Aplicação de Lean nos Serviços : caso dos serviços académicos universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32047 |
Resumo: | Cada vez mais as organizações procuram remover dos seus processos os elementos que não acrescentam valor para o cliente e que representam desperdício dentro dos mesmos, para que estes se tornem mais eficazes. Neste sentido, as organizações têm vindo a adotar a filosofia de gestão Lean Thinking, uma vez que esta visa remover os desperdícios presentes nos processos e consequentemente aumentar o valor percecionado pelos clientes. Esta filosofia começou por ser implementada na indústria pela Toyota, no entanto, ao longo dos anos e à medida que a competitividade entre empresas e exigência do mercado foram aumentando, esta filosofia passou a ser implementada em diversos setores, incluindo o setor dos serviços. Este estudo tem como principal objetivo a análise de três processos integrantes dos serviços académicos da Universidade Católica Portuguesa e apresentação de propostas de melhoria tendo por base a filosofia Lean. A presente investigação é iniciada com a revisão de literatura composta pela explicação da aplicabilidade do pensamento Lean nos serviços, bem como princípios e ferramentas utilizadas por esta filosofia de gestão. Em seguida, foram analisados, em formato estudo caso, o processo de candidaturas, submissão de teses e matrículas e posteriormente desenvolvidas propostas de melhoria para cada um dos processos. Os resultados obtidos demonstraram que a implementação do pensamento Lean nos serviços pode ser um fator importante e decisivo para melhorar a qualidade dos mesmo, trazendo vantagens para a organização e respetivos clientes. |
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Aplicação de Lean nos Serviços : caso dos serviços académicos universitáriosLean thinkingAnálise de processosServiçosProcess analysisServicesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCada vez mais as organizações procuram remover dos seus processos os elementos que não acrescentam valor para o cliente e que representam desperdício dentro dos mesmos, para que estes se tornem mais eficazes. Neste sentido, as organizações têm vindo a adotar a filosofia de gestão Lean Thinking, uma vez que esta visa remover os desperdícios presentes nos processos e consequentemente aumentar o valor percecionado pelos clientes. Esta filosofia começou por ser implementada na indústria pela Toyota, no entanto, ao longo dos anos e à medida que a competitividade entre empresas e exigência do mercado foram aumentando, esta filosofia passou a ser implementada em diversos setores, incluindo o setor dos serviços. Este estudo tem como principal objetivo a análise de três processos integrantes dos serviços académicos da Universidade Católica Portuguesa e apresentação de propostas de melhoria tendo por base a filosofia Lean. A presente investigação é iniciada com a revisão de literatura composta pela explicação da aplicabilidade do pensamento Lean nos serviços, bem como princípios e ferramentas utilizadas por esta filosofia de gestão. Em seguida, foram analisados, em formato estudo caso, o processo de candidaturas, submissão de teses e matrículas e posteriormente desenvolvidas propostas de melhoria para cada um dos processos. Os resultados obtidos demonstraram que a implementação do pensamento Lean nos serviços pode ser um fator importante e decisivo para melhorar a qualidade dos mesmo, trazendo vantagens para a organização e respetivos clientes.Increasingly, organizations seek to remove from their processes elements that do not add value to the customer and represent waste, in order to become the processes more effective. In this sense, organizations have been adopting Lean Thinking management philosophy, since it aims to remove the waste in the processes and consequently increase the value perceived by customers. This philosophy started to be implemented in the industry by Toyota, however, over the years and as the competitiveness between companies and market demand increased, this philosophy started to be implemented in several sectors, including the service one. This study has as main objective the analysis of three processes that are part of the academic services of the Catolic University of Portugal and the development of improvement proposals based on Lean philosophy, The present investigation begins with a literature review that explains the applicability of Lean Thinking in services, as well as principles and tools used by this management philosophy. Then, the application process, submission of theses and enrollments were analyzed, in study case format, and proposals for improvement were subsequently provided for each process. The findings show that the implementation of Lean thinking in services can be an important and decisive factor to improve their quality, bringing benefits to the organization and customers.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarbosa, Jorge Daniel da Silva2021-02-15T11:40:01Z2020-07-0720202020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32047TID:202566943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:47.587685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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