Ludovice, Laprade e Amaro Pinheiro na Sacristia da Igreja da Graça de Lisboa. Contributos para o conhecimento da autoria e da vida quotidiana de uma obra de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36400 |
Resumo: | A construção do presente texto assenta na análise de um conjunto de documentos relativos à sacristia da igreja do convento da Graça de Lisboa, em articulação com a investigação previamente realizada acerca do monumento fúnebre de Mendo de Fóios Pereira, localizado naquele espaço. Os documentos fazem parte de dois manuscritos e reportam-se todos à obra da sacristia mas o uso que deles faremos traduz-se em duas abordagens diferentes e complementares. Enquanto o primeiro documento nos revela nomes dos artistas envolvidos na obra do santuário da sacristia, de 1710 em diante, o segundo é como que a conta corrente das despesas tidas com a sacristia, revelando-nos assim o quotidiano, o ritmo da vida daquele espaço. Finalmente, é importante notar que, quanto aos artistas referidos no primeiro documento, a nossa atenção incidirá preferencialmente sobre aquele que nos tem ocupado em tempos mais recentes, João Frederico Ludovice, verdadeiro director artístico do reinado de D. João V. Ainda que não ignorando naturalmente os restantes, o escultor Claude Laprade e o pintor Estêvão Amaro Pinheiro. |
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Ludovice, Laprade e Amaro Pinheiro na Sacristia da Igreja da Graça de Lisboa. Contributos para o conhecimento da autoria e da vida quotidiana de uma obra de arteLudovice, João Frederico, 1673-1723Laprade, Claude, 1687-1740Pinheiro, Estêvão AmaroSacristiaGraçaA construção do presente texto assenta na análise de um conjunto de documentos relativos à sacristia da igreja do convento da Graça de Lisboa, em articulação com a investigação previamente realizada acerca do monumento fúnebre de Mendo de Fóios Pereira, localizado naquele espaço. Os documentos fazem parte de dois manuscritos e reportam-se todos à obra da sacristia mas o uso que deles faremos traduz-se em duas abordagens diferentes e complementares. Enquanto o primeiro documento nos revela nomes dos artistas envolvidos na obra do santuário da sacristia, de 1710 em diante, o segundo é como que a conta corrente das despesas tidas com a sacristia, revelando-nos assim o quotidiano, o ritmo da vida daquele espaço. Finalmente, é importante notar que, quanto aos artistas referidos no primeiro documento, a nossa atenção incidirá preferencialmente sobre aquele que nos tem ocupado em tempos mais recentes, João Frederico Ludovice, verdadeiro director artístico do reinado de D. João V. Ainda que não ignorando naturalmente os restantes, o escultor Claude Laprade e o pintor Estêvão Amaro Pinheiro.This text consists in the analysis of a group of documents concerning the sacristy of the Augustine convent of Nossa Senhora da Graça in Lisbon and their relation with a previously developed research about the tomb of Mendo de Fóios Pereira which stands in that space. The documents are part of two different manuscripts both related to the works of the sacristy but the way I shall use them will differ, making possible different and complementary approaches to the subject. While the first document reveals the names of the artists related to the works in the so called sanctuary of the sacristy since 1710, the second document is like a current account of the expenses due to these works, showing us everyday life, its rhythm and occurrences, in such space during more than three decades. Finally it is important to mention that, as far as the artists are concerned, our attention will inevitably be focused in João Frederico Ludovice. The sculptor Claude Laprade and the painter Estêvão Amaro Pinheiro will not also be ignored.Instituto de História da Arte, NOVA FCSHRepositório da Universidade de LisboaVale, Teresa Leonor M. do2019-01-15T10:42:04Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36400porVALE, Teresa Leonor M. do (2014) - Ludovice, Laprade e Amaro Pinheiro na Sacristia da Igreja da Graça de Lisboa. Contributos para o conhecimento da autoria e da vida quotidiana de uma obra de arte. Revista de História da Arte. Nº11. ISSN 1646-1762, p. 153-171.1646-1762info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:31:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:08.505768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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