Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5467 |
Resumo: | O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2015/16 na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto intitulado: “Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivaç~o, aprendizagens e perceções”. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, à aprendizagem do violino e questões de ordem social e cultural, tais como a identidade musical e a realização de concertos em contextos diversificados. Os desafios identificados de forma empírica e através da literatura determinaram a adoção de uma metodologia de investigação-ação. Desta forma, foi planificada e implementada uma intervenção que interligou aulas individuais e de conjunto com concertos regulares em diferentes contextos, assim como uma investigação que procurou aferir os efeitos desta intervenção nas perceções das crianças, dos pais e da comunidade. Os dados recolhidos através de instrumentos diversificados, permitem considerar que a aprendizagem do violino em grupo e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças, na sua aprendizagem e na imagem social do violino e do seu ensino. |
id |
RCAP_2037f12536f1ad8467a6fe4f07ca1797 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceçõesAprendizagem do violinoMotivação na aprendizagem musicalConcertos em contextos diversificadosViolin learningMotivation in music learningMusical concert in varied contextsDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2015/16 na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto intitulado: “Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivaç~o, aprendizagens e perceções”. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, à aprendizagem do violino e questões de ordem social e cultural, tais como a identidade musical e a realização de concertos em contextos diversificados. Os desafios identificados de forma empírica e através da literatura determinaram a adoção de uma metodologia de investigação-ação. Desta forma, foi planificada e implementada uma intervenção que interligou aulas individuais e de conjunto com concertos regulares em diferentes contextos, assim como uma investigação que procurou aferir os efeitos desta intervenção nas perceções das crianças, dos pais e da comunidade. Os dados recolhidos através de instrumentos diversificados, permitem considerar que a aprendizagem do violino em grupo e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças, na sua aprendizagem e na imagem social do violino e do seu ensino.Abstract: This Report was carried out as part of the Masters’ Degree in Music Education at Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco and it is divided in two different parts that complement each other. In the first section, the supervised teaching practice that took place at Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz during the academic year of 2015/16 is presented, described, analyzed and reflected upon, focusing on the practical curricular units of instrumental practice and group practice. The second section concerns the Artistic Studies Project incorporated in the group practice entitled “Context variety concerts by violin students: motivation, learning processes and perceptions”. The subject of this project brought up a discussion concerning several theoretical concepts in relation to the student’s motivational and learning processes, taking into account the social and cultural domain, such as the child’s development of musical identity and its relation to the execution of concerts in various different environments. The challenges identified through empiric search and the revised literature led to the implementation of an action research methodology. As such, an intervention interconnecting individual and group lessons with regular concerts in various settings was planned and carried out, as well as a research aiming to assess the implications of such intervention in both children, children’s parents and community’s perceptions. The results obtained from different sources leaded to the interpretation that violin learning through group lessons and regular public performances have positive effects in student’s motivation, learning processes and in their perception of the violin and its apprenticeship.Godinho, José Carlos David NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSousa, Gonçalo da Costa e2017-03-17T00:18:12Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5467TID:201681595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:12.634280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções |
title |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções |
spellingShingle |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções Sousa, Gonçalo da Costa e Aprendizagem do violino Motivação na aprendizagem musical Concertos em contextos diversificados Violin learning Motivation in music learning Musical concert in varied contexts Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções |
title_full |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções |
title_fullStr |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções |
title_full_unstemmed |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções |
title_sort |
Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções |
author |
Sousa, Gonçalo da Costa e |
author_facet |
Sousa, Gonçalo da Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Godinho, José Carlos David Nunes Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Gonçalo da Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem do violino Motivação na aprendizagem musical Concertos em contextos diversificados Violin learning Motivation in music learning Musical concert in varied contexts Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Aprendizagem do violino Motivação na aprendizagem musical Concertos em contextos diversificados Violin learning Motivation in music learning Musical concert in varied contexts Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2015/16 na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto intitulado: “Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivaç~o, aprendizagens e perceções”. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, à aprendizagem do violino e questões de ordem social e cultural, tais como a identidade musical e a realização de concertos em contextos diversificados. Os desafios identificados de forma empírica e através da literatura determinaram a adoção de uma metodologia de investigação-ação. Desta forma, foi planificada e implementada uma intervenção que interligou aulas individuais e de conjunto com concertos regulares em diferentes contextos, assim como uma investigação que procurou aferir os efeitos desta intervenção nas perceções das crianças, dos pais e da comunidade. Os dados recolhidos através de instrumentos diversificados, permitem considerar que a aprendizagem do violino em grupo e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças, na sua aprendizagem e na imagem social do violino e do seu ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-03-17T00:18:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5467 TID:201681595 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5467 |
identifier_str_mv |
TID:201681595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130821977702400 |