Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86834
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
id RCAP_21257975fe4ff61942d51bf3158404b5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicosImprovement of the logistical complaints process to raw material suppliers in an electronic components companySistema de gestão de reclamaçõesAbordagem por processosSeis SigmaDMAICComplaints management systemProcess approachEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da QualidadeNuma era na qual as empresas se encontram em constante competição observa-se uma crescente atenção entregue à qualidade fornecida nos produtos e serviços. Desse modo, a importância prestada à gestão de reclamações tornou-se uma estratégia de garantia da qualidade, uma vez que é feito um controlo e alerta de falhas, proporcionando um método de correção de problemas e garantia da satisfação dos clientes. Esta dissertação apresenta como tema a melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima praticado numa empresa de componentes eletrónicos. Através de um caso de estudo, foi possível identificar as variáveis que influenciam o processo, propondo melhorias para reduzir o tempo de tratamento de reclamações logísticas e consequentemente o número de não conformidades. Atendendo à complexidade e à natureza dinâmica do processo em estudo, recorreu-se à filosofia Seis Sigma como prática no desenvolvimento deste projeto, uma vez que apresenta uma estrutura organizada de definição de defeitos, análise e resolução de problemas. Adicionalmente, foi utilizada a abordagem por processos para melhoria do processo em estudo. Através da aplicação da metodologia DMAIC, em conjunto com as ferramentas de qualidade, identificou-se as variáveis que influenciam o processo e implementaram-se ações de melhoria significativas. Isto resultou na redução do tempo de tratamento das reclamações em 65% e na diminuição da variabilidade associada em 79%, resultando num processo mais eficiente, previsível e robusto. Complementarmente, foi possível constatar um maior comprometimento e motivação por parte da equipa no tratamento das reclamações logísticas. Facto resultante da definição simples e intuitiva do processo, através da adoção da abordagem por processos, que garantiu uma maior compreensão do mesmo.In an era where companies are constantly engaged in intense competition, there is an increasing focus on the quality of products and services provided. Consequently, the importance given to complaints management has become a strategy of quality assurance, as it allows the identification and control of failures, providing a method for problem correction and ensure of customer satisfaction. This dissertation focuses on improving the process of logistic complaints management to suppliers of raw materials in an electronic components company. Through a case study, it was possible to identify the variables that influence the process, proposing improvements to reduce the time for handling logistic complaints and the number of non-conformities. Given the complexity and dynamic nature of the process under study, the Six Sigma philosophy was used as a practice in the development of this project, since it provides an organized structure for the definition of defects, analysis and problem solving. Additionally, the process approach was used for improvement of the process under study. Through the application of the DMAIC methodology, in conjunction with quality tools, the variables influencing the process were identified and significant improvements were implemented. This resulted in a 65% reduction in complaint handling time and a 79% reduction in the associated variability, leading to a more efficient and robust process. Furthermore, it was possible to observe a greater commitment and motivation from the team in handling the logistic complaints. This fact resulted from the simple and intuitive definition of the process through the adoption of a process approach, which ensured a better understanding of it.Sousa, SérgioUniversidade do MinhoCosta, Inês Ribeiro2023-07-242023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86834por203362683info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T01:20:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:26.118350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
Improvement of the logistical complaints process to raw material suppliers in an electronic components company
title Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
spellingShingle Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
Costa, Inês Ribeiro
Sistema de gestão de reclamações
Abordagem por processos
Seis Sigma
DMAIC
Complaints management system
Process approach
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
title_full Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
title_fullStr Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
title_full_unstemmed Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
title_sort Melhoria do processo de reclamações logísticas a fornecedores de matéria-prima numa empresa de componentes eletrónicos
author Costa, Inês Ribeiro
author_facet Costa, Inês Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Sérgio
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Inês Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de gestão de reclamações
Abordagem por processos
Seis Sigma
DMAIC
Complaints management system
Process approach
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Sistema de gestão de reclamações
Abordagem por processos
Seis Sigma
DMAIC
Complaints management system
Process approach
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
2023-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/86834
url https://hdl.handle.net/1822/86834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203362683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133617284186112