Uso da técnica de diário para investigar autocuidado na adolescência durante a pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400034 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O impacto psicológico da vivência da pandemia de COVID-19 na população em geral ainda não está totalmente evidenciado. O mesmo ocorre quando se analisa a questão em públicos específicos, como os adolescentes. Objetivo: Esse estudo objetivou identificar comportamentos de autocuidado e sentimentos de adolescentes brasileiros durante um dos momentos da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo que contou com a participação de nove adolescentes de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio da técnica do diário. Diários elaborados pelos pesquisadores foram preenchidos individualmente pelos adolescentes durante 30 dias. Os dados foram tratados de forma descritiva e segundo os pressupostos da análise temática. Resultados: Dois temas foram construídos na análise dos dados: 1) Compreensão do autocuidado e saúde mental; 2) Vivências de autocuidado. Verificou-se que os participantes possuíam boa compreensão de saúde mental e da necessidade de adoção de comportamentos de autocuidado durante a pandemia da COVID-19. Os registros em diário revelaram práticas de atividades físicas, alimentação equilibrada e saudável, bem como busca por apoio especializado ou de amigos. Sentimentos e aspectos negativos, mas também positivos, foram referidos pelos participantes como relacionados ao momento pandêmico. A partir dos registros, verificou-se que medidas de controle do estresse, hábitos alimentares, comunicação virtual e momentos de reflexão foram medidas de cuidado para controlar os sentimentos ou vivências negativas durante o período de coleta de dados. Conclusões: Os resultados obtidos revelam que a metodologia utilizada - técnica do diário - permitiu o registro da rotina dos participantes e, ao mesmo tempo, reflexões sobre o momento vivido. Esses aspectos são importantes na medida em que a pandemia ainda não havia sido superada no momento da coleta de dados e poucos estudos verificavam os comportamentos e os sentimentos dos adolescentes. |
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