Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19419 |
Resumo: | Este artigo, produzido no âmbito do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), tem por objetivo contribuir para o debate em torno da relação entre os professores experientes ou veteranos e o uso das tecnologias digitais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura incluindo simultaneamente questões do envelhecimento docente cruzadas com as da utilização das tecnologias na educação. Os dados tratados evidenciam alguns mitos e crenças nem sempre com fundamento, tais como a proficiência “inata” dos estudantes para as TIC e a completa e irremediável falta de apetência dos professores experientes para as questões tecnológicas. São, ainda, apresentadas algumas práticas que propiciam o desenvolvimento profissional dos docentes experientes através de ações de formação contínua, do desenvolvimento de comunidades de prática e da partilha com outros professores com menos anos de experiência profissional. |
id |
RCAP_207ce067c7aa993303786233d5ba9d79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19419 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticasExperienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practicesProfessores veteranosInovaçãoTecnologias digitaisLiteracia digitalEste artigo, produzido no âmbito do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), tem por objetivo contribuir para o debate em torno da relação entre os professores experientes ou veteranos e o uso das tecnologias digitais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura incluindo simultaneamente questões do envelhecimento docente cruzadas com as da utilização das tecnologias na educação. Os dados tratados evidenciam alguns mitos e crenças nem sempre com fundamento, tais como a proficiência “inata” dos estudantes para as TIC e a completa e irremediável falta de apetência dos professores experientes para as questões tecnológicas. São, ainda, apresentadas algumas práticas que propiciam o desenvolvimento profissional dos docentes experientes através de ações de formação contínua, do desenvolvimento de comunidades de prática e da partilha com outros professores com menos anos de experiência profissional.This article, produced under the project "Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindling teaching profession after 50" (REKINDLE + 50), aims to contribute to the debate about the relationship between veteran teachers and the use of digital technologies. From a methodological point of view, a review of the literature was used, including issues of teacher aging and the use of technologies in education. The data, treated through, evidence some myths and beliefs that are not always based, such as the students' "innate" proficiency for ICTs and the complete and irremediable lack of willingness of experienced teachers for technological issues. Some practices that promote the professional development of experienced teachers through continuous training actions, the development of communities of practice and the sharing with other teachers with less years of professional experience are also presented.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBThomas Dotta, LeaneteMonteiro, AngélicaMouraz, Ana2019-07-09T14:06:56Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19419porThomas Dotta, Leanete; Monteiro, Angélica; Mouraz, Ana (2019). Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas = Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 45-601645-477410.34620/eduser.v11i1.124info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:44:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:54.288461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices |
title |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas |
spellingShingle |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas Thomas Dotta, Leanete Professores veteranos Inovação Tecnologias digitais Literacia digital |
title_short |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas |
title_full |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas |
title_fullStr |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas |
title_full_unstemmed |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas |
title_sort |
Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas |
author |
Thomas Dotta, Leanete |
author_facet |
Thomas Dotta, Leanete Monteiro, Angélica Mouraz, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Angélica Mouraz, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomas Dotta, Leanete Monteiro, Angélica Mouraz, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores veteranos Inovação Tecnologias digitais Literacia digital |
topic |
Professores veteranos Inovação Tecnologias digitais Literacia digital |
description |
Este artigo, produzido no âmbito do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), tem por objetivo contribuir para o debate em torno da relação entre os professores experientes ou veteranos e o uso das tecnologias digitais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura incluindo simultaneamente questões do envelhecimento docente cruzadas com as da utilização das tecnologias na educação. Os dados tratados evidenciam alguns mitos e crenças nem sempre com fundamento, tais como a proficiência “inata” dos estudantes para as TIC e a completa e irremediável falta de apetência dos professores experientes para as questões tecnológicas. São, ainda, apresentadas algumas práticas que propiciam o desenvolvimento profissional dos docentes experientes através de ações de formação contínua, do desenvolvimento de comunidades de prática e da partilha com outros professores com menos anos de experiência profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-09T14:06:56Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/19419 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/19419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Thomas Dotta, Leanete; Monteiro, Angélica; Mouraz, Ana (2019). Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas = Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 45-60 1645-4774 10.34620/eduser.v11i1.124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135363129671680 |