As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, António Manuel Tavares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Eira, Paulo, Lourenço, Carla, Almeida, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0211e.27284
Resumo: Introdução: A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB. As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo compreende 2 conjuntos distintos, perfazendo um total de 36 crianças. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica contribui no desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios biopsicossociais. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da Educação Física, permitem a recriação dos gestos e dos elementos gímnicos noutros contexto, principalmente nas atividades autodirigidas dos recreios escolares. A Educação Física possui um papel crucial à integração social das crianças, a Ginástica, em particular torna-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.
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spelling As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das criançasLAS ACTIVIDADES GÍMNICAS EN LA FORMACIÓN Y EL DESARROLLO DE LOS NIÑOSAs atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das criançasEducation and Social Development SciencesIntrodução: A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB. As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo compreende 2 conjuntos distintos, perfazendo um total de 36 crianças. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica contribui no desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios biopsicossociais. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da Educação Física, permitem a recriação dos gestos e dos elementos gímnicos noutros contexto, principalmente nas atividades autodirigidas dos recreios escolares. A Educação Física possui um papel crucial à integração social das crianças, a Ginástica, em particular torna-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.Introduction: Gymnastics contributes to the education and development of children, as well as in the various proposals associated with Physical Education in Elementary School. These activities allow self-confidence and enthusiasm, reflected on children´s performance, persistence, well-being, self-esteem and their ability to concentrate. Objectives: This study aims to assess the importance of technical activities for the motor development and education of children and whether schools promote and create spaces for the development of these activities. Methods: The study group comprises 2 distinct sets, totaling 36 children. The BOT2 motor proficiency test was used and, later, descriptive and inferential analysis of the data was used using the 28th version 28 of Statistical Software SPSS. Results: Significant differences were evidenced between groups regarding the degree of fine motor precision, fine motor integration and manual dexterity. Conclusions: Gymnastics contributes to children´s cross-sectional development, associated with numerous biopsychosocial benefits. Its activities developed in school, through Physical Education, allow the recreation of gestures and other elements in various contexts, especially in the self-directed activities of school playgrounds. Physical Education plays a crucial role in children´s social integration and, Gymnastics in particular, makes them a more active and conscious citizen, also providing body autonomy and increased capacity for expression in groups.Introducción: La Gimnasia entra en la ecuación de la educación y desarrollo de los niños, tanto en la dinámica de sus prácticas, como en las diversas propuestas asociadas a la disciplina de Educación Física de la enseñanza primaria. Sus actividades permiten que los niños desarrollen interés, confianza y entusiasmo, reflexionando sobre su desempeño, persistencia, bienestar, autoestima y su capacidad de concentración. Objetivos: Este estudio tiene como objetivo evaluar la importancia de las actividades técnicas para el desarrollo motor y la educación de los niños y si las escuelas promueven y crean espacios para el desarrollo de estas actividades. Métodos: El grupo de estudio comprende 2 conjuntos distintos, con un total de 36 niños. Se utilizó la prueba de aptitud motora BOT2 y, posteriormente, se utilizó el análisis descriptivo e inferencial de los datos utilizando la versión 28 del Software Estadístico SPSS. Resultados: Se evidenciaron diferencias significativas entre los grupos en cuanto al grado de precisión motora fina, integración motora fina y destreza manual. Conclusións: La Gimnasia contribuye al desarrollo transversal de los niños, estando asociada a numerosos beneficios biopsicosociales. Las actividades desarrolladas en la escuela, a través de la Educación Física, permiten la recreación de gestos y elementos en otros contextos, especialmente en las actividades autodirigidas de los patios escolares. La Educación Física juega un papel crucial en la integración social de los niños, la Gimnasia en particular los convierte en un ciudadano más activo y consciente, proporcionando también autonomía corporal y mayor capacidad de expresión en grupos.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0211e.27284por1647-662X0873-3015Azevedo, António Manuel TavaresEira, PauloLourenço, CarlaAlmeida, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:46.073474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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