A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Inês Lobato
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3467
Resumo: Tese de Mestrado em Arquitectura
id RCAP_2162c870d33e787a2d0bcf3d172a38b7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verdeLisboaProjecto da Cidade pós-quiotoEspaço PúblicoEstrutura verdeFachadas VerdesHortas urbanasLisbonPost-KyotoUrban ProjectPublic spaceGreen structureGreen FaçadasUrban kitchen-gardensTese de Mestrado em ArquitecturaNa sequência de receios quanto ao curso do processo de aquecimento global, em 1989 criou-se o Intergovernmental Panel on Climate Change. Subsequentemente realizam-se diversas conferências, a mais importante das quais a de Quioto em 1997. Nesta apuraram-se objectivos gerais e metas concretas para a redução da emissão de gases com efeito de estufa, considerados a causa principal do aquecimento global. A União Europeia, Portugal e Lisboa, comprometeram-se com os objectivos de Quioto, tendo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), através da Estratégia Energético-Ambiental, definido objectivos gerais tais como a melhoria da qualidade do ar exterior, redução do ruído, optimização do desempenho energético e da mobilidade urbana; metas ambiciosas para a redução de emissões e melhoria da eficiência energética. Reconheceu-se ser prioritário actuar no sector dos transportes, no sentido de alterar o actual padrão de mobilidade, excessivamente dependente do automóvel. O Plano Director Municipal considera a expansão da rede de eléctricos e a valorização da mobilidade suave, sendo que o Governo considera a expansão do Metro e a implementação do Carro Eléctrico (Mobi.e). Apesar das acções delineadas convergirem para a prossecução dos fins a alcançar, do estudo comparado de casos congéneres (sobretudo Paris e Freiburg), apurar-se-á alguma falta de ambição por parte de Lisboa. Com efeito, não basta privilegiar os meios de transporte próprios da cidade pós-Quioto, é ainda necessário que a cidade se desenvolva prioritariamente em torno dos “nós” já existentes do sistema metropolitano de transporte sobre carris (comboio, metro, eléctrico que, a par da mobilidade suave, são os meios de transporte mais amigos do ambiente). Assim, em alternativa ao Estudo Urbanístico encomendado pela CML em que se propõe a transformação da zona expectante de Sete Rios num nó rodoviário conjugado com espaços verdes, e considerando que esta zona constitui um dos principais nós do sistema metropolitano de transportes, propusemo-nos desenvolver um "pólo de urbanidade" multifuncional e denso, tanto no plano ambiental, como social e cultural – no espírito do que Jean Nouvel e outras equipas propõem para Paris – grande opção estratégica que se procurou compatibilizar com, entre outras, o desenvolvimento do espaço público (sem o qual a adopção da mobilidade suave certamente será residual), a clarificação da estrutura verde e reforço da dotação de verde, factor essencial para melhor preparar a cidade para expectáveis impactos do aquecimento global, tais como picos de calor e de pluviosidade. O tema do "verde", desempenha um papel central no relatório e na proposta projectual desenvolvida.Amidst concerns about the global warming process the Intergovernmental Panel on Climate Change was constituted in 1989. Subsequently a number of conferences were held, namely in Kyoto, were general objectives and specific goals were defined for the reduction of greenhouse gases, considered the main cause of global warming. European Union, Portugal and Lisbon are committed to the objectives of Kyoto in 1997. The City of Lisbon (CML) adopted an Environmental and Energetic Strategy establishing general objectives such as the improvement of air quality, noise reduction, improvement of energy and of urban mobility efficiency; demanding goals for the reduction of greenhouse gases and energy efficiency. It was acknowledged the urgent necessity of acting on the urban transportation sector. The Master Plan (PDM) considers the development of the network of tramways and of light mobility, and the Government considers the development of the subway and the implementation of the Electric Car (Mobi.e). Although such projects converge towards the sought objectives, on the grounds of the research on case studies (mainly Paris and Freiburg), we will consider that the Lisbon lacks ambition. Indeed, it is clearly insufficient to develop the means of transportation congenial to the post-Kyoto city, it is also necessary that the city will develop in the near future close to existing nodes of the metropolitan network on tracks (train, subway and tramway, alongside light mobility, the most eco-friendly means of transportation). As an alternative to the Urban Project commissioned by the City for the Sete Rios area where a new traffic roundabout and green spaces is proposed, and considering that this arguably is the city's main transportation network, we are proposing an "urban pole", multifunctional and dense, both environmentally and socially and culturally -in line with the propositions put forward by Jean Nouvel and other teams for Paris -, a strategic guideline that we sought to combine with, among others, the clarification of the green structure and the development of the green endowment, a crucial factor in order to cope with the foreseeable impact of heat and rain impacts. In this report and in the respective urban project the focus is placed on the topic of "green".Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de ArquitecturaFigueira, João FranciscoRepositório da Universidade de LisboaSimões, Inês Lobato2011-07-28T13:34:20Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3467porSIMÕES, Inês Lobato - A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde. Lisboa : FAUTL, 2011. Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:19.445073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
title A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
spellingShingle A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
Simões, Inês Lobato
Lisboa
Projecto da Cidade pós-quioto
Espaço Público
Estrutura verde
Fachadas Verdes
Hortas urbanas
Lisbon
Post-Kyoto
Urban Project
Public space
Green structure
Green Façadas
Urban kitchen-gardens
title_short A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
title_full A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
title_fullStr A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
title_full_unstemmed A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
title_sort A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde
author Simões, Inês Lobato
author_facet Simões, Inês Lobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, João Francisco
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Inês Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Lisboa
Projecto da Cidade pós-quioto
Espaço Público
Estrutura verde
Fachadas Verdes
Hortas urbanas
Lisbon
Post-Kyoto
Urban Project
Public space
Green structure
Green Façadas
Urban kitchen-gardens
topic Lisboa
Projecto da Cidade pós-quioto
Espaço Público
Estrutura verde
Fachadas Verdes
Hortas urbanas
Lisbon
Post-Kyoto
Urban Project
Public space
Green structure
Green Façadas
Urban kitchen-gardens
description Tese de Mestrado em Arquitectura
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-28T13:34:20Z
2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3467
url http://hdl.handle.net/10400.5/3467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SIMÕES, Inês Lobato - A construção da cidade pós-Quioto.Um projecto urbano para Sete Rios, Lisboa ; mobilidade, intensidade e verde. Lisboa : FAUTL, 2011. Tese de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130989272760320