Personal Branding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Evelin Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10150
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar o tema Personal Branding – processo de construção e gerenciamento da marca pessoal, que é baseado na essência do indivíduo - seus valores, crenças e propósito de vida, visando tornar sua marca pessoal forte, autêntica, confiável e altamente diferenciada. O estudo será exploratório, por meio de metodologia de análise qualitativa, baseada em entrevistas semi-estruturadas com profissionais especialistas no tema, atuantes em Portugal e Brasil, visando responder às seguintes questões problemáticas: Como os profissionais de Personal Branding entendem a construção de uma marca pessoal? Pela análise das entrevistas foi possível constatar que, embora os profissionais utilizem metodologias distintas, buscam atender objetivos semelhantes: ajudar pessoas a construírem uma marca pessoal forte e de credibilidade e propiciar maior satisfação e plenitude pessoal e profissional, mediante atingimento dos objetivos definidos. Em síntese, o processo de Personal Branding contempla as seguintes etapas principais: Avaliação ou Diagnóstico; Estratégia ou Plano de Ação; Implantação; Gestão ou Acompanhamento. Qual abrangência do processo de Personal Branding e quais desdobramentos com outros temas correlatos como a Consultoria de Imagem? Como ponto de mudança da visão inicial desta questão, apurou-se que o processo de Personal Branding é mais abrangente, complexo e profundo que a Consultoria de Imagem – e que esta pode ser uma das ferramentas a ser utilizada em determinado momento do processo de construção da marca, porque a imagem é um atributo extremamente estratégico quando se trata de marca pessoal. Conclui-se que um dos fatores diferenciadores fundamentais entre branding de marca pessoal e branding de produto ou serviço, é que no Personal Branding identifica-se o ADN da pessoa - essência, valores e atributos distintivos que ela já possui, para depois definir a estratégia e comunicação mais eficazes para sua audiência. Já na gestão da marca de produtos e serviços é possível construir o ADN e demais características desejadas, conforme estratégia intencional da marca. Assim, o processo de Personal Branding pode ser considerado uma ferramenta estratégica para a construção e gestão de marca pessoal, que após ser reconhecido e muito utilizado por figuras públicas e celebridades, passa a ser requisitado por pessoas consideradas comuns, que buscam um posicionamento autêntico, consistente, coerente e diferenciado para sua marca pessoal.
id RCAP_2139866226a25ddf382de49b854e33a5
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personal BrandingConstrução e gerenciamento da marca pessoalBranding PessoalMarca PessoalPersonal BrandingReputação PessoalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaEsta dissertação tem como objetivo principal investigar o tema Personal Branding – processo de construção e gerenciamento da marca pessoal, que é baseado na essência do indivíduo - seus valores, crenças e propósito de vida, visando tornar sua marca pessoal forte, autêntica, confiável e altamente diferenciada. O estudo será exploratório, por meio de metodologia de análise qualitativa, baseada em entrevistas semi-estruturadas com profissionais especialistas no tema, atuantes em Portugal e Brasil, visando responder às seguintes questões problemáticas: Como os profissionais de Personal Branding entendem a construção de uma marca pessoal? Pela análise das entrevistas foi possível constatar que, embora os profissionais utilizem metodologias distintas, buscam atender objetivos semelhantes: ajudar pessoas a construírem uma marca pessoal forte e de credibilidade e propiciar maior satisfação e plenitude pessoal e profissional, mediante atingimento dos objetivos definidos. Em síntese, o processo de Personal Branding contempla as seguintes etapas principais: Avaliação ou Diagnóstico; Estratégia ou Plano de Ação; Implantação; Gestão ou Acompanhamento. Qual abrangência do processo de Personal Branding e quais desdobramentos com outros temas correlatos como a Consultoria de Imagem? Como ponto de mudança da visão inicial desta questão, apurou-se que o processo de Personal Branding é mais abrangente, complexo e profundo que a Consultoria de Imagem – e que esta pode ser uma das ferramentas a ser utilizada em determinado momento do processo de construção da marca, porque a imagem é um atributo extremamente estratégico quando se trata de marca pessoal. Conclui-se que um dos fatores diferenciadores fundamentais entre branding de marca pessoal e branding de produto ou serviço, é que no Personal Branding identifica-se o ADN da pessoa - essência, valores e atributos distintivos que ela já possui, para depois definir a estratégia e comunicação mais eficazes para sua audiência. Já na gestão da marca de produtos e serviços é possível construir o ADN e demais características desejadas, conforme estratégia intencional da marca. Assim, o processo de Personal Branding pode ser considerado uma ferramenta estratégica para a construção e gestão de marca pessoal, que após ser reconhecido e muito utilizado por figuras públicas e celebridades, passa a ser requisitado por pessoas consideradas comuns, que buscam um posicionamento autêntico, consistente, coerente e diferenciado para sua marca pessoal.This dissertation has as its main objective to investigate the theme Personal Branding - process of building and managing the personal brand, which is based on the essence of the individual - their values, beliefs and life purpose, aiming to make their personal brand strong, authentic, reliable and highly. differentiated. The study will be exploratory, using a qualitative analysis methodology, based on semi-structured interviews with professionals specializing in the subject, working in Portugal and Brazil, aiming to answer the following problematic questions: How do Personal