Crowdfunding: financiamento alternativo para startups em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Diogo Augusto Garcia Aires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8707
Resumo: O empreendedorismo é a pedra basilar do crescimento económico contemporâneo. É um processo de identificação de ideias e lançamento de novos negócios, organizando os recursos necessários, avaliando os riscos e as recompensas que este apresenta. As finanças empresariais, por sua vez, focam-se nas fontes de financiamento convencionais como os business angels, bancos e investidores de capital de risco. Desde 2008, o crowdfunding aparece como uma fonte de financiamento alternativa e/ou complementar com aceitação crescente. Este trabalho analisa o crowdfunding e procura demonstrar que é uma fonte de financiamento viável para as startups portuguesas. Várias fontes, académicas, políticas ou especializadas, foram utilizadas neste estudo para provar o impacto em geral do crowdfunding em particular na realidade portuguesa, onde o espírito empreendedor está bem posicionado nas comparações com a Europa e o mundo. O financiamento através do crowdfunding pode provisionar capital a um criativo que desenvolva uma ideia de um produto que não existe no mercado, ou ao empreendedor cuja empresa tem potencial mas que está numa fase de vida precoce para que investidores externos possam interessar-se. A conclusão principal da dissertação é que, depois de analisada a literatura sobre o tema e ouvidos alguns intervenientes, o crowdfunding apresenta-se como alternativa viável de financiamento às startups portuguesas e que os fatores de sucesso de uma campanha de crowdfunding mais relevantes são a preparação e organização prévia e contínua do projeto na plataforma, a própria escolha da plataforma, e a rede de contactos e a interação com a comunidade investidora.
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