results which the central theme is the interdisciplinarity. The research aimed to answer the following question: What are the perceptions of a group of teachers, who work in the Brazilian Basic Education, about interdisciplinarity in its relationship with learning in Science and Mathematics? The research subjects were 40 incoming professors in a postgraduate course in Science and Mathematics Education offered by a university situated in the south of Brazil. Data collection was done through narratives produced by the participants and the information was analize using the Discursive Textual Analysis - ATD method. The analysis allowed the emergence of three categories: Characterization of interdisciplinarity; Interdisciplinarity as an illusion of change in the pedagogical space; Interdisciplinarity as a real possibility of change in the pedagogical space. The study´s results have shown that the participants of the research perceive the interdisciplinarity in an unclear, superficial and generic way, associating the subject only to the integration of disciplines. However, the concept is clearer for a small group of teachers that linked interdisciplinarity to the use of classroom research.Cet article présente les résultats d’une recherche centrée sur l’interdisciplinarité, répondant à la question: Quelles sont les perceptions d’un groupe d’enseignants travaillant à l’Education Basique Brésilienne à propos de l’interdisciplinarité en son rapport avec l’apprentissage en Sciences et Mathématique? Les sujets de la recherche sont 40 professeurs d’un Cours de Post-Graduation (40 professeurs suivant un cours de Post-Graduation) en Sciences et Mathématique offert par une université du sud du Brésil. Le prélèvement des données a été fait au moyen de récits produits par les participants et, pour le traitement des informations, on a utilisé la méthode d’Analyse Textuelle Discursive (ATD). L’analyse a permis l’émergence de trois catégories: Caractérisation d’Interdisciplinarité; Interdisciplinarité comme illusion de changement dans le domaine pédagogique; Interdisciplinarité comme possibilité réelle de changement dans le domaine pédagogique. Les résultats de cette étude montrent que les participants du sondage perçoivent l’interdisciplinarité de façon peu claire, superficielle et générique, n’associant le thème qu’à l’intégration de matières. Cependant, le concept est plus clair pour un petit groupe d’enseignants qui ont rapproché l’interdisciplinarité à l’usage de la recherche en salle de classe.El artículo presenta los resultados de la investigación cuyo tema central es interdisciplinaridad. La investigación buscó responder a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las percepciones de un grupo de profesores que trabajan en la Educación Básica brasileña, a respecto de la interdisciplinaridad y su relación con el aprendizaje en ciencias y matemáticas? Los participantes del estudio fueron 40 profesores ingresados recientemente en un curso de Postgrado en Educación en Ciencia y Matemáticas ofrecido por una universidad situada en el sur de Brasil. Los datos fueron colectados a través de narraciones producidas por los participantes y examinados por medio de la Análisis Textual Discursiva - ATD. El análisis hizo posible la emergencia de tres categorías. Caracterizaciones de la interdisciplinariedad, La interdisciplinaridad como una mudanza ficticia en el espacio educativo, La interdisciplinaridad se muestra como una posibilidad real de mudanza en el espacio educativo. Los resultados del estudio muestran que los participantes de la investigación perciben, la interdisciplinaridad, de forma poco clara, superficial e genérica, entendiendo el tema como, apenas, la integración de asignaturas. Entretanto, el concepto está más claro para un pequeño grupo de docentes que vinculó interdisciplinaridad al uso de la pesquisa en la sala de aula.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-24T09:30:23Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8208por1646-401XLima, Valderez Marina do RosárioRamos, Maurivan Güntzelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:01.618115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
title Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
spellingShingle Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
Lima, Valderez Marina do Rosário
EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL
INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINO DAS CIÊNCIAS
ENSINO DA MATEMÁTICA
EDUCATION
RESEARCH METHODOLOGIES
TEXTUAL ANALYSIS
INTERDISCIPLINARITY
SCIENCE EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
title_short Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
title_full Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
title_fullStr Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
title_full_unstemmed Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
title_sort Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
author Lima, Valderez Marina do Rosário
author_facet Lima, Valderez Marina do Rosário
Ramos, Maurivan Güntzel
author_role author
author2 Ramos, Maurivan Güntzel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Valderez Marina do Rosário
Ramos, Maurivan Güntzel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL
INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINO DAS CIÊNCIAS
ENSINO DA MATEMÁTICA
EDUCATION
RESEARCH METHODOLOGIES
TEXTUAL ANALYSIS
INTERDISCIPLINARITY
SCIENCE EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
topic EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL
INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINO DAS CIÊNCIAS
ENSINO DA MATEMÁTICA
EDUCATION
RESEARCH METHODOLOGIES
TEXTUAL ANALYSIS
INTERDISCIPLINARITY
SCIENCE EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
description O artigo apresenta resultados de investigação cujo tema central é a interdisciplinaridade. A pesquisa pretendeu responder à seguinte indagação: quais são as percepções de um grupo de professores que atuam na Educação Básica brasileira sobre interdisciplinaridade em sua relação com aprendizagem em Ciências e Matemática? Os sujeitos de pesquisa foram 40 professores ingressantes em um curso de pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática oferecido por uma universidade situada ao sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos participantes e, para tratamento das informações, utilizou-se o método de Análise Textual Discursiva. A análise originou três categorias, denominadas: Caracterizações de interdisciplinaridade; Interdisciplinaridade como ilusão de mudança no espaço pedagógico; Interdisciplinaridade como possibilidade real de mudança no espaço pedagógico. Os resultados do estudo mostram que os participantes da pesquisa percebem a interdisciplinaridade de modo pouco claro, superficial e genérico, associando o tema apenas à integração de disciplinas. Entretanto, o conceito está mais claro para um pequeno grupo de docentes que vinculou interdisciplinaridade ao uso de pesquisa em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T09:30:23Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8208
url http://hdl.handle.net/10437/8208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551658597482496