Os factores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ricardo Jorge Ferreira de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1718
Resumo: A entrada em vigor do Processo de Bolonha introduziu um novo paradigma no ensino superior em Portugal, visto que veio alterar o modo de organização dos cursos, assim como a metodologia utilizada, sendo que as alterações mais significativas verificaram-se na nova concepção dos graus académicos, especialmente, nos Mestrados de continuidade. O ensino superior é essencialmente um serviço de transmissão e aprendizagem de conhecimentos, sendo que a forte concorrência que se verifica nesta área leva a que as Universidades necessitem de compreender as necessidades específicas dos alunos. Uma atenção especial a factores como a satisfação dos alunos e a qualidade da instituição podem fazer aumentar o rendimento escolar dos alunos, e isso pode gerar uma maior retenção dos mesmos para os graus académicos seguintes. Neste contexto, o objectivo principal desta investigação é identificar os determinantes da satisfação para os alunos dos mestrados de continuidade. Foi também realizada uma investigação relativa aos factores que determinam a qualidade, visto que este é um factor que está intimamente relacionado com a satisfação. Um questionário, baseado no modelo SERVQUAL, foi realizado aos alunos dos mestrados de continuidade do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Os dados obtidos permitiram desenvolver um modelo que identifica as variáveis determinantes para a satisfação, tendo sido utilizado o modelo de regressão ordinal. Por outro lado, a análise factorial foi utilizada de modo a identificar as dimensões que determinam a qualidade. Os resultados obtidos pelos dois modelos permitem delinear estratégias cujo foco seja a resolução dos problemas dos alunos.
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