Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1714 https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73 |
Resumo: | Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 69-86 |
id |
RCAP_21dcdc64d5ea15fc54c2f87a21887160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1714 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desportoDesporto - MarketingTénisLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 69-86Não existem equipas desportivas ou atletas sem que existam adeptos, pessoas que pelas mais diferentes O ténis em Portugal começou a ser mais praticado em 1966, mas, atualmente, devido à crise vivida no país, a modalidade tem vindo a ser afetada e os clubes têm sofrido oscilações tanto no seu número como na perda significativa de alunos e sócios. É preciso assim que os clubes reinventem um modelo de gestão para minimizarem as suas fraquezas e potencializarem as suas oportunidades. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo: identificar se as estratégias organizacionais dos clubes de ténis em Portugal são estruturadas a partir de um Modelo de Gestão do Marketing do Desporto; e se os gestores dos clubes de ténis em Portugal utilizam a pesquisa e análise de mercado, como subsídio teórico, para desenvolver as suas estratégias organizacionais. O modelo de referência foi o: Modelo de Gestão de Marketing Desportivo – MGMD de Pitts e Stotlar (2002). A metodologia deste estudo é um estudo de caso do tipo exploratório de carácter quantitativo e qualitativo com a utilização de um questionário, foi extraída uma amostra final de trinta e três clubes de ténis em Portugal, sendo que os respondentes deste questionário são os responsáveis pela gestão de cada clube. Na apresentação dos resultados o artigo foi dividido em cinco partes. Em cada uma é feita a análise quantitativa, qualitativa e discussão dos resultados com referência à bibliografia. Por fim, nas considerações finais retoma-se os objetivos do estudo numa perspetiva crítica e reflexiva.2015-11-04T13:42:23Z2015-11-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1714http://hdl.handle.net/11067/1714https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73por1645-6750Soares, Mafalda Filipa GasparColaço, Carlos Jorge PinheiroCosta, Alcides Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:13Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:41.492374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
spellingShingle |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto Soares, Mafalda Filipa Gaspar Desporto - Marketing Ténis |
title_short |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_full |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_fullStr |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_full_unstemmed |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
title_sort |
Estratégias organizacionais de clubes de ténis em Portugal estruturadas a partir de um modelo de gestão do marketing do desporto |
author |
Soares, Mafalda Filipa Gaspar |
author_facet |
Soares, Mafalda Filipa Gaspar Colaço, Carlos Jorge Pinheiro Costa, Alcides Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Colaço, Carlos Jorge Pinheiro Costa, Alcides Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Mafalda Filipa Gaspar Colaço, Carlos Jorge Pinheiro Costa, Alcides Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto - Marketing Ténis |
topic |
Desporto - Marketing Ténis |
description |
Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 19 (2015). - p. 69-86 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04T13:42:23Z 2015-11-04 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/1714 http://hdl.handle.net/11067/1714 https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/1714 https://doi.org/10.34628/v5eb-sp73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-6750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136729040420864 |