Crowdfunding: financiamento alternativo para startups em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8707 |
Resumo: | O empreendedorismo é a pedra basilar do crescimento económico contemporâneo. É um processo de identificação de ideias e lançamento de novos negócios, organizando os recursos necessários, avaliando os riscos e as recompensas que este apresenta. As finanças empresariais, por sua vez, focam-se nas fontes de financiamento convencionais como os business angels, bancos e investidores de capital de risco. Desde 2008, o crowdfunding aparece como uma fonte de financiamento alternativa e/ou complementar com aceitação crescente. Este trabalho analisa o crowdfunding e procura demonstrar que é uma fonte de financiamento viável para as startups portuguesas. Várias fontes, académicas, políticas ou especializadas, foram utilizadas neste estudo para provar o impacto em geral do crowdfunding em particular na realidade portuguesa, onde o espírito empreendedor está bem posicionado nas comparações com a Europa e o mundo. O financiamento através do crowdfunding pode provisionar capital a um criativo que desenvolva uma ideia de um produto que não existe no mercado, ou ao empreendedor cuja empresa tem potencial mas que está numa fase de vida precoce para que investidores externos possam interessar-se. A conclusão principal da dissertação é que, depois de analisada a literatura sobre o tema e ouvidos alguns intervenientes, o crowdfunding apresenta-se como alternativa viável de financiamento às startups portuguesas e que os fatores de sucesso de uma campanha de crowdfunding mais relevantes são a preparação e organização prévia e contínua do projeto na plataforma, a própria escolha da plataforma, e a rede de contactos e a interação com a comunidade investidora. |
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Crowdfunding: financiamento alternativo para startups em PortugalEmpreendedorismoCrowdfundingFinanciamento de startupsEntrepreneurshipFunding sources of startupsGestãoO empreendedorismo é a pedra basilar do crescimento económico contemporâneo. É um processo de identificação de ideias e lançamento de novos negócios, organizando os recursos necessários, avaliando os riscos e as recompensas que este apresenta. As finanças empresariais, por sua vez, focam-se nas fontes de financiamento convencionais como os business angels, bancos e investidores de capital de risco. Desde 2008, o crowdfunding aparece como uma fonte de financiamento alternativa e/ou complementar com aceitação crescente. Este trabalho analisa o crowdfunding e procura demonstrar que é uma fonte de financiamento viável para as startups portuguesas. Várias fontes, académicas, políticas ou especializadas, foram utilizadas neste estudo para provar o impacto em geral do crowdfunding em particular na realidade portuguesa, onde o espírito empreendedor está bem posicionado nas comparações com a Europa e o mundo. O financiamento através do crowdfunding pode provisionar capital a um criativo que desenvolva uma ideia de um produto que não existe no mercado, ou ao empreendedor cuja empresa tem potencial mas que está numa fase de vida precoce para que investidores externos possam interessar-se. A conclusão principal da dissertação é que, depois de analisada a literatura sobre o tema e ouvidos alguns intervenientes, o crowdfunding apresenta-se como alternativa viável de financiamento às startups portuguesas e que os fatores de sucesso de uma campanha de crowdfunding mais relevantes são a preparação e organização prévia e contínua do projeto na plataforma, a própria escolha da plataforma, e a rede de contactos e a interação com a comunidade investidora.Entrepreneurship is the cornerstone of the contemporary economic growth. It is a process of identifying and launching new business ideas, organizing the necessary resources, evaluating the risks and rewards that this presents. The corporate finance focus on conventional funding sources such as business angels, banks and venture capital investors. Since 2008, the crowdfunding appears as a source of alternative and/or complementary funding with growing acceptance. This paper analyzes the crowdfunding and seeks to demonstrate that it is a viable source of financing for startups. Various sources, academic, political or specialized were used in this study to prove the impact of crowdfunding, in particular, in the Portuguese reality, where the entrepreneurial spirit is well positioned in the comparisons with Europe and the world. Financing through equity crowdfunding can provide fund to a creative that develops an idea of a product that doesn't exist on the market or to the entrepreneur whose company has potential but it is in an early phase of life to that foreign investors may be interested in. The main conclusion of the dissertation is that, once analyzed the literature on the topic and some interveners, the crowdfunding presents itself as a viable alternative for funding to the Portuguese startups and the more relevant success factors of a crowdfunding campaign are the prior and ongoing project preparation and organization on the platform, the very choice of the platform, and the network of contacts and interaction with the investor community.Silva, Eduardo Manuel Lopes de Sá eRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBessa, Diogo Augusto Garcia Aires2016-11-25T15:55:22Z2016-06-142016-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8707TID:201290707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:29.706098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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