Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Gonçalo da Costa e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5467
Resumo: O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2015/16 na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto intitulado: “Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivaç~o, aprendizagens e perceções”. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, à aprendizagem do violino e questões de ordem social e cultural, tais como a identidade musical e a realização de concertos em contextos diversificados. Os desafios identificados de forma empírica e através da literatura determinaram a adoção de uma metodologia de investigação-ação. Desta forma, foi planificada e implementada uma intervenção que interligou aulas individuais e de conjunto com concertos regulares em diferentes contextos, assim como uma investigação que procurou aferir os efeitos desta intervenção nas perceções das crianças, dos pais e da comunidade. Os dados recolhidos através de instrumentos diversificados, permitem considerar que a aprendizagem do violino em grupo e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças, na sua aprendizagem e na imagem social do violino e do seu ensino.
id RCAP_2037f12536f1ad8467a6fe4f07ca1797
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceçõesAprendizagem do violinoMotivação na aprendizagem musicalConcertos em contextos diversificadosViolin learningMotivation in music learningMusical concert in varied contextsDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2015/16 na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto intitulado: “Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivaç~o, aprendizagens e perceções”. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, à aprendizagem do violino e questões de ordem social e cultural, tais como a identidade musical e a realização de concertos em contextos diversificados. Os desafios identificados de forma empírica e através da literatura determinaram a adoção de uma metodologia de investigação-ação. Desta forma, foi planificada e implementada uma intervenção que interligou aulas individuais e de conjunto com concertos regulares em diferentes contextos, assim como uma investigação que procurou aferir os efeitos desta intervenção nas perceções das crianças, dos pais e da comunidade. Os dados recolhidos através de instrumentos diversificados, permitem considerar que a aprendizagem do violino em grupo e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças, na sua aprendizagem e na imagem social do violino e do seu ensino.Abstract: This Report was carried out as part of the Masters’ Degree in Music Education at Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco and it is divided in two different parts that complement each other. In the first section, the supervised teaching practice that took place at Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz during the academic year of 2015/16 is presented, described, analyzed and reflected upon, focusing on the practical curricular units of instrumental practice and group practice. The second section concerns the Artistic Studies Project incorporated in the group practice entitled “Context variety concerts by violin students: motivation, learning processes and perceptions”. The subject of this project brought up a discussion concerning several theoretical concepts in relation to the student’s motivational and learning processes, taking into account the social and cultural domain, such as the child’s development of musical identity and its relation to the execution of concerts in various different environments. The challenges identified through empiric search and the revised literature led to the implementation of an action research methodology. As such, an intervention interconnecting individual and group lessons with regular concerts in various settings was planned and carried out, as well as a research aiming to assess the implications of such intervention in both children, children’s parents and community’s perceptions. The results obtained from different sources leaded to the interpretation that violin learning through group lessons and regular public performances have positive effects in student’s motivation, learning processes and in their perception of the violin and its apprenticeship.Godinho, José Carlos David NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSousa, Gonçalo da Costa e2017-03-17T00:18:12Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5467TID:201681595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:12.634280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
title Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
spellingShingle Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
Sousa, Gonçalo da Costa e
Aprendizagem do violino
Motivação na aprendizagem musical
Concertos em contextos diversificados
Violin learning
Motivation in music learning
Musical concert in varied contexts
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
title_full Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
title_fullStr Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
title_full_unstemmed Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
title_sort Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados : motivação, aprendizagens e perceções
author Sousa, Gonçalo da Costa e
author_facet Sousa, Gonçalo da Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, José Carlos David Nunes
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Gonçalo da Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem do violino
Motivação na aprendizagem musical
Concertos em contextos diversificados
Violin learning
Motivation in music learning
Musical concert in varied contexts
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Aprendizagem do violino
Motivação na aprendizagem musical
Concertos em contextos diversificados
Violin learning
Motivation in music learning
Musical concert in varied contexts
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2015/16 na Escola de Artes do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a classe de música de conjunto intitulado: “Concertos por estudantes de violino em contextos diversificados: motivaç~o, aprendizagens e perceções”. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, à aprendizagem do violino e questões de ordem social e cultural, tais como a identidade musical e a realização de concertos em contextos diversificados. Os desafios identificados de forma empírica e através da literatura determinaram a adoção de uma metodologia de investigação-ação. Desta forma, foi planificada e implementada uma intervenção que interligou aulas individuais e de conjunto com concertos regulares em diferentes contextos, assim como uma investigação que procurou aferir os efeitos desta intervenção nas perceções das crianças, dos pais e da comunidade. Os dados recolhidos através de instrumentos diversificados, permitem considerar que a aprendizagem do violino em grupo e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças, na sua aprendizagem e na imagem social do violino e do seu ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-17T00:18:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5467
TID:201681595
url http://hdl.handle.net/10400.11/5467
identifier_str_mv TID:201681595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130821977702400