A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calaim, Leonor
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/205
Resumo: Uma organização desportiva tem uma dinâmica própria, formando uma estrutura. Esta pode variar, dependendo das questões históricas, políticas e culturais envolvidas, dos recursos materiais e humanos existentes, da forma como os indivíduos se comportam e dependendo de outros factores de menor importância. Ao abandonermos algumas organizações desportivas, como no caso deste trabalho de investigação - Escolas e Clubes de Voo à vela no Reino Unido, e alguns Clubes de Voo à Vela em Portugal -, temos que investigar e analisar a imagem que transmitem, as pessoas que estão envolvidas. Não são só as organizações desportivas que deverão ser abordadas. As modalidades, como no caso deste trabalho de investigação - o Voo à Vela -, também têm uma imagem, que deverá ser investigada e analisada. Só assim podemos averiguar se existem possibilidades de contribuirmos para o desenvolvimento da modalidade. Directrizes, para o desenvolvimento de uma modalidade desportiva, apoiadas por uma base teórica e por um trabalho de investigação, irão contribuir para um crescimento sustentado. O desporto em geral sofre, no entanto, com o factor histórico e cultural. Este tem o seu peso, ou seja, não poderemos fomentar sem ter em consideração o enquadramento histórico, cultural e, principalmente, em relação às dinâmicas políticas, desenvolvidas nos países estudados. Ao comparar dois países, pertencentes à União Europeia, verificamos que os factores mencionados têm o seu relevo, mas não serão os principais. A modalidade do Voo à Vela poderá ter perspectivas de desenvolvimento plausíveis. Há, pois, que tornar visível a dinamização da modalidade, através de uma melhoria dentro das organizações desportivas. Além de uma análise das Escolas/Clubes de Voo à Vela, da análise da modalidade em si, também uma análise do sistema de valores existentes nos indivíduos, e respectivos processos de decisão, contribui para o tal processo de desenvolvimento.
id RCAP_2066832bf868688bbffc0b90acdaf319
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.DesportoVoo à velaOrganização desportivaPrática desportivaTMEUma organização desportiva tem uma dinâmica própria, formando uma estrutura. Esta pode variar, dependendo das questões históricas, políticas e culturais envolvidas, dos recursos materiais e humanos existentes, da forma como os indivíduos se comportam e dependendo de outros factores de menor importância. Ao abandonermos algumas organizações desportivas, como no caso deste trabalho de investigação - Escolas e Clubes de Voo à vela no Reino Unido, e alguns Clubes de Voo à Vela em Portugal -, temos que investigar e analisar a imagem que transmitem, as pessoas que estão envolvidas. Não são só as organizações desportivas que deverão ser abordadas. As modalidades, como no caso deste trabalho de investigação - o Voo à Vela -, também têm uma imagem, que deverá ser investigada e analisada. Só assim podemos averiguar se existem possibilidades de contribuirmos para o desenvolvimento da modalidade. Directrizes, para o desenvolvimento de uma modalidade desportiva, apoiadas por uma base teórica e por um trabalho de investigação, irão contribuir para um crescimento sustentado. O desporto em geral sofre, no entanto, com o factor histórico e cultural. Este tem o seu peso, ou seja, não poderemos fomentar sem ter em consideração o enquadramento histórico, cultural e, principalmente, em relação às dinâmicas políticas, desenvolvidas nos países estudados. Ao comparar dois países, pertencentes à União Europeia, verificamos que os factores mencionados têm o seu relevo, mas não serão os principais. A modalidade do Voo à Vela poderá ter perspectivas de desenvolvimento plausíveis. Há, pois, que tornar visível a dinamização da modalidade, através de uma melhoria dentro das organizações desportivas. Além de uma análise das Escolas/Clubes de Voo à Vela, da análise da modalidade em si, também uma análise do sistema de valores existentes nos indivíduos, e respectivos processos de decisão, contribui para o tal processo de desenvolvimento.2009-04-30T17:53:44Z2013-08-14T18:00:59Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/205porCota: TME 269Calaim, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
title A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
spellingShingle A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
Calaim, Leonor
Desporto
Voo à vela
Organização desportiva
Prática desportiva
TME
title_short A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
title_full A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
title_fullStr A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
title_full_unstemmed A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
title_sort A organização e o desenvolvimento do voo à vela: estudo comparativo entre Portugal e o Reino Unido.
author Calaim, Leonor
author_facet Calaim, Leonor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calaim, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto
Voo à vela
Organização desportiva
Prática desportiva
TME
topic Desporto
Voo à vela
Organização desportiva
Prática desportiva
TME
description Uma organização desportiva tem uma dinâmica própria, formando uma estrutura. Esta pode variar, dependendo das questões históricas, políticas e culturais envolvidas, dos recursos materiais e humanos existentes, da forma como os indivíduos se comportam e dependendo de outros factores de menor importância. Ao abandonermos algumas organizações desportivas, como no caso deste trabalho de investigação - Escolas e Clubes de Voo à vela no Reino Unido, e alguns Clubes de Voo à Vela em Portugal -, temos que investigar e analisar a imagem que transmitem, as pessoas que estão envolvidas. Não são só as organizações desportivas que deverão ser abordadas. As modalidades, como no caso deste trabalho de investigação - o Voo à Vela -, também têm uma imagem, que deverá ser investigada e analisada. Só assim podemos averiguar se existem possibilidades de contribuirmos para o desenvolvimento da modalidade. Directrizes, para o desenvolvimento de uma modalidade desportiva, apoiadas por uma base teórica e por um trabalho de investigação, irão contribuir para um crescimento sustentado. O desporto em geral sofre, no entanto, com o factor histórico e cultural. Este tem o seu peso, ou seja, não poderemos fomentar sem ter em consideração o enquadramento histórico, cultural e, principalmente, em relação às dinâmicas políticas, desenvolvidas nos países estudados. Ao comparar dois países, pertencentes à União Europeia, verificamos que os factores mencionados têm o seu relevo, mas não serão os principais. A modalidade do Voo à Vela poderá ter perspectivas de desenvolvimento plausíveis. Há, pois, que tornar visível a dinamização da modalidade, através de uma melhoria dentro das organizações desportivas. Além de uma análise das Escolas/Clubes de Voo à Vela, da análise da modalidade em si, também uma análise do sistema de valores existentes nos indivíduos, e respectivos processos de decisão, contribui para o tal processo de desenvolvimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2009-04-30T17:53:44Z
2013-08-14T18:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/205
url http://hdl.handle.net/11328/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546347458560