Dar laços em vez de nós : as auto-perceções das crianças sobredotadas acerca das suas competências socioemocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Liliana Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22470
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
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spelling Dar laços em vez de nós : as auto-perceções das crianças sobredotadas acerca das suas competências socioemocionaisCrianças sobredotadasInteligência emocionalCompetências sociaisTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013Embora muitos sejam os estudos desenvolvidos na área de sobredotação, estes têm‐se centrado essencialmente ao nível da caracterização da população sobredotada, do impacto das respostas educativas neste grupo e na avaliação, tendo‐se desbravado muito pouco terreno no que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional das crianças sobredotadas. Sabendo que a Inteligência Emocional (IE), operacionalizada através das competências socioemocionais, desempenha um papel fulcral na forma como os indivíduos se adaptam ao seu quotidiano e constitui um bom preditor de sucesso no contexto interpessoal e profissional, pretendeu‐se, com este estudo, (1) avaliar as diferenças existentes ao nível da auto‐percepção das competências socioemocionais nas crianças sobredotadas e não sobredotadas, procurando (2) perceber se os perfis de IE das crianças sobredotadas são tendencialmente heterogéneos e analisar estas discrepâncias, bem como proceder à tradução e adaptação de um instrumento de avaliação da IE para crianças. Par a medição do construto de IE e da auto‐percepção das competências socioemocionais a ele associadas, recorreu‐se ao Trait Emotional Intelligence Questionnarie – Child Form (TEIQue‐CF). Os dados foram tratados em termos estatísticos e também qualitativos através da análise de conteúdo baseada numa entrevista semi‐estruturada com base nos instrumentos. Participaram 8 crianças sobredotadas e 21 crianças sem diagnóstico de sobredotação com as mesmas idades. As crianças sobredotadas revelaram apresentar diferenças significativas entre as suas autopercepções das competências socioemocionais quando comparadas com as crianças não sobredotadas, tendo registado resultados mais elevados nas facetas de Expressão das Emoções, da Auto‐motivação e da Não Impulsividade, e resultados mais baixos em todas as outras facetas e também no Traço Global de Inteligência Emocional. Deste modo, os resultados salientam a tendência para a presença de valores mais altos ou mais baixos nos sobredotados. Os resultados são discutidos com base na literatura, sendo referidas as limitações do estudo e deixadas sugestões para futuras investigações.Although there many are many studies in the area of giftedness, mostly focusing the characteristics of the gifted population, the impact of educational responses in the group and their assessment, very has been advanced in terms of the socio‐emotional development of gifted children. Knowing that emotional intelligence (EI), operationalized in terms of socio‐emotional skills, plays a key role in the way the people adapt to everyday life and is a good predictor of success in interpersonal and professional contexts, this study aims to (1) assess differences in terms of self‐perception of socio‐emotional skills in gifted and nongifted children understanding (2) if the IE of gifted children tend to be heterogeneous and thus analyze these discrepancies as well as translating and adapting an instrument designed to evaluation children´s IE. The instrument used to evaluate IE and self perception of socio‐emotional skills was Questionnaire to emotional intelligence‐child form (TEIQue‐CF). The data was treated in statistical terms and also a qualitative analysis of semi‐structured interview based in the instrument. Participants were 8 gifted and 21 non‐gifted children with the same ages. Gifted children revealed significant differences in terms of self‐perception of socioemotional skills, having recorded higher results in facets of expression of emotions, selfmotivation and impulsiveness, and lower results in all other facets, and also in the overall Trait Emotional Intelligence. The results highlight the tendency for the presence of higher or lower values in the gifted. The results are discussed on the basis of literature, the limitations of study referred and some suggestions for future investigations are advanced.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaBranco, Liliana Freitas2016-01-29T13:49:15Z20132013-10-282013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22470TID:201028549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:03.810025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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