Estudo experimental de escoamentos em regime uniforme e não uniforme em canais de secção composta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Eduardo José Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5602
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
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spelling Estudo experimental de escoamentos em regime uniforme e não uniforme em canais de secção compostaCanais de secção compostaEscoamento uniforme e não uniformeCamada de misturaDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia CivilApesar de os escoamentos dos rios se realizarem usualmente no leito principal, em situações de cheia a capacidade de vazão deste é excedida e o escoamento faz-se também nos campos adjacentes, denominados por leitos de cheia, obtendo uma configuração de secção composta. Como na zona do leito principal a profundidade é maior do que a do leito de cheia, existe uma diferença de velocidades entre eles que dá origem a interacções e a transferências de massa e de quantidade de movimento. Nestas condições as características do escoamento não se encontram bem definidas devido ao grande número de variáveis. Esta dissertação pretende, através de caracterização experimental, estudar os mecanismos envolvidos no escoamento neste tipo de canais bem como na interacção entre o leito principal e o leito de cheias. A componente experimental incluiu a recolha e tratamento de dados relativos à estrutura turbulenta do escoamento e suas alterações para as situações de regime uniforme e várias destabilizações em regime não uniforme. Verificou-se que as condições de regime não uniforme podem afectar a camada de mistura que se desenvolve na interface entre o leito principal e cada leito de cheia. Esses efeitos podem ser observados nas tensões turbulentas e na tensão aparente, e devem-se à transferência de massa entre os leitos e a alteração do gradiente lateral da velocidade longitudinal.Faculdade de Ciências e TecnologiaLeal, JoãoRocha, JoãoRUNTeixeira, Eduardo José Alves2011-05-11T15:05:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:17Zoai:run.unl.pt:10362/5602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:23.349979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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