Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomas Dotta, Leanete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, Angélica, Mouraz, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19419
Resumo: Este artigo, produzido no âmbito do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), tem por objetivo contribuir para o debate em torno da relação entre os professores experientes ou veteranos e o uso das tecnologias digitais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura incluindo simultaneamente questões do envelhecimento docente cruzadas com as da utilização das tecnologias na educação. Os dados tratados evidenciam alguns mitos e crenças nem sempre com fundamento, tais como a proficiência “inata” dos estudantes para as TIC e a completa e irremediável falta de apetência dos professores experientes para as questões tecnológicas. São, ainda, apresentadas algumas práticas que propiciam o desenvolvimento profissional dos docentes experientes através de ações de formação contínua, do desenvolvimento de comunidades de prática e da partilha com outros professores com menos anos de experiência profissional.
id RCAP_207ce067c7aa993303786233d5ba9d79
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticasExperienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practicesProfessores veteranosInovaçãoTecnologias digitaisLiteracia digitalEste artigo, produzido no âmbito do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), tem por objetivo contribuir para o debate em torno da relação entre os professores experientes ou veteranos e o uso das tecnologias digitais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura incluindo simultaneamente questões do envelhecimento docente cruzadas com as da utilização das tecnologias na educação. Os dados tratados evidenciam alguns mitos e crenças nem sempre com fundamento, tais como a proficiência “inata” dos estudantes para as TIC e a completa e irremediável falta de apetência dos professores experientes para as questões tecnológicas. São, ainda, apresentadas algumas práticas que propiciam o desenvolvimento profissional dos docentes experientes através de ações de formação contínua, do desenvolvimento de comunidades de prática e da partilha com outros professores com menos anos de experiência profissional.This article, produced under the project "Digital migrations and curricular innovation: giving new meaning to experience and rekindling teaching profession after 50" (REKINDLE + 50), aims to contribute to the debate about the relationship between veteran teachers and the use of digital technologies. From a methodological point of view, a review of the literature was used, including issues of teacher aging and the use of technologies in education. The data, treated through, evidence some myths and beliefs that are not always based, such as the students' "innate" proficiency for ICTs and the complete and irremediable lack of willingness of experienced teachers for technological issues. Some practices that promote the professional development of experienced teachers through continuous training actions, the development of communities of practice and the sharing with other teachers with less years of professional experience are also presented.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBThomas Dotta, LeaneteMonteiro, AngélicaMouraz, Ana2019-07-09T14:06:56Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19419porThomas Dotta, Leanete; Monteiro, Angélica; Mouraz, Ana (2019). Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas = Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 45-601645-477410.34620/eduser.v11i1.124info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:44:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:54.288461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices
title Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
spellingShingle Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
Thomas Dotta, Leanete
Professores veteranos
Inovação
Tecnologias digitais
Literacia digital
title_short Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
title_full Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
title_fullStr Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
title_full_unstemmed Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
title_sort Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas
author Thomas Dotta, Leanete
author_facet Thomas Dotta, Leanete
Monteiro, Angélica
Mouraz, Ana
author_role author
author2 Monteiro, Angélica
Mouraz, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomas Dotta, Leanete
Monteiro, Angélica
Mouraz, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Professores veteranos
Inovação
Tecnologias digitais
Literacia digital
topic Professores veteranos
Inovação
Tecnologias digitais
Literacia digital
description Este artigo, produzido no âmbito do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), tem por objetivo contribuir para o debate em torno da relação entre os professores experientes ou veteranos e o uso das tecnologias digitais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura incluindo simultaneamente questões do envelhecimento docente cruzadas com as da utilização das tecnologias na educação. Os dados tratados evidenciam alguns mitos e crenças nem sempre com fundamento, tais como a proficiência “inata” dos estudantes para as TIC e a completa e irremediável falta de apetência dos professores experientes para as questões tecnológicas. São, ainda, apresentadas algumas práticas que propiciam o desenvolvimento profissional dos docentes experientes através de ações de formação contínua, do desenvolvimento de comunidades de prática e da partilha com outros professores com menos anos de experiência profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T14:06:56Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19419
url http://hdl.handle.net/10198/19419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Thomas Dotta, Leanete; Monteiro, Angélica; Mouraz, Ana (2019). Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas = Experienced teachers and the use of digital technologies: myths, beliefs and practices. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 11:1, p. 45-60
1645-4774
10.34620/eduser.v11i1.124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135363129671680