Riscos psicossociais em docentes e formadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37730 |
Resumo: | As instituições de ensino representam um local de extrema importância para todos, pois é onde nos formamos, também, ao nível pessoal mas, principalmente, ao nível profissional. Para tal, contamos com o apoio daqueles que lá realizam a sua atividade profissional, nomeadamente, docentes e formadores, e que nos transmitem os seus conhecimentos. Assim, torna-se imprescindível que estes profissionais se encontrem capacitados, designadamente ao nível psicossocial. Este estudo teve como principal objetivo investigar a existência de riscos psicossociais em docentes e formadores de Coimbra. A amostra foi constituída por 119 profissionais de quatro instituições de ensino diferentes: ensino básico, ensino secundário, ensino superior e ensino profissional. Para proceder à caracterização dos fatores psicossociais de risco foi utilizada a versão intermédia do Copenhagen Psychosocial Questionnaire II. Verificou-se que os profissionais apresentam valores elevados de exposição ao risco nas dimensões "exigências cognitivas" e "exigências emocionais" e valores intermédios nas "exigências quantitativas", "ritmo de trabalho", "insegurança laboral", "confiança vertical", "qualidade de liderança", entre outras. Constatou-se, igualmente, que os profissionais apresentam problemas relacionados com os fatores psicossociais de risco, designadamente, "stress", "Burnout", "sintomas depressivos" e "conflito trabalho-família" em valores intermédios e que a "qualidade de liderança" se encontra diretamente relacionada com estes. Por último, conclui-se que os profissionais se encontram expostos a fatores psicossociais de risco relevantes e que manifestam problemas que podem estar relacionados com a presença de alterações psicossociais, podendo a profissão, o tipo de ensino, a idade ou a situação contratual influenciar o seu aparecimento. |
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