O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Olga Maria Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37754
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_2098ac7d5c84e780dfb7a52db5743b5e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundárioQuestionamentoFichas de trabalhoImagensEnsino-aprendizagemHistóriaGeografiaQuestioningWorksheetsPicturesTeaching-learningHistoryGeography93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Humanidades::História e ArqueologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Geografia Económica e SocialRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório apresenta dois estudos diferentes desenvolvidos em contexto real de aprendizagem. Um desenvolvido com alunos de uma turma de História A do 10º ano de escolaridade, do Curso Geral do Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis e outro focado no trabalho dos professores de Geografia, de uma turma do 10º ano da disciplina de Geografia A, do Curso de Ciências Socioeconómicas. Com o estudo realizado na disciplina de História, pretendia-se encontrar respostas às seguintes questões: Quais os tipos de conhecimento histórico que os alunos do 10º ano de escolaridade constroem a partir da interpretação de imagens? Quais os tipos de metacognição que os alunos expressam sobre a sua literacia visual? Deste modo, pretendeu-se perceber os tipos de conhecimento histórico que os alunos do 10º ano de escolaridade constroem a partir da interpretação de imagens, relativas aos conteúdos leccionados em sala de aula. A leitura e interpretação de imagens durante o processo ensino/aprendizagem visará, não só, fomentar o sentido reflexivo e critico dos alunos, facilitando a construção, reconstrução e transformação de saberes e conhecimentos, mas também, perceber o tipo de literacia visual histórica expressa pelos alunos. No que concerne à disciplina de Geografia, através do estudo realizado, objetivou-se encontrar resposta para a seguinte questão: Quais são os padrões de questionamento geográfico escrito dos professores aquando a análise e interpretação de gráficos por alunos do 10º ano de escolaridade? Com este estudo, pretendeu-se analisar e caracterizar os padrões de questionamento escrito dos professores de Geografia nas fichas de trabalho por eles elaboradas, aquando a análise e interpretação de gráficos, por alunos do 10º ano de escolaridade. Para além disso, foi também nosso objetivo averiguar a existência ou não, de coerência entre o saber geográfico e as perguntas dos professores aquando a interpretação de gráficos no processo de ensino-aprendizagem.This report presents two different studies developed in a real learning context. One is centered in 10th grade students of a History A class of a night course - Recurrent Secondary Education by Capitalized Modules General Course - and the other on the work of the 10th grade Geography teachers of a Geography A class of the Socioeconomics Science Course. The purpose of the study in the subject of History was to find the answer to the following questions: Which kinds of historical knowledge 10th grade students build from the interpretation of pictures? Which kinds of metacognition students express about their visual literacy? Thus, it was intended to understand the kinds of historical knowledge 10th grade students build from the interpretation of pictures, in relation to the contents taught in class. The reading and understanding of pictures during the teaching-learning process will aim not only to promote the students reflexive and critical sense stimulating the construction, reconstruction and transformation of knowledge and expertise, but also to understand the type of historical visual literacy expressed by students. In what the subject of Geography is concerned, the study carried out was to find the answer to the following question: Which are the patterns of teachers’ written geographical questioning at the analysis and interpretation of graphs by students of the 10th grade? With this study, it was aimed to analyze and characterize the patterns of written questioning of Geography teachers in the worksheet they build, when 10th grade students analyze and interpret graphs. It was also our goal to verify the existence or inexistence of coherence between the geographic knowledge and the teachers’ questions at the interpretations of graphs in the teaching-learning process.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoAlves, Olga Maria Silva20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37754por201453886info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:06.260234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
title O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
spellingShingle O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
Alves, Olga Maria Silva
Questionamento
Fichas de trabalho
Imagens
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
Questioning
Worksheets
Pictures
Teaching-learning
History
Geography
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
title_short O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
title_full O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
title_fullStr O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
title_full_unstemmed O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
title_sort O discurso interrogativo escrito na aula de Geografia e a interpretação de imagens pictóricas na aula de História no ensino secundário
author Alves, Olga Maria Silva
author_facet Alves, Olga Maria Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Olga Maria Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Questionamento
Fichas de trabalho
Imagens
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
Questioning
Worksheets
Pictures
Teaching-learning
History
Geography
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
topic Questionamento
Fichas de trabalho
Imagens
Ensino-aprendizagem
História
Geografia
Questioning
Worksheets
Pictures
Teaching-learning
History
Geography
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37754
url http://hdl.handle.net/1822/37754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201453886
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132348189507584