Violência no namoro: legitimação da violência nas relações amorosas entre adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12125
Resumo: A Violência no Namoro entre os jovens tem sido alvo de estudos pelas comunidades científicas desde há alguns anos devido ao seu aumento substancial. A ideia de que este é um fenómeno raro tem vindo a ser deixada de lado devido a diversos estudos realizados sobre a temática e à constante procura e investigação sobre as causas e consequências desta. Assume-se então com os resultados destas investigações que a violência entre jovens casais é uma realidade presente e que muitas vezes é desvalorizada e naturalizada por estes. A presente Dissertação foca a sua investigação numa amostra composta por 146 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, do ensino secundário, da Escola Jácome Ratton de Tomar, utilizando a metodologia quantitativa através da aplicação do inquérito por questionário, com o objetivo de perceber se a violência é algo presente nas relações amorosas destes e de que forma esta é legitimada e naturalizada por estes. Este inquérito por questionário foi baseado no Inventário de Conflitos nos Relacionamentos de Namoro Adolescente (CADRI P) e na Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN). A estes foi acrescentado ainda uma questão aberta e incorporada no questionário final. De um modo geral os dados resultantes do processo de investigação remetem-nos para a presença, apesar de em baixa escala, de algumas formas de violência presentes nas relações de namoro e para a relação entre estas e a violência familiar registada em casa destes jovens. Estes dados dão também conta da necessidade de prevenção da violência no namoro e da necessidade de intervenção por parte de profissionais especializados com os jovens em idades escolares.
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