Open access e serviço de referência - do excesso à essência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Helena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borges, Maria Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/44149
Resumo: O volume de informação digital disponível e em expansão, para a qual contribui o Acesso Aberto à informação, implica novos desafios para as bibliotecas. Estas, que sempre tiveram como objetivo o acesso à informação de qualidade, enfrentam assim novos desafios que passam também pela ajuda na identificação de informação relevante para todos aqueles que as procuram, o chamado Serviço de Referência. Assim, este estudo tem como objetivo geral aferir o papel do serviço de referência na recuperação de informação no contexto atual de Acesso Aberto à informação; e como objetivos específicos: a) definir o conceito de Acesso Aberto; b) definir e caracterizar o Serviço de Referência; c) refletir sobre a potencialidade deste serviço no que concerne à recuperação excelente de informação pertinente e relevante neste universo imensurável de informação disponível. Optou-se por uma metodologia de natureza exploratória qualitativa através de uma revisão de literatura. Concluiu-se que o Serviço de Referência pode ter um papel determinante na recuperação eficiente e eficaz da informação em Acesso Aberto na medida em que se foca no consumidor de informação; é executado por profissionais com domínio técnico e tecnológico; é um serviço altamente adaptável; e fomenta a literacia informacional. Isto concorre para que o bibliotecário de referência tenha ferramentas que apoiem e formem os consumidores para que satisfaçam as suas necessidades informacionais, mesmo num ambiente de excesso de informação disponível.
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