À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438 |
Resumo: | O excesso de informação ou information overload tem sido abordado como um problema real nos dias de hoje, que se refelete nas mais variadas áreas de atuação e que diminui a produtividade e qualidade de vida dos cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento. No ambiente académico, à diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação que se caraterizam por métodos de construção do conhecimento mais participativos e centrados nas competências que, em conjunto, potenciam a importância de estratégias eficazes e abrangentes por parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da seleção de fontes, pesquisa e descoberta de informação, privilegiando a cada momento a avaliação e perceção do contexto em que a informação foi produzida. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e compreender as características e especificidades das fontes de informação na Web e o contexto em que são produzidas de forma a desenvolver conteúdos e programas de formação adequados tem sido um dos pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao utilizador nas Bibliotecas da UA. Nesta comunicação temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA), destacando, por um lado a formação contínua dos profissionais e, por outro a abordagem ligada à contextualização da informação científica nos programas e conteúdos de formação de utilizadores. |
id |
RCAP_21cdc9b4fdf82c230c7d3a4ac922a58b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/438 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superiorInformação científicaBibliotecas de ensino superiorLiteracia de informaçãoWebO excesso de informação ou information overload tem sido abordado como um problema real nos dias de hoje, que se refelete nas mais variadas áreas de atuação e que diminui a produtividade e qualidade de vida dos cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento. No ambiente académico, à diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação que se caraterizam por métodos de construção do conhecimento mais participativos e centrados nas competências que, em conjunto, potenciam a importância de estratégias eficazes e abrangentes por parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da seleção de fontes, pesquisa e descoberta de informação, privilegiando a cada momento a avaliação e perceção do contexto em que a informação foi produzida. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e compreender as características e especificidades das fontes de informação na Web e o contexto em que são produzidas de forma a desenvolver conteúdos e programas de formação adequados tem sido um dos pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao utilizador nas Bibliotecas da UA. Nesta comunicação temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA), destacando, por um lado a formação contínua dos profissionais e, por outro a abordagem ligada à contextualização da informação científica nos programas e conteúdos de formação de utilizadores.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2012-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Socialreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438/pdfMartins, Ana Bela JesusSilva, Diana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:40Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:49.040041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
title |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
spellingShingle |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior Martins, Ana Bela Jesus Informação científica Bibliotecas de ensino superior Literacia de informação Web |
title_short |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
title_full |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
title_fullStr |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
title_full_unstemmed |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
title_sort |
À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior |
author |
Martins, Ana Bela Jesus |
author_facet |
Martins, Ana Bela Jesus Silva, Diana Soares |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Diana Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Bela Jesus Silva, Diana Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação científica Bibliotecas de ensino superior Literacia de informação Web |
topic |
Informação científica Bibliotecas de ensino superior Literacia de informação Web |
description |
O excesso de informação ou information overload tem sido abordado como um problema real nos dias de hoje, que se refelete nas mais variadas áreas de atuação e que diminui a produtividade e qualidade de vida dos cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento. No ambiente académico, à diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação que se caraterizam por métodos de construção do conhecimento mais participativos e centrados nas competências que, em conjunto, potenciam a importância de estratégias eficazes e abrangentes por parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da seleção de fontes, pesquisa e descoberta de informação, privilegiando a cada momento a avaliação e perceção do contexto em que a informação foi produzida. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e compreender as características e especificidades das fontes de informação na Web e o contexto em que são produzidas de forma a desenvolver conteúdos e programas de formação adequados tem sido um dos pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao utilizador nas Bibliotecas da UA. Nesta comunicação temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA), destacando, por um lado a formação contínua dos profissionais e, por outro a abordagem ligada à contextualização da informação científica nos programas e conteúdos de formação de utilizadores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/438/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Social reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553558200909824 |