Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades de Saúde Especiais no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Ferreira Ramalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7390
Resumo: O presente projeto é fruto de uma investigação sobre a inclusão escolar de alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) no Ensino Básico, à luz do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho. Adotando o referencial da educação inclusiva, sustentada em princípios fundamentais, a escola deve responder às diferentes necessidades de todos os alunos, potenciando a sua participação na aprendizagem e na comunidade escolar. Neste estudo procuramos responder à questão “Quais as perceções dos intervenientes do processo educativo de alunos com NSE sobre a inclusão escolar, verificando, em que medida, variam em função de variáveis sociodemográficas, formativas e experiência profissional? Trata-se de uma investigação de natureza quantitativa, não experimental. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito por questionário, que incluiu a subescala do Índex para a Inclusão (Booth & Ainscow, 2002), dirigido a professores do ensino regular, professores da educação especial, técnicos especializados e pais/ encarregados de educação de crianças/alunos com NSE do Ensino Básico, pertencentes à Região Centro do território continental de Portugal. A amostra, por conveniência, contou com o envolvimento de 154 participantes. Após as análises estatísticas, a investigação possibilitou-nos concluir que efetivamente existem diferenças estatisticamente significativas nas perceções dos intervenientes do processo educativo de alunos com NSE sobre a inclusão escolar, formação e práticas inclusivas, em função de variáveis sociodemográficas, formativas e experiência profissional.
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