Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Salomé Isabel Cabrita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29677
Resumo: O presente documento foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e II, disciplina incluída no Mestrado em Ensino de Música que compreendeu o estágio realizado no Conservatório Regional do Baixo Alentejo Mestrado ao longo do ano letivo 2016/2017. A primeira secção refere-se ao relatório de estágio, realizado sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e da orientadora cooperante Elsa Marques, no qual se pretende caracterizar a instituição de ensino e a classe de flauta transversal, assim como descrever as práticas educativas, os alunos observados e as aulas lecionadas. A segunda secção apresenta a investigação desenvolvida, por forma a compreender os tipos de embocadura existentes, a relação da fisionomia do aluno com o processo de formação de embocadura, assim como a importância do desenvolvimento de uma embocadura funcional ao longo do processo de aprendizagem e a sua influência na produção de som; Report of Supervised Teaching Practice in vocacional music education I and II, to be carried out in Conservatório Regional do Baixo Alentejo: The embouchure as an essential tool in the learning process of transverse flute. Abstract: The document was written for the module Práctica de Ensino Supervisionada I e II, which is included in the Master's Degree in Music Teaching, developed in the internship in Conservatório Regional do Baixo Alentejo during the school year of 2016/2017. The first section refers to the internship report, written with guidance from Monika Streitová and fellow guide Elsa Marques, which consists in characterising the teaching institution and the flute class, as well as describing the teaching practice, the students and the taught lessons. The second section shows the research as a way to understand the types of embouchure, the relationship between the physiognomy of the student and the process of forming an embouchure, as well as the importance of developing a functional embouchure thourought the learning process and its influence on sound production.
id RCAP_20a05c30b19ed74090296f2f7f94ae13
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversalEnsinoMúsicaFlauta TransversalEmbocaduraTécnicaTeachingMusicTransverse FluteEmbouchureTechniqueO presente documento foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e II, disciplina incluída no Mestrado em Ensino de Música que compreendeu o estágio realizado no Conservatório Regional do Baixo Alentejo Mestrado ao longo do ano letivo 2016/2017. A primeira secção refere-se ao relatório de estágio, realizado sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e da orientadora cooperante Elsa Marques, no qual se pretende caracterizar a instituição de ensino e a classe de flauta transversal, assim como descrever as práticas educativas, os alunos observados e as aulas lecionadas. A segunda secção apresenta a investigação desenvolvida, por forma a compreender os tipos de embocadura existentes, a relação da fisionomia do aluno com o processo de formação de embocadura, assim como a importância do desenvolvimento de uma embocadura funcional ao longo do processo de aprendizagem e a sua influência na produção de som; Report of Supervised Teaching Practice in vocacional music education I and II, to be carried out in Conservatório Regional do Baixo Alentejo: The embouchure as an essential tool in the learning process of transverse flute. Abstract: The document was written for the module Práctica de Ensino Supervisionada I e II, which is included in the Master's Degree in Music Teaching, developed in the internship in Conservatório Regional do Baixo Alentejo during the school year of 2016/2017. The first section refers to the internship report, written with guidance from Monika Streitová and fellow guide Elsa Marques, which consists in characterising the teaching institution and the flute class, as well as describing the teaching practice, the students and the taught lessons. The second section shows the research as a way to understand the types of embouchure, the relationship between the physiognomy of the student and the process of forming an embouchure, as well as the importance of developing a functional embouchure thourought the learning process and its influence on sound production.Universidade de Évora2021-04-02T19:32:13Z2021-04-022021-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29677http://hdl.handle.net/10174/29677TID:202685004porDepartamento de Músicasalome.matias@hotmail.com203Matias, Salomé Isabel Cabritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:13.690169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
title Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
Matias, Salomé Isabel Cabrita
Ensino
Música
Flauta Transversal
Embocadura
Técnica
Teaching
Music
Transverse Flute
Embouchure
Technique
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada no ensino vocacional da música I e II, a realizar no Conservatório Regional do Baixo Alentejo: a embocadura como ferramenta essencial na aprendizagem da flauta transversal
author Matias, Salomé Isabel Cabrita
author_facet Matias, Salomé Isabel Cabrita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Salomé Isabel Cabrita
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Música
Flauta Transversal
Embocadura
Técnica
Teaching
Music
Transverse Flute
Embouchure
Technique
topic Ensino
Música
Flauta Transversal
Embocadura
Técnica
Teaching
Music
Transverse Flute
Embouchure
Technique
description O presente documento foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada I e II, disciplina incluída no Mestrado em Ensino de Música que compreendeu o estágio realizado no Conservatório Regional do Baixo Alentejo Mestrado ao longo do ano letivo 2016/2017. A primeira secção refere-se ao relatório de estágio, realizado sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová e da orientadora cooperante Elsa Marques, no qual se pretende caracterizar a instituição de ensino e a classe de flauta transversal, assim como descrever as práticas educativas, os alunos observados e as aulas lecionadas. A segunda secção apresenta a investigação desenvolvida, por forma a compreender os tipos de embocadura existentes, a relação da fisionomia do aluno com o processo de formação de embocadura, assim como a importância do desenvolvimento de uma embocadura funcional ao longo do processo de aprendizagem e a sua influência na produção de som; Report of Supervised Teaching Practice in vocacional music education I and II, to be carried out in Conservatório Regional do Baixo Alentejo: The embouchure as an essential tool in the learning process of transverse flute. Abstract: The document was written for the module Práctica de Ensino Supervisionada I e II, which is included in the Master's Degree in Music Teaching, developed in the internship in Conservatório Regional do Baixo Alentejo during the school year of 2016/2017. The first section refers to the internship report, written with guidance from Monika Streitová and fellow guide Elsa Marques, which consists in characterising the teaching institution and the flute class, as well as describing the teaching practice, the students and the taught lessons. The second section shows the research as a way to understand the types of embouchure, the relationship between the physiognomy of the student and the process of forming an embouchure, as well as the importance of developing a functional embouchure thourought the learning process and its influence on sound production.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02T19:32:13Z
2021-04-02
2021-02-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29677
http://hdl.handle.net/10174/29677
TID:202685004
url http://hdl.handle.net/10174/29677
identifier_str_mv TID:202685004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
salome.matias@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136673884274688