A utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem : efeitos da formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruzeiro, Marco António de Bastos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28012
Resumo: A formação contínua de professores constitui um instrumento privilegiado para induzir mudanças no sistema educativo, oferecendo a possibilidade de os docentes desenvolverem atitudes e conhecimentos que vêm complementar a sua formação inicial e alterar as suas práticas profissionais. No caso das escolas públicas portuguesas, a formação contínua de professores em TIC terá sido proporcionada através do desenvolvimento dos sucessivos projetos, programas e iniciativas. No entanto, a maioria dos professores continua a não utilizar as TIC de forma consistente e regular em práticas de ensino que envolvam a utilização das tecnologias pelos alunos. Sugere-se que a causa para esta situação estará no tipo de formação em TIC que tem sido proporcionada. Por isso, este estudo tenta compreender a forma como esta formação tem sido planeada e os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, como método, recorremos à análise de documentos, onde se expressam informações sobre a oferta formativa, sobre o uso das TIC nas escolas e sobre o levantamento de necessidades de formação contínua de professores, e auscultámos formadores e professores que lecionaram e frequentaram ações de formação. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação, apontam para uma oferta formativa que apresenta ausência de referencial e tende a valorizar os aspetos teórico, ou teórico-prático. Observámos, ainda, que mais de metade da oferta formativa em TIC tem procurado satisfazer necessidades do trabalho dos professores que não se relacionam com as práticas de ensino. Quanto aos efeitos da formação, os dados indicam que a formação em TIC terá produzido efeito no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores, mas não alterou significativamente a utilização das TIC em sala de aula. Como entraves à utilização das TIC, os professores entrevistados referem a falta de tempo para explorar as tecnologias, a insuficiência e a desatualização dos equipamentos e do software, a falta de técnicos para fazer a manutenção e a falta de verbas para repor os equipamentos avariados ou obsoletos.
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Sugere-se que a causa para esta situação estará no tipo de formação em TIC que tem sido proporcionada. Por isso, este estudo tenta compreender a forma como esta formação tem sido planeada e os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, como método, recorremos à análise de documentos, onde se expressam informações sobre a oferta formativa, sobre o uso das TIC nas escolas e sobre o levantamento de necessidades de formação contínua de professores, e auscultámos formadores e professores que lecionaram e frequentaram ações de formação. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação, apontam para uma oferta formativa que apresenta ausência de referencial e tende a valorizar os aspetos teórico, ou teórico-prático. Observámos, ainda, que mais de metade da oferta formativa em TIC tem procurado satisfazer necessidades do trabalho dos professores que não se relacionam com as práticas de ensino. Quanto aos efeitos da formação, os dados indicam que a formação em TIC terá produzido efeito no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores, mas não alterou significativamente a utilização das TIC em sala de aula. Como entraves à utilização das TIC, os professores entrevistados referem a falta de tempo para explorar as tecnologias, a insuficiência e a desatualização dos equipamentos e do software, a falta de técnicos para fazer a manutenção e a falta de verbas para repor os equipamentos avariados ou obsoletos.Continuing teacher training is a privileged tool to induce changes in the education system, offering the possibility for teachers to develop attitudes and knowledge that complement their initial training and change their professional practices. In the case of Portuguese public schools, the continuing training of ICT teachers will have been provided through the development of successive projects, programs and initiatives. However, most teachers continue to not consistently and regularly use ICT in teaching practices involving the usage of technology by students. It is suggested that the cause for this situation will be in the type of ICT training that has been provided. Therefore, this study aims to understand how this training has been planned and seeks to determine the effects of this training on teachers' knowledge and how they mobilize ICT in teaching and learning processes. To do this, as method, we use the analysis of documents, which express information about the formative offer, on the usage of ICT in schools and on the survey of the needs of continuing teacher training; furthermore, we have listened to trainers and teachers who have taught and attended training activities. The data obtained suggests possible weaknesses in the process of diagnosis and survey of training needs, point out to a formative, needy offer, which presents absence of referential and tends to value the theoretical, or theoretical-practical aspects. We also observed that more than half of the ICT training offer has sought to meet the needs of teachers ' work that do not relate to teaching practices. As for the effects of training, the data indicates that ICT training will have produced an effect on the development of skills related to the teachers ' rearward work but has not significantly altered the use of ICT in the classroom. As obstacles to the usage of ICT, the teachers interviewed refer to the lack of time to explore the technologies, the insufficiency, the outdating of the equipment and the software, the lack of technicians to maintain and the lack of funds to replenish the malfunctioning or obsolete equipment.Andrade, António Manuel Valente deAraújo, Joaquim Machado deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCruzeiro, Marco António de Bastos2019-07-25T10:35:22Z2018-12-2120182018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28012TID:202203042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:25.257415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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