Branding professionals understand building a personal brand? Through the analysis of the interviews, it was found that, although professionals use different methodologies, they seek to meet similar goals: to help people build a strong and credible personal brand and to provide greater satisfaction and personal and professional fulfillment, by achieving the defined goals. In summary, the Personal Branding process includes the following main steps: Assessment or Diagnosis; Strategy or Plan of Action; Implantation; Management or Monitoring. What is the scope of the Personal Branding process and what are the consequences of other related themes such as Image Consulting? As a turning point from the initial view of this issue, it was found that the Personal Branding process is more comprehensive, complex and profound than Image Consulting - and that this can be one of the tools to be used at any given moment in the construction process. because image is an extremely strategic attribute when it comes to personal branding. It is concluded that one of the fundamental differentiating factors between personal branding and product or service branding is that in Personal Branding one identifies the DNA of the person - essence, values and distinctive attributes that he already has, and then defines the strategy. and communication more effective for your audience. In the management of the brand of products and services, it is possible to build the DNA and other desired characteristics, according to the brand's intentional strategy. Thus, the Personal Branding process can be considered a strategic tool for the construction and management of personal branding, which after being recognized and widely used by public figures and celebrities, is being requested by people considered common, who seek an authentic positioning, consistent, consistent and differentiated for your personal brand.Mendes, António Manuel CamposPereira, Maria Madalena RochauBibliorumBarbosa, Evelin Machado2020-03-20T17:06:31Z2019-11-252019-09-262019-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10150TID:202375277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:11.001339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personal Branding
Construção e gerenciamento da marca pessoal
title Personal Branding
spellingShingle Personal Branding
Barbosa, Evelin Machado
Branding Pessoal
Marca Pessoal
Personal Branding
Reputação Pessoal
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
title_short Personal Branding
title_full Personal Branding
title_fullStr Personal Branding
title_full_unstemmed Personal Branding
title_sort Personal Branding
author Barbosa, Evelin Machado
author_facet Barbosa, Evelin Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, António Manuel Campos
Pereira, Maria Madalena Rocha
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Evelin Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Branding Pessoal
Marca Pessoal
Personal Branding
Reputação Pessoal
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
topic Branding Pessoal
Marca Pessoal
Personal Branding
Reputação Pessoal
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de Moda
description Esta dissertação tem como objetivo principal investigar o tema Personal Branding – processo de construção e gerenciamento da marca pessoal, que é baseado na essência do indivíduo - seus valores, crenças e propósito de vida, visando tornar sua marca pessoal forte, autêntica, confiável e altamente diferenciada. O estudo será exploratório, por meio de metodologia de análise qualitativa, baseada em entrevistas semi-estruturadas com profissionais especialistas no tema, atuantes em Portugal e Brasil, visando responder às seguintes questões problemáticas: Como os profissionais de Personal Branding entendem a construção de uma marca pessoal? Pela análise das entrevistas foi possível constatar que, embora os profissionais utilizem metodologias distintas, buscam atender objetivos semelhantes: ajudar pessoas a construírem uma marca pessoal forte e de credibilidade e propiciar maior satisfação e plenitude pessoal e profissional, mediante atingimento dos objetivos definidos. Em síntese, o processo de Personal Branding contempla as seguintes etapas principais: Avaliação ou Diagnóstico; Estratégia ou Plano de Ação; Implantação; Gestão ou Acompanhamento. Qual abrangência do processo de Personal Branding e quais desdobramentos com outros temas correlatos como a Consultoria de Imagem? Como ponto de mudança da visão inicial desta questão, apurou-se que o processo de Personal Branding é mais abrangente, complexo e profundo que a Consultoria de Imagem – e que esta pode ser uma das ferramentas a ser utilizada em determinado momento do processo de construção da marca, porque a imagem é um atributo extremamente estratégico quando se trata de marca pessoal. Conclui-se que um dos fatores diferenciadores fundamentais entre branding de marca pessoal e branding de produto ou serviço, é que no Personal Branding identifica-se o ADN da pessoa - essência, valores e atributos distintivos que ela já possui, para depois definir a estratégia e comunicação mais eficazes para sua audiência. Já na gestão da marca de produtos e serviços é possível construir o ADN e demais características desejadas, conforme estratégia intencional da marca. Assim, o processo de Personal Branding pode ser considerado uma ferramenta estratégica para a construção e gestão de marca pessoal, que após ser reconhecido e muito utilizado por figuras públicas e celebridades, passa a ser requisitado por pessoas consideradas comuns, que buscam um posicionamento autêntico, consistente, coerente e diferenciado para sua marca pessoal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2019-09-26
2019-11-25T00:00:00Z
2020-03-20T17:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10150
TID:202375277
url http://hdl.handle.net/10400.6/10150
identifier_str_mv TID:202375277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136392093106176