Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, André Filipe Peixoto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7321
Resumo: Este projeto educativo consistiu na otimização do estudo individual de estudantes de viola d!arco. O projeto foi dirigido a três alunas com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos de idade do ensino básico do curso oficial de viola d!arco do Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa e da Academia de Música de Santa Cecília. Este projeto foi estruturado em duas fases, Fase Preliminar e Fase de Otimização. Na Fase Preliminar observou-se o estudo individual das alunas participantes através de equipamento audiovisual, tendo-se identificado os problemas relacionados com o estudo individual e, na Fase de Otimização, pretendeu-se solucionar os problemas detetados, através da implementação de estratégias metacognitivas que visassem o desenvolvimento de competências musicais. Foi possível observar problemas que ocorreram no estudo e a sua resolução através de estratégias implementadas. Verificou-se que a implementação de estratégias no estudo individual fomenta o desenvolvimento da organização do estudo e de estratégias metacognitivas que podem conduzir a uma otimização da performance
id RCAP_209c5eb940e849a67b649a2d2bf7a7bf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/7321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arcoEducação musicalTécnicas instrumentaisTécnicas musicaisViolaEste projeto educativo consistiu na otimização do estudo individual de estudantes de viola d!arco. O projeto foi dirigido a três alunas com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos de idade do ensino básico do curso oficial de viola d!arco do Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa e da Academia de Música de Santa Cecília. Este projeto foi estruturado em duas fases, Fase Preliminar e Fase de Otimização. Na Fase Preliminar observou-se o estudo individual das alunas participantes através de equipamento audiovisual, tendo-se identificado os problemas relacionados com o estudo individual e, na Fase de Otimização, pretendeu-se solucionar os problemas detetados, através da implementação de estratégias metacognitivas que visassem o desenvolvimento de competências musicais. Foi possível observar problemas que ocorreram no estudo e a sua resolução através de estratégias implementadas. Verificou-se que a implementação de estratégias no estudo individual fomenta o desenvolvimento da organização do estudo e de estratégias metacognitivas que podem conduzir a uma otimização da performanceThis educational project consisted on the optimization of individual study for students of Viola. The project was directed to three students aged between 14 to 15 attending the official course of viola at Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa and Academia de Música de Santa Cecília. The project was structured into two different stages, Preliminary Stage and Optimization Stage, whereas in the first one aimed the analysis through direct observation and video recording of the study promoted by the different pupils in order to identify some of the problems that prevent pupils to develop their musical skills and performance. In the second stage of the project some study strategies were implemented in order to promote the development of skills and cognitive strategies to minimize handicaps on students practice. We could come to the conclusion that the implementation of specific and monitored strategies during individual study encourages and develops the sense of organization and increases the use of meta-cognitive strategies that can lead to optimization of performance.Universidade de Aveiro2012-03-16T10:04:34Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7321porAraújo, André Filipe Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:39Zoai:ria.ua.pt:10773/7321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:02.000798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
title Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
spellingShingle Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
Araújo, André Filipe Peixoto
Educação musical
Técnicas instrumentais
Técnicas musicais
Viola
title_short Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
title_full Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
title_fullStr Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
title_full_unstemmed Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
title_sort Otimização do estudo individual na aprendizagem de viola d’arco
author Araújo, André Filipe Peixoto
author_facet Araújo, André Filipe Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, André Filipe Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Técnicas instrumentais
Técnicas musicais
Viola
topic Educação musical
Técnicas instrumentais
Técnicas musicais
Viola
description Este projeto educativo consistiu na otimização do estudo individual de estudantes de viola d!arco. O projeto foi dirigido a três alunas com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos de idade do ensino básico do curso oficial de viola d!arco do Conservatório de Música, de Dança e Arte Dramática de Lisboa e da Academia de Música de Santa Cecília. Este projeto foi estruturado em duas fases, Fase Preliminar e Fase de Otimização. Na Fase Preliminar observou-se o estudo individual das alunas participantes através de equipamento audiovisual, tendo-se identificado os problemas relacionados com o estudo individual e, na Fase de Otimização, pretendeu-se solucionar os problemas detetados, através da implementação de estratégias metacognitivas que visassem o desenvolvimento de competências musicais. Foi possível observar problemas que ocorreram no estudo e a sua resolução através de estratégias implementadas. Verificou-se que a implementação de estratégias no estudo individual fomenta o desenvolvimento da organização do estudo e de estratégias metacognitivas que podem conduzir a uma otimização da performance
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-03-16T10:04:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/7321
url http://hdl.handle.net/10773/7321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137502933549056