A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Catarina Sequeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8406
Resumo: Relatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_215009007eb139efffe75e2bc4fb16c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas criançasPrática profissional supervisionadaEducação de infânciaAprendizagem cooperativaTrabalho cooperativoSupervised professional practiceChildhood educationCooperative learningCooperative workRelatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório, solicitado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada, realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar no contexto de Jardim de Infância, que decorreu no período de 26 de setembro a 20 de janeiro, tem como objetivo registar de forma reflexiva a prática pedagógica realizada, tendo em conta as intenções delineadas e a concretização das mesmas. Para além disso, pretende-se evidenciar a problemática que surgiu da própria prática, ilustrando qual a ação do educador na promoção do trabalho cooperativa nas crianças. Deste modo, foi utilizada a metodologia de investigação ação que tem como base uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas como a observação participante, consulta documental, redação de notas de campo, o registo fotográfico e áudio. A análise dos dados foi realizada a partir dos resultados obtidos das notas de campo a partir das atividades propostas pelo adulto e das atividades iniciadas pelas crianças. Contudo, para a realização desta análise foi necessária uma revisão da literatura, de modo a compreender o trabalho cooperativo nas crianças desta faixa etária, bem como, a importância do papel do educador na promoção desse trabalho. Através da análise de dados foi possível observar comportamentos de entreajuda e cooperação entre as crianças, como também a aquisição de competências sociais que anteriormente não era verificável no grupo. Por fim, o presente relatório pretende fazer uma avaliação de todo processo vivenciado ao longo dos dois módulos, Creche e Jardim de Infância para construção da identidade profissional, como também, referir quais as contribuições da problemática identificada para o desenvolvimento e aprendizagem do grupo de crianças.ABSTRACT This report, requested in the Course Professional Practice Supervised held in Master in Preschool Education in the context of kindergarten, accomplished between 26th September until 20th of January with the objective, register reflectively teaching practice carried out taking into account the intentions outlined and the implementation thereof. 6 Furthermore, it aims to highlight the problems emerged from the own pratice, illustrating the action of the educator in promoting cooperative work children. Thus it was used a methodology based on a qualitative approach, using techniques as participant, observation, document research, writing field notes, and photographic record and audio. Data analysis was carried out from the results obtained writing field notes built from the activities proposed by the adult and the activities initiated by the children. However, was necessary to review the literature in order to understand the cooperative work in the children of this age group, as well as the importance of the role of the educator in promoting this work. Through the analysis of data it was possible to observe behaviors of mutual aid and cooperation among children, as well as the acquisition of social skills that previously was not verifiable in the group. Finally, this report intends to make an evaluation of all processes experienced during the two modules, childcare center and Kindergarten to build the professional identity, as well as to indicate which contributions of the problem identified for the development and learning of the group of children.Rosa, ManuelaRCIPLCruz, Ana Catarina Sequeira2018-04-16T14:13:26Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8406TID:201823349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:10.698530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
title A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
spellingShingle A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
Cruz, Ana Catarina Sequeira
Prática profissional supervisionada
Educação de infância
Aprendizagem cooperativa
Trabalho cooperativo
Supervised professional practice
Childhood education
Cooperative learning
Cooperative work
title_short A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
title_full A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
title_fullStr A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
title_full_unstemmed A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
title_sort A ação do educador na promoção do trabalho cooperativo nas crianças
author Cruz, Ana Catarina Sequeira
author_facet Cruz, Ana Catarina Sequeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ana Catarina Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Educação de infância
Aprendizagem cooperativa
Trabalho cooperativo
Supervised professional practice
Childhood education
Cooperative learning
Cooperative work
topic Prática profissional supervisionada
Educação de infância
Aprendizagem cooperativa
Trabalho cooperativo
Supervised professional practice
Childhood education
Cooperative learning
Cooperative work
description Relatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-04-16T14:13:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8406
TID:201823349
url http://hdl.handle.net/10400.21/8406
identifier_str_mv TID:201823349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433216106496