A economia circular e as políticas de educação ambiental no município de Ovar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36364 |
Resumo: | Dia após dia, é cada vez mais visível no planeta o impacto dos padrões de vida excessivamente consumistas que são levados, mostrando-se urgente a necessidade de mudar o estilo de vida atual. Contrariamente a uma economia linear predominante, os modelos de uma economia circular assentam na ideia de preservação dos recursos naturais. É pela intervenção de políticas educativas que se estimula e fomenta novos valores e se mudam comportamentos. Com o presente relatório de estágio, pretende-se refletir através do estudo de caso do Município de Ovar, sobre as políticas locais de economia circular e educação ambiental. Deste modo, pretendeu-se perceber o papel do município para a implementação de políticas neste âmbitos a nível local e refletir sobre o seu papel enquanto agente político loca para a sensibilização ambiental. Para além da observação participante do estudo de caso único e da consulta de documentos, foi utilizado o método de inquérito por questionário aos participantes das ações de educação ambiental do Município de Ovar. Estes métodos permitiram perceber a realidade vivida dentro Divisão de Ambiente nomeadamente no que diz respeito ao planeamento de atividades, a sua divulgação, concretização e à satisfação face às atividades do programa de educação ambiental. A partir da análise deste estudo de caso, foram deixadas recomendações para desenvolvimento mais rápido da economia circular e para a melhoria das ações de educação ambiental do Município de Ovar. |
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A economia circular e as políticas de educação ambiental no município de OvarBiorresíduosCidades circularesEconomia circularEconomia linearPolíticas de educação ambientalSustentabilidadeDia após dia, é cada vez mais visível no planeta o impacto dos padrões de vida excessivamente consumistas que são levados, mostrando-se urgente a necessidade de mudar o estilo de vida atual. Contrariamente a uma economia linear predominante, os modelos de uma economia circular assentam na ideia de preservação dos recursos naturais. É pela intervenção de políticas educativas que se estimula e fomenta novos valores e se mudam comportamentos. Com o presente relatório de estágio, pretende-se refletir através do estudo de caso do Município de Ovar, sobre as políticas locais de economia circular e educação ambiental. Deste modo, pretendeu-se perceber o papel do município para a implementação de políticas neste âmbitos a nível local e refletir sobre o seu papel enquanto agente político loca para a sensibilização ambiental. Para além da observação participante do estudo de caso único e da consulta de documentos, foi utilizado o método de inquérito por questionário aos participantes das ações de educação ambiental do Município de Ovar. Estes métodos permitiram perceber a realidade vivida dentro Divisão de Ambiente nomeadamente no que diz respeito ao planeamento de atividades, a sua divulgação, concretização e à satisfação face às atividades do programa de educação ambiental. A partir da análise deste estudo de caso, foram deixadas recomendações para desenvolvimento mais rápido da economia circular e para a melhoria das ações de educação ambiental do Município de Ovar.Day after day, the impact of excessively consumerist lifestyles on the planet is increasingly visible, and the need to change current lifestyles is urgent. Contrary to a predominant linear economy, circular economy models are based on the idea of preservation of natural resources. It is through the intervention of educational policies that new values are stimulated and promoted, and behaviors are changed. With this internship report, we intend to reflect through the case study of the Municipality of Ovar, on local policies of circular economy and environmental education. Thus, it was intended to understand the role of the municipality for the implementation of policies in these areas at local level and reflect on its role as a local political agent for environmental awareness. In addition to the participant observation of the single case study and the consultation of documents, we used the method of questionnaire survey to the participants of the environmental education actions of the Municipality of Ovar. These methods allowed to understand the reality experienced within the Environment Division, particularly regarding the planning of activities, their dissemination, implementation, and satisfaction with the activities of the environmental education program. From the analysis of this case study, recommendations were left for faster development of circular economy and for the improvement of environmental education actions of the Municipality of Ovar.2023-02-23T10:37:43Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36364porCosta, Joana Filipa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:10Zoai:ria.ua.pt:10773/36364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:13.287866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Dia após dia, é cada vez mais visível no planeta o impacto dos padrões de vida excessivamente consumistas que são levados, mostrando-se urgente a necessidade de mudar o estilo de vida atual. Contrariamente a uma economia linear predominante, os modelos de uma economia circular assentam na ideia de preservação dos recursos naturais. É pela intervenção de políticas educativas que se estimula e fomenta novos valores e se mudam comportamentos. Com o presente relatório de estágio, pretende-se refletir através do estudo de caso do Município de Ovar, sobre as políticas locais de economia circular e educação ambiental. Deste modo, pretendeu-se perceber o papel do município para a implementação de políticas neste âmbitos a nível local e refletir sobre o seu papel enquanto agente político loca para a sensibilização ambiental. Para além da observação participante do estudo de caso único e da consulta de documentos, foi utilizado o método de inquérito por questionário aos participantes das ações de educação ambiental do Município de Ovar. Estes métodos permitiram perceber a realidade vivida dentro Divisão de Ambiente nomeadamente no que diz respeito ao planeamento de atividades, a sua divulgação, concretização e à satisfação face às atividades do programa de educação ambiental. A partir da análise deste estudo de caso, foram deixadas recomendações para desenvolvimento mais rápido da economia circular e para a melhoria das ações de educação ambiental do Município de Ovar. |
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