A percepção de gestores de uma instituição de ensino superior no Rio de Janeiro (Brasil) sobre o Acordo de Bolonha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brochado, Rodrigo Pamplona
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2791
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo abordar o Acordo de Bolonha a partir da percepção de especialistas na área de educação e parcerias internacionais de uma instituição renomada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil). Este trabalho é qualitativo e de natureza exploratória por não existirem estudos prévios sobre esta temática no Brasil. Foram entrevistados quatro especialistas de uma instituição de ensino superior em análise por meio de um roteiro de entrevista e os dados foram categorizados a partir do método Análise de Conteúdo. No referencial teórico é abordado o suplemento ao diploma; o sistema europeu de transferência de Créditos; o sistema de acreditação; a cronologia do Acordo de Bolonha; as principais críticas ao acordo; e, os desdobramentos para a educação no Brasil. Como resultados do processo da pesquisa de campo, pode-se destacar: (i) a necessidade de repensar as políticas públicas do ensino superior brasileiro a partir das novas características da construção do conhecimento na atual sociedade; (ii) a necessidade de se implementar algumas idéias do Acordo de Bolonha à realidade brasileira; (iii) as mudanças gerenciais e acadêmicas necessárias para implementar as idéias, como, por exemplo, a (re)estruturação dos projetos políticos pedagógicos dos cursos, a formação de professores e a infraestrutura das escolas.
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