A voz do silêncio : musicoterapia na pedopsiquiatria aplicada a perturbações emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Felícia Maria Rodrigues, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5699
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
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spelling A voz do silêncio : musicoterapia na pedopsiquiatria aplicada a perturbações emocionaisMusicoterapia para criançasMusicoterapia para adolescentesImprovisação (Música)Musicoterapia - Prática profissionalHospital Garcia de Orta (Almada, Portugal). Unidade de Pedopsiquiatria - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020Exame público realizado em 17 de Outubro de 2020O presente relatório constitui uma descrição e análise do trabalho de intervenção musicoterapêutica no âmbito do estágio curricular do curso de mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa, que incidiu sobre um total de 28 utentes entre os 7 e os 18 anos, inseridos na Unidade de Pedopsiquiatria do Hospital Garcia de Orta, de Almada. O estágio de musicoterapia teve como principal objetivo complementar os serviços prestados na Unidade de Pedopsiquiatria e proporcionar uma abordagem clínica assente na comunicação não-verbal, de forma a criar um espaço contentor que possibilitasse a expressão, promovesse a mentalização, o sentimento de pertença e a transformação das crianças e adolescentes deste serviço face às problemáticas relacionadas com a vinculação e às suas dificuldades de adesão a intervenções psicoterapêuticas verbais. Neste relatório são apresentados dois estudos de caso. O primeiro consiste na intervenção em musicoterapia individual com uma utente com mutismo seletivo. O segundo consiste na intervenção musicoterapêutica grupal com adolescentes do Hospital de Dia a Tempo Parcial. Os instrumentos de avaliação utilizados foram a Ficha de Avaliação do ISO, as grelhas de observação e adaptação do questionário “Psychiatric Music Therapy Questionnaire for Children” de Michael D. Cassity & Julia E. Cassity (2006) e a análise das gravações vídeo/áudio. Os objetivos estipulados foram alcançados em ambos os estudos de caso. Foi possível verificar que a intervenção em musicoterapia foi benéfica para os utentes e equipa da Unidade de Pedopsiquiatria no apoio das perturbações emocionais e desenvolvimento da mentalização, autorregulação e autonomização da criança e do adolescente.This report consists on a description and analysis of the music therapy intervention work done during the music therapy master’s curricular internship of Universidade Lusíada de Lisboa, which focused on a total of 28 clients aged between 7 and 18 years old, followed in the Pedopsychiatry Unit at Hospital Garcia de Orta, Almada. The music therapy internship’s main goal aimed to complement the services provided in the Pedopsychiatry Unit by giving a clinical approach based on non-verbal communication, in order to create a safe space that would allow children and adolescents to express themselves, promoting their insight, the sense of belonging and transforming attachment-related issues and their difficulties in adhering to verbal psychotherapeutic interventions. Two case studies are presented in this report. The first is an individual music therapy intervention with a client that suffered from selective mutism. The second consists on a group music therapy intervention with adolescents of the Partial Day Hospital Program. The assessment tools used were the ISO Assessment Form, an adaptation of the questionnaire “Psychiatric Music Therapy Questionnaire for Children” by Michael D. Cassity and Julia E. Cassity (2006) for client’s observation and the analysis of the video / audio recordings. The therapeutic goals were achieved in both case studies. It was possible to verify that the music therapy intervention was beneficial for the Pedopsichiatry Unit clients and team when clinical support on emotional disturbances is given, promoting awareness, self-regulation and developing the process of autonomization of the child and adolescent.2020-11-02T12:27:37Z2020-11-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5699http://hdl.handle.net/11067/5699TID:202538788porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Felícia Maria Rodrigues, 1995-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:30Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:01.933725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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