Ideais Normativos de Beleza Feminina e a sua Perpetuação na Rede Social Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/140407 |
Resumo: | Os ideais normativos de beleza são um problema estrutural, que tem vindo a ser disseminado ao longo da História da socialização humana. Com esta dissertação compreender-se-á o espaço ocupado pelos mesmos ao longo dos tempos, de que forma têm sido perpetuados, em que meios, e por quem. Com a evolução da sociedade e a entrada na era digital, chega também a utilização em massa das redes sociais. O Instagram é atualmente uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e em Portugal especificamente por jovens mulheres. Sendo que a rede social em questão prima essencialmente pela imagem, o que se analisará é de que forma esta mesma imagem perpetua os estereótipos relativos à construção social de um corpo perfeito, e que consequências acarretam para estas jovens. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas a 20 jovens de diversas partes do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos de idade, onde se procurará conhecer as suas posições face aos ideais de beleza e como utilizadoras do Instagram. A metodologia optada, será a qualitativa, através da análise de conteúdo dos resultados obtidos. |
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Ideais Normativos de Beleza Feminina e a sua Perpetuação na Rede Social InstagramCorpoBelezaIdeais normativosEstereótiposRedes sociaisInstagramBodyBeautyNormative idealsStereotypesSocial networksDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaOs ideais normativos de beleza são um problema estrutural, que tem vindo a ser disseminado ao longo da História da socialização humana. Com esta dissertação compreender-se-á o espaço ocupado pelos mesmos ao longo dos tempos, de que forma têm sido perpetuados, em que meios, e por quem. Com a evolução da sociedade e a entrada na era digital, chega também a utilização em massa das redes sociais. O Instagram é atualmente uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e em Portugal especificamente por jovens mulheres. Sendo que a rede social em questão prima essencialmente pela imagem, o que se analisará é de que forma esta mesma imagem perpetua os estereótipos relativos à construção social de um corpo perfeito, e que consequências acarretam para estas jovens. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas a 20 jovens de diversas partes do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos de idade, onde se procurará conhecer as suas posições face aos ideais de beleza e como utilizadoras do Instagram. A metodologia optada, será a qualitativa, através da análise de conteúdo dos resultados obtidos.The normative ideals of beauty are a structural problem that has been disseminated throughout the History of human socialization. With this dissertation we will understand the space occupied by them over time, how they have been perpetuated, in what means, and by whom. With the evolution of society and the entry into the digital age, comes also the massive use of social networks. Instagram is currently one of the most used social networks in the world, and in Portugal specifically, by young women. Since they live mainly by the image, what will be analyzed is how this image perpetuates the stereotypes related to the perfect body, and what consequences it entails for these young women. Semi-structured interviews will be carried out with 20 young women from different parts of the country, aged between 18 and 26 years old, which will seek to know their positions in relation to the ideals of beauty and as users of Instagram. The chosen methodology will be qualitative, through content analysis of the results obtained.Leão, Sara Dalila Aguiar CerejoRUNValador, Inês Agostinho2023-04-21T00:30:37Z2022-04-212021-08-312022-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140407TID:203007921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:17:32Zoai:run.unl.pt:10362/140407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:39.055144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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