Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Colaço, Carlos Jorge Pinheiro, Costa, Alcides Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1714
https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73
Resumo: Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 69-86
id RCAP_21dcdc64d5ea15fc54c2f87a21887160
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desportoDesporto - MarketingTénisLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 69-86Não existem equipas desportivas ou atletas sem que existam adeptos, pessoas que pelas mais diferentes O ténis em Portugal começou a ser mais praticado em 1966, mas, atualmente, devido à crise vivida no país, a modalidade tem vindo a ser afetada e os clubes têm sofrido oscilações tanto no seu número como na perda significativa de alunos e sócios. É preciso assim que os clubes reinventem um modelo de gestão para minimizarem as suas fraquezas e potencializarem as suas oportunidades. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo: identificar se as estratégias organizacionais dos clubes de ténis em Portugal são estruturadas a partir de um Modelo de Gestão do Marketing do Desporto; e se os gestores dos clubes de ténis em Portugal utilizam a pesquisa e análise de mercado, como subsídio teórico, para desenvolver as suas estratégias organizacionais. O modelo de referência foi o: Modelo de Gestão de Marketing Desportivo – MGMD de Pitts e Stotlar (2002). A metodologia deste estudo é um estudo de caso do tipo exploratório de carácter quantitativo e qualitativo com a utilização de um questionário, foi extraída uma amostra final de trinta e três clubes de ténis em Portugal, sendo que os respondentes deste questionário são os responsáveis pela gestão de cada clube. Na apresentação dos resultados o artigo foi dividido em cinco partes. Em cada uma é feita a análise quantitativa, qualitativa e discussão dos resultados com referência à bibliografia. Por fim, nas considerações finais retoma-se os objetivos do estudo numa perspetiva crítica e reflexiva.2015-11-04T13:42:23Z2015-11-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1714http://hdl.handle.net/11067/1714https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73por1645-6750Soares, Mafalda Filipa GasparColaço, Carlos Jorge PinheiroCosta, Alcides Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:13Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:41.492374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
spellingShingle Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Desporto - Marketing
Ténis
title_short Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_full Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_fullStr Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_full_unstemmed Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
title_sort Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
author Soares, Mafalda Filipa Gaspar
author_facet Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Costa, Alcides Vieira
author_role author
author2 Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Costa, Alcides Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Costa, Alcides Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto - Marketing
Ténis
topic Desporto - Marketing
Ténis
description Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 69-86
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T13:42:23Z
2015-11-04
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1714
http://hdl.handle.net/11067/1714
https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73
url http://hdl.handle.net/11067/1714
https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-6750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136729040420864