A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Juliana Andreia Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1454
Resumo: O tema desta investigação é as emoções sócio-afectivas no jardim-de-infância. O presente estudo foi realizado no Jardim-de-Infância da Meadela, na sala 1 com crianças com idades compreendidas entre o 3/4 anos, onde a investigadora estava a realizar a sua Prática Educativa Supervisionada. Foi utilizado o método investigação – acção, com uma metodologia predominantemente qualitativa, onde se procedeu a uma recolha de informação acerca do reconhecimento e identificação das emoções por parte das crianças, tendo a investigadora um papel de observadora participante. Esta investigação debruçasse sobre o quão importante é as crianças perceberem as suas emoções, sendo tal aspecto essencial para a sua envolvência e contacto com a sociedade. Foram realizadas cinco actividades, duas em grande grupo e as restantes em pequeno grupo, para verificar se as crianças ao serem estimuladas e caso haja uma maior abordagem desta temática, as crianças identifiquem e percebam as suas emoções de uma forma mais fácil e mais esclarecedora. Com este estudo pode-se verificar que a abordagem das emoções sócio-afectivas no meio jardim-de-infância é muito importante para a vida social das crianças. Mas esta abordagem não se pode restringir apenas ao jardim, pois o papel do Encarregado de Educação e do meio familiar é bastante importante, porque se este for um assunto abordado as crianças compreende muito melhor as suas emoções e assim torna-se mais fácil a socialização com outras crianças e adultos.
id RCAP_20acf4f755a300b23d236ae756ab6eb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolarEmoções sócio-afectivasPré-escolarCriançasEmotions socio-affectivePre-schoolChildrenO tema desta investigação é as emoções sócio-afectivas no jardim-de-infância. O presente estudo foi realizado no Jardim-de-Infância da Meadela, na sala 1 com crianças com idades compreendidas entre o 3/4 anos, onde a investigadora estava a realizar a sua Prática Educativa Supervisionada. Foi utilizado o método investigação – acção, com uma metodologia predominantemente qualitativa, onde se procedeu a uma recolha de informação acerca do reconhecimento e identificação das emoções por parte das crianças, tendo a investigadora um papel de observadora participante. Esta investigação debruçasse sobre o quão importante é as crianças perceberem as suas emoções, sendo tal aspecto essencial para a sua envolvência e contacto com a sociedade. Foram realizadas cinco actividades, duas em grande grupo e as restantes em pequeno grupo, para verificar se as crianças ao serem estimuladas e caso haja uma maior abordagem desta temática, as crianças identifiquem e percebam as suas emoções de uma forma mais fácil e mais esclarecedora. Com este estudo pode-se verificar que a abordagem das emoções sócio-afectivas no meio jardim-de-infância é muito importante para a vida social das crianças. Mas esta abordagem não se pode restringir apenas ao jardim, pois o papel do Encarregado de Educação e do meio familiar é bastante importante, porque se este for um assunto abordado as crianças compreende muito melhor as suas emoções e assim torna-se mais fácil a socialização com outras crianças e adultos.The theme of this research is the socio-affective emotions in the garden-care. The study was conducted in the Garden-of-the Meadela Children in a room with children aged between 3 / 4 years, where the researcher was conducting its Supervised Practice Education. Method was used for research - action, with a predominantly qualitative methodology, which held a collection of information about the recognition and identification of emotions by children, the researcher has a participatory role as an observer. This research explored about how important the children understand their emotions, this aspect is essential to your surroundings and contact with society. Were carried out five activities, two large group and the other in small groups to see if the children are encouraged and if there is a greater approach to this theme, the children identify and understand their emotions in a way easier and enlightening. This study can be seen that the approach of socio-affective emotions among garden-care is very important for the social life of children. But this approach can not be restricted only to the garden, for the role of the Guardian and the family is very important because if this is a subject matter much better children understand their emotions and so it becomes easier to socialize with other children and adults.2016-01-18T11:33:25Z2011-11-25T00:00:00Z2011-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1454porCaetano, Juliana Andreia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:46Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:44.898765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
title A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
spellingShingle A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
Caetano, Juliana Andreia Ferreira
Emoções sócio-afectivas
Pré-escolar
Crianças
Emotions socio-affective
Pre-school
Children
title_short A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
title_full A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
title_fullStr A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
title_full_unstemmed A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
title_sort A importância das emoções sócio-afectivas no pré-escolar
author Caetano, Juliana Andreia Ferreira
author_facet Caetano, Juliana Andreia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Juliana Andreia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções sócio-afectivas
Pré-escolar
Crianças
Emotions socio-affective
Pre-school
Children
topic Emoções sócio-afectivas
Pré-escolar
Crianças
Emotions socio-affective
Pre-school
Children
description O tema desta investigação é as emoções sócio-afectivas no jardim-de-infância. O presente estudo foi realizado no Jardim-de-Infância da Meadela, na sala 1 com crianças com idades compreendidas entre o 3/4 anos, onde a investigadora estava a realizar a sua Prática Educativa Supervisionada. Foi utilizado o método investigação – acção, com uma metodologia predominantemente qualitativa, onde se procedeu a uma recolha de informação acerca do reconhecimento e identificação das emoções por parte das crianças, tendo a investigadora um papel de observadora participante. Esta investigação debruçasse sobre o quão importante é as crianças perceberem as suas emoções, sendo tal aspecto essencial para a sua envolvência e contacto com a sociedade. Foram realizadas cinco actividades, duas em grande grupo e as restantes em pequeno grupo, para verificar se as crianças ao serem estimuladas e caso haja uma maior abordagem desta temática, as crianças identifiquem e percebam as suas emoções de uma forma mais fácil e mais esclarecedora. Com este estudo pode-se verificar que a abordagem das emoções sócio-afectivas no meio jardim-de-infância é muito importante para a vida social das crianças. Mas esta abordagem não se pode restringir apenas ao jardim, pois o papel do Encarregado de Educação e do meio familiar é bastante importante, porque se este for um assunto abordado as crianças compreende muito melhor as suas emoções e assim torna-se mais fácil a socialização com outras crianças e adultos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-25T00:00:00Z
2011-11-25
2016-01-18T11:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1454
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131523497066496