Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Flora da Conceição Silvério
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8427
Resumo: Este trabalho constitui-se pelo Relatório de uma investigação-ação, realizada em contexto de trabalho no decorrer do Programa de Educação Ambiental (PEA), no ano letivo 2015-2016, na Escola Básica Nº 2 (EB2) do Agrupamento de Escolas de Sines. O trabalho delineou-se pela perceção da problemática - resíduos urbanos – que fez questionar sobre o que podemos fazer para que os resíduos sejam, cada vez mais, reduzidos, reutilizados, reciclados e devidamente encaminhados e valorizados? No entanto, foi igualmente questionado se as ações de Educação Ambiental desenvolvidas serão, de fato, uma ferramenta eficaz para promoção da Cidadania Ambiental? Dos diversos temas e atividades que compõem o PEA, e do que a este trabalho importa, destaca-se o acompanhamento e envolvimento diretos da investigadora (educadora) na(o): Processo de equipar os espaços comuns das escolas com ecopontos, e as salas de aula com eco-bags; Promoção e acompanhamento da visualização do filme “Viagem à volta do Lixo”, antecedido e seguido de conversa reflexiva com os alunos; Acompanhamento das visitas guiadas ao Centro de Triagem e Aterro Sanitário da AMBILITAL; Dinamização do Ateliê de reciclagem de papel; Ateliê de reutilização de materiais; Acompanhamento da reflexão e elaboração dos trabalhos sobre dejetos caninos, e montagem da exposição com os cartazes no final do ano letivo. Como métodos de avaliação, foram utilizadas ferramentas como inquéritos, grelhas de observação, notas de campo, registo fotográfico, trabalhos realizados, análise das expressões e reações observadas. Pelos resultados obtidos, observados e verificados diretamente, considera-se que fomentou a reflexão individual e coletiva e a entreajuda, contribuindo para a consciencialização, solidariedade e cidadania ambiental que nos permitem “desenhar” uma cidade mais limpa e um futuro mais equitativo e sustentável.
id RCAP_216c1133ce25c6c2dfe468cc8d73ceda
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em SinesCidadania ambientalEducaçãoCidadaniaCampanhas de sensibilizaçãoDesenvolvimento sustentávelGestão de resíduosSinesEducationAwarenessCitizenshipSustainable developmentWasteDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteODS::04:Educação de QualidadeODS::11:Cidades e Comunidades SustentáveisODS::12:Produção e Consumo SustentáveisEste trabalho constitui-se pelo Relatório de uma investigação-ação, realizada em contexto de trabalho no decorrer do Programa de Educação Ambiental (PEA), no ano letivo 2015-2016, na Escola Básica Nº 2 (EB2) do Agrupamento de Escolas de Sines. O trabalho delineou-se pela perceção da problemática - resíduos urbanos – que fez questionar sobre o que podemos fazer para que os resíduos sejam, cada vez mais, reduzidos, reutilizados, reciclados e devidamente encaminhados e valorizados? No entanto, foi igualmente questionado se as ações de Educação Ambiental desenvolvidas serão, de fato, uma ferramenta eficaz para promoção da Cidadania Ambiental? Dos diversos temas e atividades que compõem o PEA, e do que a este trabalho importa, destaca-se o acompanhamento e envolvimento diretos da investigadora (educadora) na(o): Processo de equipar os espaços comuns das escolas com ecopontos, e as salas de aula com eco-bags; Promoção e acompanhamento da visualização do filme “Viagem à volta do Lixo”, antecedido e seguido de conversa reflexiva com os alunos; Acompanhamento das visitas guiadas ao Centro de Triagem e Aterro Sanitário da AMBILITAL; Dinamização do Ateliê de reciclagem de papel; Ateliê de reutilização de materiais; Acompanhamento da reflexão e elaboração dos trabalhos sobre dejetos caninos, e montagem da exposição com os cartazes no final do ano letivo. Como métodos de avaliação, foram utilizadas ferramentas como inquéritos, grelhas de observação, notas de campo, registo fotográfico, trabalhos realizados, análise das expressões e reações observadas. Pelos resultados obtidos, observados e verificados diretamente, considera-se que fomentou a reflexão individual e coletiva e a entreajuda, contribuindo para a consciencialização, solidariedade e cidadania ambiental que nos permitem “desenhar” uma cidade mais limpa e um futuro mais equitativo e sustentável.This work consists of a report by an action research carried out in the context of the Environmental Education Program (PEA), in the academic year 2015-2016, at the Basic School No. 2 (EB2) of the Sines School Grouping. The work was delineated by the perception of the problematic - urban waste - which made us question: what we can do to ensure that waste is increasingly prevented, reduced, reused, recycled and properly routed and valued? However, it was also questioned whether the actions of Environmental Education developed will, in fact, be an effective tool to promote Environmental Citizenship? Of the various themes and activities that make up the PEA, and of what is important to this work, we highlight the direct accompaniment and involvement of the researcher (educator) in the process of equipping schools' common spaces with ecopoints, classes with eco-bags; Promotion and follow-up of the viewing of the movie "Journey Around the Garbage", preceded by a reflexive