Construção de uma tarifa de responsabilidade civil automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Isa Veríssimo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30528
Resumo: Tese de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2017
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spelling Construção de uma tarifa de responsabilidade civil automóvelRegressão linearModelos lineares generalizadosRegressão de PoissonHurdle ModelsClusteringTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasTese de mestrado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2017A atividade seguradora oferece aos seus clientes a transferência de eventuais responsabilidades destes, assim como prejuízos por danos sofridos pelos seus bens, mediante o pagamento de um prémio de seguro, valor que deverá permitir a obtenção de resultados de exploração satisfatórios. Estas responsabilidades e danos não são conhecidos no momento em que o prémio é calculado, pelo que deverão ser estimados. No entanto, diferentes indivíduos enquadram-se em diferentes classes de risco, pelo que um dos desafios da atividade seguradora é a definição de uma tarifa tecnicamente equilibrada que permita à empresa assegurar o cumprimento das suas responsabilidades, mas que seja também justa e adaptada a cada cliente. Identificar, diferenciar e quantificar o grau de risco de cada segurado permite cobrar o prémio adequado. Neste trabalho aborda-se a modelação da tarifa da garantia de Responsabilidade Civil do ramo Automóvel. O custo associado à sinistralidade depende de duas componentes: a frequência de sinistralidade (expressa em número de sinistros por ano) e o custo associado a cada sinistro. Assim sendo, faz todo o sentido combinar, para a estimação do custo associado à sinistralidade, dois modelos: um para a frequência e outro para o custo por sinistro. O custo esperado associado a cada apólice é então dado pelo produto da frequência esperada com o custo esperado por sinistro. No ramo Automóvel, as tarifas são calculadas considerando as características do tomador de seguro e do veículo, como também alguma informação relevante (como por exemplo: localidade do segurado), de forma a que se consiga obter um valor adequado para o Prémio pago pelo cliente. Neste projeto, assume-se que as variáveis explicativas a considerar em ambos os modelos são as mesmas. Os Modelos Lineares Generalizados, pelas suas características e flexibilidade, apresentam-se como uma boa escolha para a modelação da tarifa de Responsabilidade Civil Automóvel.Insurance offers its clients a transfer of their possible liabilities, as well as damage for injuries suffered to their goods and property by means of payment of an insurance premium, which should provide a satisfactory profit to the insurance activity. These damages and liabilities are not known the moment the insurance premium is calculated, and therefore is based on estimates. However, different people fall into different risk categories; one of the challenges of the insurance business is to define technically balanced rates which enable the insurance company to fulfil its obligations but which are also fair and adjusted to each client. By identifying, differentiating and quantifying the risk level for each insured individual, an appropriate premium can be charged. The subject of this work is the rate modulation of the civil liability coverage in the automobile insurance. The cost associated with the accident depends on two components: the frequency (expressed in number of claims per year) and the cost associated with each claim. Therefore, it makes sense, to combine the estimation of costs associated with the accident, two models: one for frequency and one for the cost per claim. The expected cost associated with each policy is then given by the product of the expected frequency by the expected cost per claim. In the Automobile Insurance, rates are calculated by considering the characteristics of the policyholder and the vehicle, as well as some relevant information (for example: location of the insured), so that we cannot obtain an appropriate value for the premium paid by the customer. In this work, it's assumed that the explanatory variables to consider in both models are the same. The Generalized Linear Models, by their characteristics and flexibility, then present themselves as a good choice for modeling the rate of Automobile Insurance.Antunes, Marília Cristina de Sousa,1969-Repositório da Universidade de LisboaNeves, Ana Isa Veríssimo2018-01-12T16:47:44Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30528TID:201854376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:38:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:38:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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