Sistema remoto para monitorização de ambientes refrigerados em viaturas automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Sérgio Ricardo Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7916
Resumo: Dissertação de mestrado, Engenharia Elétrica e Eletrónica (Tecnologias de Informação e Telecomunicações), Instituto Superior de Engenharia, Universidade do Algarve, 2015
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spelling Sistema remoto para monitorização de ambientes refrigerados em viaturas automóveisMonitorização remotaLocalizaçãoVeículos pesadosSensores remotosRotas de veículosOtimizaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado, Engenharia Elétrica e Eletrónica (Tecnologias de Informação e Telecomunicações), Instituto Superior de Engenharia, Universidade do Algarve, 2015Devido à constante necessidade das empresas de frotas de distribuição em aumentarem a eficiência dos seus sistemas através de processos de otimização, bem como o controlo de custos associado, os sistemas de monitorização remota e tracking de viaturas estão em franca evolução e expansão. Este trabalho, integrado no projeto i3FR - QREN n. 34130, que envolve o consórcio entre duas empresas do Algarve, a X4DEV e a Aviludo, e o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, tem como objetivo desenvolver um módulo de aquisição e monitorização remota de dados de sensores, nomeadamente temperatura e câmaras frigoríficas de entrega de comida fresca e congelada. Estes dados serão integrados numa solução de otimização e gestão de rotas, não englobado no âmbito deste trabalho. Foram estudados os tipos de sensores de temperatura existentes, de modo a selecionar o mais conveniente para os ambientes em questão, ou seja, temperaturas de até -20ºC. Segue-se de um estudo das tecnologias e protocolos de comunicação utilizados para a comunicação dos sensores com o módulo principal e deste com a central. Sendo um dos requisitos a instalação de sensores sem fios, foi escolhida a tecnologia ZigBee. Foi também acrescentado ao objetivo inicial as funcionalidades de localização por GPS, leituras de dados do veículo através de OBD-II e comunicação GSM/GPRS, para uma monitorização em tempo real. Foi desenvolvido todo o hardware e respetivo firmware, sobre a plataforma mbed, uma plataforma de prototipagem rápida dotada de um microcontrolador baseado no processador ARM Cortex M-3, tendo as funcionalidades implementadas sido testadas e utilizando um monitor série para se visualizar os dados.Semião, Jorge Filipe Leal CostaSapientiaVasconcelos, Sérgio Ricardo Martins2016-03-31T16:44:58Z2015-11-1820142015-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7916TID:201234998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:10.596918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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