Discursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antonio Batista da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100160
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13489
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar discursos de estudantes universitários autodeclarados negros, de uma universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de dados qualitativos e a análise dialogará com a teoria de raça e racismo e da análise de discurso de Teun Van Dijk. O método inclui a revisão de literatura de um corpus de textos políticos sobre a temática, a realização de entrevistas que possibilitem a análise por meio de amostras de relatos captados que possibilitem colocar em primeiro plano, debates e posicionamentos frente às demandas e disputas pela reeducação das relações étnico-raciais na universidade. A análise revela ainda que, políticas públicas educacionais tenhma sido implemtadas no campo educacional brasileiro, existe demandas da comunidade acadêmica, em especial de universitários negros, por mundanças de culturas acadêmicas, curriculares e epsitemológicas na universidade.
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spelling Discursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidadeDiscursos de estudiantes universitarios sobre la reeducación de las relaciones étnico-raciales en la universidadUniversity student speech on the education of ethnicracial relations at the universityRaçaRacismoAntirracismoCurrículoRazaRacismoAnti racismoPlan de estudiosRaceRacismAnti-racismCurriculumEste artigo tem por objetivo analisar discursos de estudantes universitários autodeclarados negros, de uma universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de dados qualitativos e a análise dialogará com a teoria de raça e racismo e da análise de discurso de Teun Van Dijk. O método inclui a revisão de literatura de um corpus de textos políticos sobre a temática, a realização de entrevistas que possibilitem a análise por meio de amostras de relatos captados que possibilitem colocar em primeiro plano, debates e posicionamentos frente às demandas e disputas pela reeducação das relações étnico-raciais na universidade. A análise revela ainda que, políticas públicas educacionais tenhma sido implemtadas no campo educacional brasileiro, existe demandas da comunidade acadêmica, em especial de universitários negros, por mundanças de culturas acadêmicas, curriculares e epsitemológicas na universidade.Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos de estudiantes universitarios negros de una universidad pública brasileña, a la luz de estudios sobre relaciones étnicoraciales. La recolección y análisis de datos cualitativos dialogará con la teoría de la raza y el racismo y el análisis del discurso de Teun Van Dijk. El método incluye la revisión bibliográfica de un corpus de textos políticos sobre el tema, realizando entrevistas que posibilitan el análisis a través de muestras de reportes capturados que permiten el primer plano de debates y posiciones sobre las demandas y disputas por la reeducación de las etnias raciales. relaciones en la universidad. El análisis revela que las políticas públicas educativas implementadas en el campo educativo brasileño, hay demandas de la comunidad académica, especialmente de los estudiantes universitarios negros, de cambios en las culturas académicas, curriculares y epistemológicas en la universidad.This article aims to analyze the discourses of black university students from a Brazilian public university, in the light of studies on ethnic-racial relations. The qualitative data collection and analysis will dialogue with the theory of race and racism and the discourse analysis of Teun Van Dijk. The method includes the literature review of a corpus of political texts on the subject, conducting interviews that allow the analysis through samples of captured reports that allow to put in the foreground, debates and positions facing the demands and disputes for the re-education of ethnic-racial relations at the university.The analysis reveals that educational public policies have been implemented in the Brazilian educational field, there are demands from the academic community, especially from black university students, for changes in academic, curricular and epistemological cultures at the university.Universidade Federal do Rio Grande2022-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100160http://hdl.handle.net/10316/100160https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13489por2358-8853https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13489Silva, Marcos Antonio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-19T20:45:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:36.762410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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