O enfermeiro como sujeito ativo no processo de construção do seu próprio conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36927 |
Resumo: | O relatório é uma apreciação global sobre as experiências vividas e refletidas durante o estágio. Neste foram realizados dois módulos, modulo III – Assistência Pré-hospitalar e modulo I - Serviço de Urgência no Hospital de Braga. A sua finalidade principal reporta-se á intenção de dar visibilidade ao desenvolvimento de competências conseguidas na assistência avançada ao doente adulto, na área de Enfermagem Médico-cirúrgica, e conduzir à obtenção do grau de Mestre. A metodologia utilizada assenta no método descritivo e reflexivo, e estruturalmente, face aos vários domínios de competência a adquirir/desenvolver, são apresentadas as competências propostas pelo plano de estudos do curso e descritas as atividades realizadas para a sua concretização, através duma análise critica-reflexiva pessoal, fundamentada em referenciação bibliográfica, cujo pensamento crítico estimulou todo o meu processo educativo e de desenvolvimento pessoal e profissional. Descreve o processo de ensino/aprendizagem como a estratégia para o desenvolvimento de competências. Enumera atividades direcionadas á pessoa adulta e família, atuando de acordo com a ética e deontologia profissional, avaliando, adequando e aplicando os diferentes métodos de análise de situações complexas. Expõe a importância da prática baseada na evidência, através da análise a protocolos, normas e procedimentos existentes, de forma a verificar a sua validação científica, deixando sugestões para alterações e possível implementação, promovendo cuidados de excelência. Relata atividades direcionadas ao público em geral, promovendo a transmissão de conhecimentos e de técnicas, encarada como uma função educativa ao nível do processo global de desenvolvimento, e deixa elaborado um guia de acolhimento ao doente/família como contributo efetivo ao serviço de urgência do Hospital de Braga. A realização deste estágio contribuiu para a minha evolução pessoal e profissional, permitindo vivenciar diferentes realidades, adquirir ou aprofundar conhecimentos, possibilitando aquisição de competência específicas na área da Enfermagem médico-cirúrgica. |
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O enfermeiro como sujeito ativo no processo de construção do seu próprio conhecimentoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO relatório é uma apreciação global sobre as experiências vividas e refletidas durante o estágio. Neste foram realizados dois módulos, modulo III – Assistência Pré-hospitalar e modulo I - Serviço de Urgência no Hospital de Braga. A sua finalidade principal reporta-se á intenção de dar visibilidade ao desenvolvimento de competências conseguidas na assistência avançada ao doente adulto, na área de Enfermagem Médico-cirúrgica, e conduzir à obtenção do grau de Mestre. A metodologia utilizada assenta no método descritivo e reflexivo, e estruturalmente, face aos vários domínios de competência a adquirir/desenvolver, são apresentadas as competências propostas pelo plano de estudos do curso e descritas as atividades realizadas para a sua concretização, através duma análise critica-reflexiva pessoal, fundamentada em referenciação bibliográfica, cujo pensamento crítico estimulou todo o meu processo educativo e de desenvolvimento pessoal e profissional. Descreve o processo de ensino/aprendizagem como a estratégia para o desenvolvimento de competências. Enumera atividades direcionadas á pessoa adulta e família, atuando de acordo com a ética e deontologia profissional, avaliando, adequando e aplicando os diferentes métodos de análise de situações complexas. Expõe a importância da prática baseada na evidência, através da análise a protocolos, normas e procedimentos existentes, de forma a verificar a sua validação científica, deixando sugestões para alterações e possível implementação, promovendo cuidados de excelência. Relata atividades direcionadas ao público em geral, promovendo a transmissão de conhecimentos e de técnicas, encarada como uma função educativa ao nível do processo global de desenvolvimento, e deixa elaborado um guia de acolhimento ao doente/família como contributo efetivo ao serviço de urgência do Hospital de Braga. A realização deste estágio contribuiu para a minha evolução pessoal e profissional, permitindo vivenciar diferentes realidades, adquirir ou aprofundar conhecimentos, possibilitando aquisição de competência específicas na área da Enfermagem médico-cirúrgica.The report is an overall assessment of the experiences lived and reflected during the internship. In this there were two modules, Module III - Pre-hospital Care and module I - Emergency Service, both on Braga Hospital. Its main purpose will be reports intended to give visibility to the development of advanced skills achieved in the adult patient care in the area of Medical-surgical nursing, and lead to the degree of Master. The methodology is based on the descriptive and reflective method, and structurally, given the various fields of competence to acquire / develop, are given the powers proposed by the study plan of the course and described the activities undertaken to achieve them, through a personal critical analysis- reflective, based on bibliographic referencing, which stimulated critical thinking through the educational process and my personal and professional development. Describes the process of teaching / learning as a strategy for skills development. Activities will be targeted lists adult and family, acting in accordance with the ethics and professional deontology, evaluating, adapting and applying different methods to analyze complex situations. Exposes the importance of practice based on evidence, by analyzing the protocols, standards and procedures in order to verify its scientific validation, making suggestions for changes and possible implementation, promoting excellence of care. Reports activities targeted to the general public, promoting the transfer of knowledge and techniques, seen as an educational function at the level of the overall development process, and leaves the host prepared a guide to the patient / family as a real contribution to the emergency department of Hospital de Braga. The completion of this stage contributed to my personal and professional development, allowing experience different realities acquire or develop knowledge, allowing acquisition of specific expertise in the area of medical-surgical nursing.Silva, Amélia da Conceição Rego daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Maria Manuela Rodrigues de2022-03-08T14:06:47Z2013-09-252012-042013-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36927TID:201521407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:40:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:01.619776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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