O projeto com-vida educar para a sustentabilidade: análise da experiência numa escola do campo em Pernambuco, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9280 |
Resumo: | Um olhar diferenciado sobre o meio ambiente e a necessidade permanente da Educação Ambiental tem sido eixo norteador da presente pesquisa, buscando como instrumentos de suporte as músicas de Luiz Gonzaga que versam sobre o assunto e que, na verdade, são gritos de alerta para despertar a consciência coletiva e traduzem, com muita propriedade, a nossa realidade. Além de instrumentos de sensibilização, elas induzem a uma educação ambiental permanente que deve estar sendo trabalhada nas escolas, fora delas e no contexto social como um todo, tendo em vista que é preciso criar uma preocupação por parte de pais e educadores para a produção presente e futura de um meio ambiente sustentável. Embora de forma tímida ela aconteça, a escola se apresenta como um espaço próprio para protagonizar a construção de uma consciência ecológica que evolua com cada passo da história. Essa é a nossa finalidade: o despertar para a construção de uma visão coletiva e cuidadora do nosso meio ambiente, numa perspectiva de que o equilíbrio se gera quando agimos em consonância com as leis da natureza e quando a esta atribuímos o cuidado e importância para o ciclo vital. Frente ao que foi posto, inquietou-nos verificar a influência de Luiz Gonzaga na Educação Ambiental como fator norteador e sensibilizador para a formação do sujeito ecológico pelo viés do Projeto Com-Vida Educar para a sustentabilidade. Tal proposta foi vivenciada numa escola rural do município de Exu-PE, Brasil por meio do estudo de campo descritivo de natureza qualitativa com observação participante, cujos instrumentos utilizados foram: entrevistas com professores, questionários aplicados aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram catalogados, classificados, analisados quantitativamente e interpretados indutivamente. Pudemos observar, após o desenvolvimento do projeto, uma mudança de postura, gerando um resultado positivo nos alunos e professores em relação à responsabilidade cidadã e o despertar para o papel vital do meio ambiente para os humanos. |
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O projeto com-vida educar para a sustentabilidade: análise da experiência numa escola do campo em Pernambuco, BrasilMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTALSUSTENTABILIDADEPROJETOS EDUCATIVOSMÚSICAESTUDOS DE CASOESCOLASBRASILPERNAMBUCOLUIZ GONZAGAEDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONSUSTAINABILITYEDUCATIONAL PROJECTSCASE STUDIESSCHOOLSBRAZILPERNAMBUCOLUIZ GONZAGAUm olhar diferenciado sobre o meio ambiente e a necessidade permanente da Educação Ambiental tem sido eixo norteador da presente pesquisa, buscando como instrumentos de suporte as músicas de Luiz Gonzaga que versam sobre o assunto e que, na verdade, são gritos de alerta para despertar a consciência coletiva e traduzem, com muita propriedade, a nossa realidade. Além de instrumentos de sensibilização, elas induzem a uma educação ambiental permanente que deve estar sendo trabalhada nas escolas, fora delas e no contexto social como um todo, tendo em vista que é preciso criar uma preocupação por parte de pais e educadores para a produção presente e futura de um meio ambiente sustentável. Embora de forma tímida ela aconteça, a escola se apresenta como um espaço próprio para protagonizar a construção de uma consciência ecológica que evolua com cada passo da história. Essa é a nossa finalidade: o despertar para a construção de uma visão coletiva e cuidadora do nosso meio ambiente, numa perspectiva de que o equilíbrio se gera quando agimos em consonância com as leis da natureza e quando a esta atribuímos o cuidado e importância para o ciclo vital. Frente ao que foi posto, inquietou-nos verificar a influência de Luiz Gonzaga na Educação Ambiental como fator norteador e sensibilizador para a formação do sujeito ecológico pelo viés do Projeto Com-Vida Educar para a sustentabilidade. Tal proposta foi vivenciada numa escola rural do município de Exu-PE, Brasil por meio do estudo de campo descritivo de natureza qualitativa com observação participante, cujos instrumentos utilizados foram: entrevistas com professores, questionários aplicados aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram catalogados, classificados, analisados quantitativamente e interpretados indutivamente. Pudemos observar, após o desenvolvimento do projeto, uma mudança de postura, gerando um resultado positivo nos alunos e professores em relação à responsabilidade cidadã e o despertar para o papel vital do meio ambiente para os humanos.A distinctive look about the environment and the continuing need of Environmental Education has been guiding axis of this research, seeking, as instruments to support, the songs of Luiz Gonzaga that focus on this matter and that, in fact, are cries of warning to arouse the collective consciousness and translate, with plenty of property, our reality. In addition to instruments of awareness, they induce a permanent environmental education that must be worked inside and outside schools, and in the social context, bearing in mind that it is necessary to create a concern on parents and educators for present and future production of a sustainable environment. Although it occurs timidly, the school presents itself as a space to play the construction of an ecological conscience that evolves along with every step of history. The objective of this work was to build a collective and careful vision of our environment, a perspective that the balance is generated when we act in accordance with the laws of nature and when this attach the care and importance for the life cycle. Therefore, this work focused on studying the influence of Luiz Gonzaga in Environmental Education as a guiding factor and sensitizer for the formation of ecological subject based on Com-Vida Educar para a Sustentabilidade Project. This proposal was experienced in a rural school in the municipality of Exu-PE, Brazil by means of qualitative study and participant observation, using the instruments: interviews with teachers and questionnaires applied to students from the 3rd to the 5th year of Basic Education. The data collected were cataloged, classified, analyzed quantitatively and interpreted inductively. We were able to observe, after the development of the project, a change of posture, generating a positive result to students and teachers in relation to citizen responsibility and service to the vital role of the environment for humans.2018-12-20T16:06:34Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9280TID:202106730porSilva, Sabrina Guimarães Bacurau einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:00.036269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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