Descentralização Territorial e Política em Portugal – O Exemplo da Reforma Administrativa de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/56919 |
Resumo: | O objetivo principal desta investigação é entender melhor se o processo de descentralização municipal de Lisboa tem qualificado a administração pública da cidade, e também se as medidas que foram tomadas até agora contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos na cidade e nas freguesias. Devido à recente implementação do processo (iniciado em 2012/13), ainda não existem estudos amplos relativamente aos reais impactos da Reforma Administrativa, e de que modo o processo foi assimilado pelas juntas de freguesia, quais os maiores benefícios ou dificuldades que as autarquias locais tiverem de enfrentar. Para estudar a descentralização territorial e Política em Portugal, escolheu-se o exemplo da Reforma Administrativa de Lisboa, que pode ser visto como um processo inovador, num país com uma administração altamente centralizada e burocrática, em consonância com outros países do arco mediterrânico. O trabalho encontra-se subdividido em dois pontos principais, prévios à análise crítica e às conclusões: os capítulos teóricos, nos quais se recorreu à análise do estado de arte das estruturas governativas nacionais e internacionais; e o capítulo prático, no qual se recorreu a entrevistas a políticos e a técnicos das juntas para analisar mais diretamente a realidade da Reforma Administrativa, e de que forma foi recebida em cada freguesia. Concluiu-se que devido ao tempo de incerteza que se vive, é cada vez mais importante que os governos alterem a sua postura, apostando num modelo mais inclusivo para os cidadãos e contribuir para uma maior cooperação com as autarquias locais. Relativamente ao exemplo de Lisboa, entendeu-se de facto que a governação de proximidade seria um princípio de gestão a adotar, para isso, foi necessário atribuir novas competências às juntas de freguesia, que se viram mais capazes para responder aos desafios no território. Outra das conclusões é que a Reforma Administrativa teve de facto impacto na população, geraram-se instrumentos para melhorar o serviço prestado. O desafio passa pela defesa do território e da reivindicação das carências territoriais, em colaboração com a Câmara Municipal. No entanto, para investigação futura, seria importante a procura de novas soluções governativas para as cidades, principalmente no território português em geral. Para já, aguardam-se novas decisões em 2019, apesar dos avanços que têm existido nos últimos anos, corre-se o risco de existir uma estagnação, e de não haver uma discussão séria sobre o assunto. |
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Descentralização Territorial e Política em Portugal – O Exemplo da Reforma Administrativa de LisboaDescentralizaçãoReforma AdministrativaReforma Administrativa de LisboaEstruturas GovernativasGovernance StructuresAdministrative ReformDescentralizationLisbonLisboaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO objetivo principal desta investigação é entender melhor se o processo de descentralização municipal de Lisboa tem qualificado a administração pública da cidade, e também se as medidas que foram tomadas até agora contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos na cidade e nas freguesias. Devido à recente implementação do processo (iniciado em 2012/13), ainda não existem estudos amplos relativamente aos reais impactos da Reforma Administrativa, e de que modo o processo foi assimilado pelas juntas de freguesia, quais os maiores benefícios ou dificuldades que as autarquias locais tiverem de enfrentar. Para estudar a descentralização territorial e Política em Portugal, escolheu-se o exemplo da Reforma Administrativa de Lisboa, que pode ser visto como um processo inovador, num país com uma administração altamente centralizada e burocrática, em consonância com outros países do arco mediterrânico. O trabalho encontra-se subdividido em dois pontos principais, prévios à análise crítica e às conclusões: os capítulos teóricos, nos quais se recorreu à análise do estado de arte das estruturas governativas nacionais e internacionais; e o capítulo prático, no qual se recorreu a entrevistas a políticos e a técnicos das juntas para analisar mais diretamente a realidade da Reforma Administrativa, e de que forma foi recebida em cada freguesia. Concluiu-se que devido ao tempo de incerteza que se vive, é cada vez mais importante que os governos alterem a sua postura, apostando num modelo mais inclusivo para os cidadãos e contribuir para uma maior cooperação com as autarquias locais. Relativamente ao exemplo de Lisboa, entendeu-se de facto que a governação de proximidade seria um princípio de gestão a adotar, para isso, foi necessário atribuir novas competências às juntas de freguesia, que se viram mais capazes para responder aos desafios no território. Outra das conclusões é que a Reforma Administrativa teve de facto impacto na população, geraram-se instrumentos para melhorar o serviço prestado. O desafio passa pela defesa do território e da reivindicação das carências territoriais, em colaboração com a Câmara Municipal. No entanto, para investigação futura, seria importante a procura de novas soluções governativas para as cidades, principalmente no território português em geral. Para já, aguardam-se novas decisões em 2019, apesar dos avanços que têm existido nos últimos anos, corre-se o risco de existir uma estagnação, e de não haver uma discussão séria sobre o assunto.The main objective of this investigation is to better understand whether the municipal decentralization process in Lisbon has qualified the city's public administration, and also whether the actions taken so far have contributed to improving the quality of life of citizens in the city and in the parishes. Due to the recent implementation of the process (started in 2012/13), there are still no comprehensive studies on the real impact of the Administrative Reform, and how the process was assimilated by the parish councils, what are the major benefits or difficulties that local authorities have to face. In order to study territorial and political decentralization in Portugal, was selected the example of the Lisbon Administrative Reform, which can be seen as an innovative process, in a country with a highly centralized and bureaucratic administration, in line with other countries in the Mediterranean region. The work is subdivided into two main points, previous to the critical analysis and conclusions: the theoretical chapters, in which the analysis of the state of art of national and international governmental structures was used; and the practical chapter, in which interviews with politicians and technicians of the boards were used to analyze more directly the reality of the Administrative Reform, and how it was received in each parish. It was concluded that due to the uncertainty of time, it is increasingly important for governments to change their position, betting on a more inclusive model for citizens and contributing to greater cooperation with local authorities. Regarding the Lisbon example, it was understood that proximity governance would be a management principle to accept, for which it was necessary to assign new competences to the parish councils, which were able to respond to the challenges in the territory. Another of the conclusions is that the Administrative Reform had impact on the population, instruments were generated to improve the service provided. The challenge is to defend the territory and to claim territorial needs, in collaboration with the City Council. However, for future research, it would be important to look for new governmental solutions for cities, especially in Portuguese territory in general. Currently, new decisions are expected in 2019, althought the advances that have existed in recent years, there is a risk of stagnation, and there is no serious discussion on the subject.Seixas, JoãoRUNCarrapiço, Mauro Filipe Primo2019-01-09T15:57:37Z2018-11-202018-09-222018-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/56919TID:202052788porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:27:26Zoai:run.unl.pt:10362/56919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:00.152958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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