À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Bela Jesus
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Diana Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438
Resumo: O excesso de informação ou information overload tem sido abordado como um problema real nos dias de hoje, que se refelete nas mais variadas áreas de atuação e que diminui a produtividade e qualidade de vida dos cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento. No ambiente académico, à diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação que se caraterizam por métodos de construção do conhecimento mais participativos e centrados nas competências que, em conjunto, potenciam a importância de estratégias eficazes e abrangentes por parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da seleção de fontes, pesquisa e descoberta de informação, privilegiando a cada momento a avaliação e perceção do contexto em que a informação foi produzida. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e compreender as características e especificidades das fontes de informação na Web e o contexto em que são produzidas de forma a desenvolver conteúdos e programas de formação adequados tem sido um dos pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao utilizador nas Bibliotecas da UA. Nesta comunicação temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA), destacando, por um lado a formação contínua dos profissionais e, por outro a abordagem ligada à contextualização da informação científica nos programas e conteúdos de formação de utilizadores.
id RCAP_21cdc9b4fdf82c230c7d3a4ac922a58b
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superiorInformação científicaBibliotecas de ensino superiorLiteracia de informaçãoWebO excesso de informação ou information overload tem sido abordado como um problema real nos dias de hoje, que se refelete nas mais variadas áreas de atuação e que diminui a produtividade e qualidade de vida dos cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento. No ambiente académico, à diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação que se caraterizam por métodos de construção do conhecimento mais participativos e centrados nas competências que, em conjunto, potenciam a importância de estratégias eficazes e abrangentes por parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da seleção de fontes, pesquisa e descoberta de informação, privilegiando a cada momento a avaliação e perceção do contexto em que a informação foi produzida. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e compreender as características e especificidades das fontes de informação na Web e o contexto em que são produzidas de forma a desenvolver conteúdos e programas de formação adequados tem sido um dos pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao utilizador nas Bibliotecas da UA. Nesta comunicação temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA), destacando, por um lado a formação contínua dos profissionais e, por outro a abordagem ligada à contextualização da informação científica nos programas e conteúdos de formação de utilizadores.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2012-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Socialreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438/pdfMartins, Ana Bela JesusSilva, Diana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:40Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:49.040041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
title À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
spellingShingle À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
Martins, Ana Bela Jesus
Informação científica
Bibliotecas de ensino superior
Literacia de informação
Web
title_short À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
title_full À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
title_fullStr À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
title_full_unstemmed À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
title_sort À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
author Martins, Ana Bela Jesus
author_facet Martins, Ana Bela Jesus
Silva, Diana Soares
author_role author
author2 Silva, Diana Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Bela Jesus
Silva, Diana Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Informação científica
Bibliotecas de ensino superior
Literacia de informação
Web
topic Informação científica
Bibliotecas de ensino superior
Literacia de informação
Web
description O excesso de informação ou information overload tem sido abordado como um problema real nos dias de hoje, que se refelete nas mais variadas áreas de atuação e que diminui a produtividade e qualidade de vida dos cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento. No ambiente académico, à diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação que se caraterizam por métodos de construção do conhecimento mais participativos e centrados nas competências que, em conjunto, potenciam a importância de estratégias eficazes e abrangentes por parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da seleção de fontes, pesquisa e descoberta de informação, privilegiando a cada momento a avaliação e perceção do contexto em que a informação foi produzida. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e compreender as características e especificidades das fontes de informação na Web e o contexto em que são produzidas de forma a desenvolver conteúdos e programas de formação adequados tem sido um dos pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao utilizador nas Bibliotecas da UA. Nesta comunicação temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA), destacando, por um lado a formação contínua dos profissionais e, por outro a abordagem ligada à contextualização da informação científica nos programas e conteúdos de formação de utilizadores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Social
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130852825759744