Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73031 |
Resumo: | A Ciência ocupa hoje um lugar de relevo no desenvolvimento das sociedades. Assim, a aquisição de competências conducentes ao desenvolvimento do pensamento científico deve ser acessível a todos os cidadãos, e não apenas aos futuros cientistas, para que todos possam ter uma participação ativa nas democracias modernas. O desenvolvimento do pensamento científico e de atitudes positivas face à Ciência dependem assim da ligação estreita entre o ensino da Ciência, as investigações científicas autênticas e/ou o desenvolvimento de novas tecnologias, o que é possível através do envolvimento dos alunos na investigação de situações reais, inseridas no seu contexto geográfico, social e cultural. A revista CAPTAR, Ciência e Ambiente para Todos, acessível on-line, apresenta-se assim como uma publicação científica periódica, escrita em português, onde alunos e docentes podem ser confrontados com dados científicos atuais, assim como com os procedimentos científicos utilizados pelos investigadores para a sua obtenção. Esta publicação periódica poderá constituir ainda uma ferramenta extremamente útil aos docentes do Ensino Básico e Secundário (EBS), na promoção da discussão, em sala de aula, de casos de estudo atuais e respetivos dados gerados, uma etapa fundamental ao envolvimento dos alunos no delineamento e execução das suas próprias pesquisas, com vista à geração de novo conhecimento. O acesso frequente a artigos científicos, no seu formato tradicional, ajudará igualmente os alunos a desenvolverem a sua capacidade de argumentação e de fundamentação de conclusões, apoiando o desenvolvimento de competências específicas requeridas na disciplina científica envolvida. Em suma, esta fonte de informação permitirá aos alunos percecionarem a Ciência como um discurso com formas de linguagem e modos de aquisição de conhecimento diferentes das que utilizam no seu dia–a-dia, mas que efetivamente regulam universalmente todos os que pensaram, pensam e pensarão Ciência, o que os ajudará a desenvolver a capacidade crítica sobre a atualidade porque mais facilmente compreenderão “linguagem científica”. Pelo facto de se encontrar facilmente acessível on-line, a Revista Captar pretende ainda assumir-se como um campo de treino e aprendizagem de jovens investigadores, já que aqui os alunos do EBS, assim como os do ensino superior podem iniciar a sua atividade de comunicação em Ciência, submetendo artigos sobre os seus trabalhos de investigação na escola e passando pelo processo de revisão por pares, bem como pela tomada de consciência das responsabilidades e benefícios associados à publicação de um trabalho científico. Mais ainda, esta é uma revista de divulgação científica junto do cidadão em geral, que, se a explorar, tomará conhecimento sobre as principais áreas de investigação na área das ciências naturais e ambiente, desenvolvidas em diferentes laboratórios e instituições de ensino superior nacionais. |
id |
RCAP_20402c7f6f72e7bff9871a794ef07c0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativoCianobactériasEstratégias de gestãoSaúde públicaCiências Naturais::Ciências BiológicasA Ciência ocupa hoje um lugar de relevo no desenvolvimento das sociedades. Assim, a aquisição de competências conducentes ao desenvolvimento do pensamento científico deve ser acessível a todos os cidadãos, e não apenas aos futuros cientistas, para que todos possam ter uma participação ativa nas democracias modernas. O desenvolvimento do pensamento científico e de atitudes positivas face à Ciência dependem assim da ligação estreita entre o ensino da Ciência, as investigações científicas autênticas e/ou o desenvolvimento de novas tecnologias, o que é possível através do envolvimento dos alunos na investigação de situações reais, inseridas no seu contexto geográfico, social e cultural. A revista CAPTAR, Ciência e Ambiente para Todos, acessível on-line, apresenta-se assim como uma publicação científica periódica, escrita em português, onde alunos e docentes podem ser confrontados com dados científicos atuais, assim como com os procedimentos científicos utilizados pelos investigadores para a sua obtenção. Esta publicação periódica poderá constituir ainda uma ferramenta extremamente útil aos docentes do Ensino Básico e Secundário (EBS), na promoção da discussão, em sala de aula, de casos de estudo atuais e respetivos dados gerados, uma etapa fundamental ao envolvimento dos alunos no delineamento e execução das suas próprias pesquisas, com vista à geração de novo conhecimento. O acesso frequente a artigos científicos, no seu formato tradicional, ajudará igualmente os alunos a desenvolverem a sua capacidade de argumentação e de fundamentação de conclusões, apoiando o desenvolvimento de competências específicas requeridas na disciplina científica envolvida. Em suma, esta fonte de informação permitirá aos alunos percecionarem a Ciência como um discurso com formas de linguagem e modos de aquisição de conhecimento diferentes das que utilizam no seu dia–a-dia, mas que efetivamente regulam universalmente todos os que pensaram, pensam e pensarão Ciência, o que os ajudará a desenvolver a capacidade crítica sobre a atualidade porque mais facilmente compreenderão “linguagem científica”. Pelo facto de se encontrar facilmente acessível on-line, a Revista Captar pretende ainda assumir-se como um campo de treino e aprendizagem de jovens investigadores, já que aqui os alunos do EBS, assim como os do ensino superior podem iniciar a sua atividade de comunicação em Ciência, submetendo artigos sobre os seus trabalhos de investigação na escola e passando pelo processo de revisão por pares, bem como pela tomada de consciência das responsabilidades e benefícios associados à publicação de um trabalho científico. Mais ainda, esta é uma revista de divulgação científica junto do cidadão em geral, que, se a explorar, tomará conhecimento sobre as principais áreas de investigação na área das ciências naturais e ambiente, desenvolvidas em diferentes laboratórios e instituições de ensino superior nacionais.Universidade de AveiroUniversidade do MinhoMacário, I. P. E.Castro, Bruno B.Nunes, Isabel M. S.Gonçalves, F.Figueiredo, Daniela R.20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73031porMacário, I. P., Castro, B. B., Nunes, I. M., et al. (2018). Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo. Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos, 7(1), 15-25.1647-323Xhttps://doi.org/10.34624/captar.v7i1.106310.34624/captar.v7i1.1063https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1063info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:42.107185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
title |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
spellingShingle |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo Macário, I. P. E. Cianobactérias Estratégias de gestão Saúde pública Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
title_short |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
title_full |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
title_fullStr |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
title_full_unstemmed |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
title_sort |
Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo |
author |
Macário, I. P. E. |
author_facet |
Macário, I. P. E. Castro, Bruno B. Nunes, Isabel M. S. Gonçalves, F. Figueiredo, Daniela R. |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Bruno B. Nunes, Isabel M. S. Gonçalves, F. Figueiredo, Daniela R. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macário, I. P. E. Castro, Bruno B. Nunes, Isabel M. S. Gonçalves, F. Figueiredo, Daniela R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cianobactérias Estratégias de gestão Saúde pública Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
topic |
Cianobactérias Estratégias de gestão Saúde pública Ciências Naturais::Ciências Biológicas |
description |
A Ciência ocupa hoje um lugar de relevo no desenvolvimento das sociedades. Assim, a aquisição de competências conducentes ao desenvolvimento do pensamento científico deve ser acessível a todos os cidadãos, e não apenas aos futuros cientistas, para que todos possam ter uma participação ativa nas democracias modernas. O desenvolvimento do pensamento científico e de atitudes positivas face à Ciência dependem assim da ligação estreita entre o ensino da Ciência, as investigações científicas autênticas e/ou o desenvolvimento de novas tecnologias, o que é possível através do envolvimento dos alunos na investigação de situações reais, inseridas no seu contexto geográfico, social e cultural. A revista CAPTAR, Ciência e Ambiente para Todos, acessível on-line, apresenta-se assim como uma publicação científica periódica, escrita em português, onde alunos e docentes podem ser confrontados com dados científicos atuais, assim como com os procedimentos científicos utilizados pelos investigadores para a sua obtenção. Esta publicação periódica poderá constituir ainda uma ferramenta extremamente útil aos docentes do Ensino Básico e Secundário (EBS), na promoção da discussão, em sala de aula, de casos de estudo atuais e respetivos dados gerados, uma etapa fundamental ao envolvimento dos alunos no delineamento e execução das suas próprias pesquisas, com vista à geração de novo conhecimento. O acesso frequente a artigos científicos, no seu formato tradicional, ajudará igualmente os alunos a desenvolverem a sua capacidade de argumentação e de fundamentação de conclusões, apoiando o desenvolvimento de competências específicas requeridas na disciplina científica envolvida. Em suma, esta fonte de informação permitirá aos alunos percecionarem a Ciência como um discurso com formas de linguagem e modos de aquisição de conhecimento diferentes das que utilizam no seu dia–a-dia, mas que efetivamente regulam universalmente todos os que pensaram, pensam e pensarão Ciência, o que os ajudará a desenvolver a capacidade crítica sobre a atualidade porque mais facilmente compreenderão “linguagem científica”. Pelo facto de se encontrar facilmente acessível on-line, a Revista Captar pretende ainda assumir-se como um campo de treino e aprendizagem de jovens investigadores, já que aqui os alunos do EBS, assim como os do ensino superior podem iniciar a sua atividade de comunicação em Ciência, submetendo artigos sobre os seus trabalhos de investigação na escola e passando pelo processo de revisão por pares, bem como pela tomada de consciência das responsabilidades e benefícios associados à publicação de um trabalho científico. Mais ainda, esta é uma revista de divulgação científica junto do cidadão em geral, que, se a explorar, tomará conhecimento sobre as principais áreas de investigação na área das ciências naturais e ambiente, desenvolvidas em diferentes laboratórios e instituições de ensino superior nacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/73031 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/73031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Macário, I. P., Castro, B. B., Nunes, I. M., et al. (2018). Cianobactérias: problemática e estratégias de gestão em sistemas dulçaquícolas com uso recreativo. Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos, 7(1), 15-25. 1647-323X https://doi.org/10.34624/captar.v7i1.1063 10.34624/captar.v7i1.1063 https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/1063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132826451312640 |