Suspensão pseudo-levitante com estabilização independente da massa não-suspensa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3348 |
Resumo: | Dissertação de mest., Engenharia Eléctrica e Electrónica, Instituto Superior de Engenharia, Univ. do Algarve, 2012 |
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Suspensão pseudo-levitante com estabilização independente da massa não-suspensaEngenharia eléctricaAutomóvelSuspensãoConfortoEstabilidadeElectromagnetismoDissertação de mest., Engenharia Eléctrica e Electrónica, Instituto Superior de Engenharia, Univ. do Algarve, 2012A suspensão dos veículos automóveis tem a função de estabilizar tanto a estrutura do próprio veículo como os passageiros, isolando-os das oscilações provocadas pelas irregularidades das vias de circulação, dando um bom conforto aos passageiros. Ao mesmo tempo tem de se assegurar o bom contacto entre as rodas e a estrada, característica que estabelece a segurança do veículo. A utilização de actuadores electromagnéticos permite reduzir ou mesmo anular as oscilações da estrutura do veículo, como se este levitasse sobre a estrutura das rodas. No entanto, esta solução põe em causa o bom contacto dos pneus com a estrada, reduzindo a segurança do veículo. Neste projecto é utilizado uma massa suplementar e independente da massa não suspensa com o objectivo de estatizar ou melhorar a estabilização das oscilações do pneu, e de modo a que sem por em causa o conforto conseguido com o sistema de levitação se assegure o bom contacto do pneu com a estrada. Posteriormente, a parte experimental será realizada com simulações em MATLAB e Simulink. São apresentadas simulações tanto do sistema estudo como dos sistemas já existentes, para que se possa fazer uma análise comparativa dos resultados e se retire as conclusões. Da análise dos resultados, é clara a melhoria da característica de segurança (o bom contacto dos pneus com a estrada) face á suspensão pseudo-levitante. Para além de melhorar os aspectos de segurança foi conseguido manter as características de conforto (consideradas ideais).Martins, IsménioSapientiaGuerreiro, Nuno Miguel2014-01-21T15:51:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:56.047813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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