Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74308
Resumo: As tecnologias de DNA têm vindo a assumir um papel crescente na governação da criminalidade. Em especial, o DNA tem sido encarado como revolucionador no apoio à investigação criminal na resolução de casos criminais, com inúmeras histórias de sucesso em jornais de todo o mundo. Este livro pretende analisar como é que os média reportam casos criminais transnacionais que envolvem o uso de tecnologias de DNA e explora também como a circulação destas narrativas nos média são interpretadas e percecionadas pelos peritos forenses que estão envolvidos na cooperação policial e judicial na União Europeia. Esta obra integra um estudo inovador importante, na medida em que congrega uma reflexão e diálogo sobre duas realidades – os média e os peritos forenses. A inovação empírica deste estudo contribui para o preenchimento de um vazio científico, em Portugal, visto que estudos deste tipo no contexto da União Europeia são inexistentes. Existem investigações deste peso, em Portugal (ver Santos, 2015 e Machado & Santos, 2009, 2010, 2011), no entanto há uma lacuna na literatura acerca da integração da análise de um contexto europeu. Procura-se assim contribuir, enriquecer e completar este campo de análise através de uma abordagem metodológica faseada.
id RCAP_21de1ac5aceacf6d5b55421e743d729d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNATecnologias de DNACrimeMédiaCiências Sociais::SociologiaAs tecnologias de DNA têm vindo a assumir um papel crescente na governação da criminalidade. Em especial, o DNA tem sido encarado como revolucionador no apoio à investigação criminal na resolução de casos criminais, com inúmeras histórias de sucesso em jornais de todo o mundo. Este livro pretende analisar como é que os média reportam casos criminais transnacionais que envolvem o uso de tecnologias de DNA e explora também como a circulação destas narrativas nos média são interpretadas e percecionadas pelos peritos forenses que estão envolvidos na cooperação policial e judicial na União Europeia. Esta obra integra um estudo inovador importante, na medida em que congrega uma reflexão e diálogo sobre duas realidades – os média e os peritos forenses. A inovação empírica deste estudo contribui para o preenchimento de um vazio científico, em Portugal, visto que estudos deste tipo no contexto da União Europeia são inexistentes. Existem investigações deste peso, em Portugal (ver Santos, 2015 e Machado & Santos, 2009, 2010, 2011), no entanto há uma lacuna na literatura acerca da integração da análise de um contexto europeu. Procura-se assim contribuir, enriquecer e completar este campo de análise através de uma abordagem metodológica faseada.Edições HúmusUniversidade do MinhoMartins, Marta2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74308porMartins, M. (2021). Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA. Edições Húmus.978-989-755-668-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:09.463793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
title Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
spellingShingle Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
Martins, Marta
Tecnologias de DNA
Crime
Média
Ciências Sociais::Sociologia
title_short Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
title_full Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
title_fullStr Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
title_full_unstemmed Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
title_sort Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA
author Martins, Marta
author_facet Martins, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de DNA
Crime
Média
Ciências Sociais::Sociologia
topic Tecnologias de DNA
Crime
Média
Ciências Sociais::Sociologia
description As tecnologias de DNA têm vindo a assumir um papel crescente na governação da criminalidade. Em especial, o DNA tem sido encarado como revolucionador no apoio à investigação criminal na resolução de casos criminais, com inúmeras histórias de sucesso em jornais de todo o mundo. Este livro pretende analisar como é que os média reportam casos criminais transnacionais que envolvem o uso de tecnologias de DNA e explora também como a circulação destas narrativas nos média são interpretadas e percecionadas pelos peritos forenses que estão envolvidos na cooperação policial e judicial na União Europeia. Esta obra integra um estudo inovador importante, na medida em que congrega uma reflexão e diálogo sobre duas realidades – os média e os peritos forenses. A inovação empírica deste estudo contribui para o preenchimento de um vazio científico, em Portugal, visto que estudos deste tipo no contexto da União Europeia são inexistentes. Existem investigações deste peso, em Portugal (ver Santos, 2015 e Machado & Santos, 2009, 2010, 2011), no entanto há uma lacuna na literatura acerca da integração da análise de um contexto europeu. Procura-se assim contribuir, enriquecer e completar este campo de análise através de uma abordagem metodológica faseada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09
2021-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74308
url http://hdl.handle.net/1822/74308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, M. (2021). Casos criminais transnacionais. Narrativas dos média sobre o uso de tecnologias de DNA. Edições Húmus.
978-989-755-668-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Húmus
publisher.none.fl_str_mv Edições Húmus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132359875887104