Evolução do plano curricular das ciências farmacêuticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6652 |
Resumo: | Neste estudo, apresentamos a evolução do Plano Curricular das Ciências Farmacêuticas em Portugal. Em primeiro lugar, iremos fazer a contextualização das Ciências Farmacêuticas no quadro do desenvolvimento destas ciências, quer no plano internacional, quer, mais particularmente, em Portugal, onde se fará referência à atividade do boticário, antecessor do atual farmacêutico. Seguidamente, faremos uma reflexão acerca da evolução dos planos curriculares ao longo do último século. E, à medida que percorremos as várias alterações curriculares, iremos analisar a luta entre o que seria necessário a nível de afirmação científica e o que era politicamente e socialmente permitido. Iremos ainda referir as implicações decorrentes da implementação do Processo de Bolonha na reforma curricular atual, dando conta da importância do currículo em permanente construção, numa incessante busca de maturação. |
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Evolução do plano curricular das ciências farmacêuticasReforma curricularPlanos curricularesBolonhaReforma legislativaEnsino superiorCiências farmacêuticasCurricular reformCurricular plansBolognaLegislative reformHigher educationPharmaceutical SciencesDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Medicina BásicaNeste estudo, apresentamos a evolução do Plano Curricular das Ciências Farmacêuticas em Portugal. Em primeiro lugar, iremos fazer a contextualização das Ciências Farmacêuticas no quadro do desenvolvimento destas ciências, quer no plano internacional, quer, mais particularmente, em Portugal, onde se fará referência à atividade do boticário, antecessor do atual farmacêutico. Seguidamente, faremos uma reflexão acerca da evolução dos planos curriculares ao longo do último século. E, à medida que percorremos as várias alterações curriculares, iremos analisar a luta entre o que seria necessário a nível de afirmação científica e o que era politicamente e socialmente permitido. Iremos ainda referir as implicações decorrentes da implementação do Processo de Bolonha na reforma curricular atual, dando conta da importância do currículo em permanente construção, numa incessante busca de maturação.In this study, we present the evolution of the Curricular Plan of the Pharmaceutical Sciences Degree in Portugal. First, we will contextualize the Pharmaceutical Sciences within the framework of the development of these sciences, both internationally and, more particularly, in Portugal, where we will reference the activity of the apothecary, predecessor of the current pharmacist. We will then reflect on the evolution of the curricula over the last century. Additionally, as we go through the various curricular changes in this timeframe, we are going to look at the struggle between what was needed at the level of scientific affirmation and what was politically and socially permissible. We will also mention the implications of the implementation of the Bologna Process in the current curricular reform, noting the importance of the curriculum in permanent construction, in an incessant search for maturation.Barata, PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Victor Manuel Moura2018-05-11T07:54:23Z2018-02-27T00:00:00Z2018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6652201902931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:02Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:33.188027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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