conversation with the students; Follow-up of guided visits to the AMBILITAL Screening and Landfill Center; Dynamization of the paper recycling workshop; Workshop on the reuse of materials; Follow up of the reflection and elaboration of the works on canine excrement, and assembly of an exhibition with posters at the end of the school year. Evaluation methods employed the use of surveys, observation grids, field notes, photographic records, work done and analysis of the expressions and reactions observed. From the results obtained, observed and verified directly, it is considered fostered individual and collective reflection and mutual aid, contributing to the awareness, solidarity and environmental citizenship that allow us to "design" a cleaner city, and a more equitable and sustainable future.Caeiro, SandraRepositório AbertoFerreira, Flora da Conceição Silvério2019-07-22T16:27:37Z2019-04-092019-07-222019-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8427TID:202266605porFerreira, Flora da Conceição Silvério - Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente [Em linha] : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines. [S.l.]: [s.n.], 2019. 262 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:29:52Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:29.067385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
title Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
spellingShingle Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
Ferreira, Flora da Conceição Silvério
Cidadania ambiental
Educação
Cidadania
Campanhas de sensibilização
Desenvolvimento sustentável
Gestão de resíduos
Sines
Education
Awareness
Citizenship
Sustainable development
Waste
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis
title_short Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
title_full Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
title_fullStr Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
title_full_unstemmed Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
title_sort Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines
author Ferreira, Flora da Conceição Silvério
author_facet Ferreira, Flora da Conceição Silvério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caeiro, Sandra
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Flora da Conceição Silvério
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania ambiental
Educação
Cidadania
Campanhas de sensibilização
Desenvolvimento sustentável
Gestão de resíduos
Sines
Education
Awareness
Citizenship
Sustainable development
Waste
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis
topic Cidadania ambiental
Educação
Cidadania
Campanhas de sensibilização
Desenvolvimento sustentável
Gestão de resíduos
Sines
Education
Awareness
Citizenship
Sustainable development
Waste
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis
description Este trabalho constitui-se pelo Relatório de uma investigação-ação, realizada em contexto de trabalho no decorrer do Programa de Educação Ambiental (PEA), no ano letivo 2015-2016, na Escola Básica Nº 2 (EB2) do Agrupamento de Escolas de Sines. O trabalho delineou-se pela perceção da problemática - resíduos urbanos – que fez questionar sobre o que podemos fazer para que os resíduos sejam, cada vez mais, reduzidos, reutilizados, reciclados e devidamente encaminhados e valorizados? No entanto, foi igualmente questionado se as ações de Educação Ambiental desenvolvidas serão, de fato, uma ferramenta eficaz para promoção da Cidadania Ambiental? Dos diversos temas e atividades que compõem o PEA, e do que a este trabalho importa, destaca-se o acompanhamento e envolvimento diretos da investigadora (educadora) na(o): Processo de equipar os espaços comuns das escolas com ecopontos, e as salas de aula com eco-bags; Promoção e acompanhamento da visualização do filme “Viagem à volta do Lixo”, antecedido e seguido de conversa reflexiva com os alunos; Acompanhamento das visitas guiadas ao Centro de Triagem e Aterro Sanitário da AMBILITAL; Dinamização do Ateliê de reciclagem de papel; Ateliê de reutilização de materiais; Acompanhamento da reflexão e elaboração dos trabalhos sobre dejetos caninos, e montagem da exposição com os cartazes no final do ano letivo. Como métodos de avaliação, foram utilizadas ferramentas como inquéritos, grelhas de observação, notas de campo, registo fotográfico, trabalhos realizados, análise das expressões e reações observadas. Pelos resultados obtidos, observados e verificados diretamente, considera-se que fomentou a reflexão individual e coletiva e a entreajuda, contribuindo para a consciencialização, solidariedade e cidadania ambiental que nos permitem “desenhar” uma cidade mais limpa e um futuro mais equitativo e sustentável.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22T16:27:37Z
2019-04-09
2019-07-22
2019-04-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8427
TID:202266605
url http://hdl.handle.net/10400.2/8427
identifier_str_mv TID:202266605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Flora da Conceição Silvério - Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente [Em linha] : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em Sines. [S.l.]: [s.n.], 2019. 262 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135065144295424